Os melhores jogadores do mundo, por posição – 2022

Como já é tradição aqui no Best Soccer Pack, essa é a nossa lista anual dos melhores jogadores do mundo, por posição.

Lembrando que essas listas são baseadas não apenas no que os atletas apresentaram no ano de 2021, mas também no momento atual e um pouco do histórico das últimas temporadas.

Se você quiser conferir as listas dos 3 anos anteriores, veja nos links abaixo.

RANKING 2019

RANKING 2020

RANKING 2021

Em termos de representatividade, o Chelsea é o clube mais representado nesse ranking com 8 (incluindo seu treinador), seguido por Bayern de Munique e Manchester City com 7 cada, o Liverpool com 6 e o Real Madrid com 5. O PSG tem apenas 4 (dois defensivos e dois ofensivos), e Barcelona e Juventus, que normalmente estão entre os mais respresentados, têm apenas 1 cada (menos que Borussia Dortmund e Manchester United, com 2 cada).

Se olharmos para as nacionalidades mais representadas, a Alemanha fica na frente com 7 … mas isso é por conta dos treinadores, categoria completamente dominada pelos alemães (não é exatamente uma surpresa). Se desconsiderarmos treinadores, aí temos uma surpresa: Portugal. São 6 jogadores portugueses entre os cinco melhores de cada posição, mais que a França (5), Alemanha (4) e Brasil (4). Bélgica e Inglaterra aparecem com 3 jogadores cada.

Bom, vamos às listas (em parênteses o ranking do ano passado)!

GOLEIRO

Diferente de algumas outras posições, a lista dos melhores goleiros é disputada demais. A realidade é que podemos defender qualquer um desses goleiros na primeira colocação.

Mendy teve uma temporada absurda pelo Chelsea. Apesar de Kante e Jorginho terem recebido a maioria dos elogios na temporada, Mendy foi tão decisivo quanto qualquer outro jogador dos Blues… e está fechando o gol na atual temporada.

Courtois tem sido consistentemente ótimo depois da sua primeira temporada errática em Madrid, e Ederson foi o melhor goleiro da Premier League no último ano (e segue sendo o goleiro mais completo do mundo).

Neuer e Oblak são dois paredões, e apesar do Neuer ser melhor com os pés, na minha visão, nenhum goleiro é melhor que Oblak quando o assunto é simplesmente defender. Nenhum outro goleiro fecha o gol como faz Oblak, e ele foi um dos grandes responsáveis pelo título espanhol do Atlético de Madrid.

5. Thibaut Courtois (5)
Bélgica – Real Madrid

4. Edouard Mendy (novo)
Senegal – Chelsea

3. Ederson (novo)
Brasil – Manchester City

2. Manuel Neuer (1)
Alemanha – Bayern de Munique

1. Jan Oblak (3)
Eslovênia – Atlético de Madrid

Os próximos: Alisson, Donnarumma, De Gea, Navas, Ter Stegen

ZAGUEIRO

Assim como Van Dijk quando chegou ao Liverpool, Ruben Dias teve um enorme impacto logo que chegou ao Manchester City. Um verdadeiro xerifão, Dias se afirmou como o melhor zagueiro da Premier League (tanto que foi votado melhor jogador da Premier League pelos jornalistas). O mais assustador é que o português tem apenas 24 anos de idade!

Marquinhos se consolida cada vez mais entre os melhores zagueiros do mundo (de acordo com algumas reportagens, o PSG rejeitou uma oferta de €85 milhões do Chelsea pelo brasileiro – cerca de 550 milhões de reais).

Rudiger foi o zagueiro mais sólido do Chelsea numa grande temporada defensiva dos Blues que levou ai título da UEFA Champions League, e Van Dijk segue sendo o grande pilar da defesa do Liverpool.

5. Antonio Rudiger (novo)
Alemanha – Chelsea

4. David Alaba (2)
Áustria – Real Madrid

3. Marquinhos (novo)
Brasil – PSG

2. Virgil Van Dijk (1)
Holanda – Liverpool

1. Rúben Dias (novo)
Portugal – Manchester City

Os próximos: Koulibaly, Chiellini, Thiago Silva, Laporte, Éder Militão

LATERAL-DIREITO

Pavard provavelmente nunca será o melhor lateral-direito do mundo, mas o francês é consistente na sua entrega, sempre em alto nível. Diferente de Reece James, que teve uma temporada onde tomou conta da lateral dos Blues e da seleção inglesa (pelo menos, deveria a frente de Kyle Walker, que às vezes ainda é o titular).

Hakimi ainda não atingiu seu nível de Inter de Milão no PSG, mas o marroquino está jogando muito bem… especialmente no ataque.

João Cancelo também é um monstro no ataque, e tem sido cada vez mais, atuando nas duas laterais com a mesma qualidade. A diferença é que Cancelo melhorou sua atuação defensiva, vencendo 60% de seus duelos defensivos. Já Trent Alexander-Arnold não começou a última temporada muito bem (segundo semestre de 2020), mas terminou jogando melhor que qualquer outro lateral. Ninguém cria mais situações de gol que Arnold, além de também ocasionalmente marcar um golaço de fora da área.

5. Benjamin Pavard (4)
França – Bayern de Munique

4. Reece James (novo)
Inglaterra – Chelsea

3. Achraf Hakimi (3)
Marrocos – PSG

2. João Cancelo (5)
Portugal – Manchester City

1. Trent Alexander-Arnold (1)
Inglaterra – Liverpool

Os próximos: Kyle Walker, Azpilicueta, Carvajal

LATERAL-ESQUERDO

Nenhum desses laterais teve a melhor temporada da carreira (talvez com a exceção de Theo Hernandez, que foi muito bem pelo Milan), mas Robertson e Davies, quando jogam bem, ainda têm sido os melhores. Davies voltou a jogar muito com a chegada de Nagelsmann ao Bayern, assim como Robertson  nessa temporada.

Raphael Guerreiro caiu um pouco de produção no último ano mas ainda é um dos melhores do mundo, e Alba, apesar de estar em um claro declínio, ele ainda é um lateral que apoia melhor que qualquer lateral-esquerdo fora os dois primeiros dessa lista.

5. Raphael Guerreiro (4)
Portugal – Borussia Dortmund

4. Theo Hernandez (novo)
França – Milan

3. Jordi Alba (2)
Espanha – Barcelona

2. Alphonso Davies (3)
Canadá – Bayern de Munique

1. Andy Robertson (1)
Escócia – Liverpool

Os próximos: Marcos Alonso, Chilwell, Ferland Mendy, Alex Sandro, Spinazzola

MEIO CAMPISTA

Essa foi talvez a posição mais difícil para incluir somente cinco, pois a realidade é que qualquer um dos “próximos” abaixo poderia entrar no lugar dos quarto e quinto colocados dessa lista – ao meu ver, os três primeiros são (hoje) indiscutíveis.

Coloquei o Kante na frente pelo jogo cada vez mais completo que o francês apresenta e pela temporada incrível (mais uma) que fez. Kimmich é um meia de pura elegância e efetividade – ele é o motor do Bayern, e isso diz muito.

Jorginho fez a melhor temporada de sua carreira, sendo decisivo pelos campeões europeus Chelsea e Itália.

5. Rodri (novo)
Espanha – Manchester City

4. Fabinho (4)
Brasil – Liverpool

3. Jorginho (novo)
Itália – Chelsea

2. Joshua Kimmich (1)
Alemanha – Bayern de Munique

1. N’Golo Kante (3)
França – Chelsea

Os próximos: Jordan Henderson, Casemiro, Frenkie de Jong, Modric, Pedri, Verratti, Gundogan

MEIA ATACANTE

Os dois primeiros do último ranking seguem os mesmos (apesar de Bruno Fernandes ter caído um pouco de produção recentemente)… e não tem muito o que falar deles. De Bruyne, ao meu ver, é (sem dúvida) o melhor meia-atacante do mundo, e um dos melhores jogadores do mundo, ponto!

Bernardo Silva e Thomas Muller estão jogando muito (de novo) – a volta de Muller à seleção da Alemanha é mais que merecida – e Mason Mount se tornou titular absoluto do Chelsea e (nessa última temporada) da seleção inglesa. O poder de criação e de chegada ao gol adversário com perigo tornam Mount em um dos grandes meia atacantes do futebol mundial na atualidade.

5. Mason Mount (novo)
Inglaterra – Chelsea

4. Thomas Muller (3)
Alemanha – Bayern de Munique

3. Bernardo Silva (novo)
Portugal – Manchester City

2. Bruno Fernandes (2)
Portugal – Manchester United

1. Kevin De Bruyne (1)
Bélgica – Manchester City

Os próximos: Phil Foden, Grealish, Goretzka

ATACANTE

Messi e Mbappe não precisam de introdução. O argentino (e agora companheiro de Mbappe) ainda é o melhor jogador de futebol do mundo… mesmo se ainda não atingiu os patamares de Barcelona no PSG. Aliás, as dificuldades do Barça nessa temporada sem Messi mostram o quão valioso ele realmente era no clube Catalão. Foi de brigar por título a brigar por vaga na Champions.

Mbappe tem sido o melhor do poderoso trio do PSG, e no nosso ranking do ano que vem o atacante provavelmente já estará vestindo a camisa do Real.

Salah está entre os melhores do mundo há uns quatro anos, mas nessa temporada 21/22 o egípcio está jogando talvez o melhor futebol da sua carreira. HOJE, ninguém está jogando mais que Mohamed Salah.

Chiesa e Vini Jr podem ser grandes surpresas para muitos. Confesso que o Chiesa (especialmente) inclui aqui por ser um grande fã do seu futebol. É um atacante completo e mostrou isso especialmente na última Euro, quando foi (ao meu ver) o melhor jogador da competição. E o brasileiro Vinicius Jr se tornou o grande parceiro de Benzema no Real, e hoje ele é o brasileiro que melhor joga futebol no mundo. Se ele seguir melhorando sua finalização e tomada de decisão em campo (já vem melhorando muito), tem tudo pra ser um dos melhores do mundo. Quase coloquei o Mane aqui (ele É mais jogador que o Vini e o Chiesa), mas o atacante do Liverpool vem de uma temporada mais fraca, e isso acabou sendo o fator decisivo.

5. Vinicius Jr. (novo)
Brasil – Real Madrid

4. Federico Chiesa (novo)
Itália – Juventus

3. Kylian Mbappe (2)
França – PSG

2. Mohamed Salah (novo)
Egito – Liverpool

1. Lionel Messi (1)
Argentina – PSG

Os próximos: Sadio Mane, Neymar, Gnabry, Mahrez

CENTROAVANTE

Pode parecer estranho ver o Cristiano Ronaldo “novo” num top 5, mas isso porque no ano passado colocamos o português entre os atacantes… hoje ele joga muito mais como centroavante no Manchester United, e já chegou mostrando que sabe fazer gols como poucos na história do futebol.

Lukaku ainda não decolou no Chelsea mas a temporada passada do belga foi espetacular. Já Benzema, que também vem de uma grande temporada, continuou no mesmo ritmo e se consolidou de vez como um dos grandes goleadores do futebol.

Haaland está sofrendo de lesões nessa temporada, mas mesmo assim não para de marcar gols quando está em campo e na próxima temporada deve deixar o Dortmund para atuar em um dos gigantes do futebol mundial.

E aí temos o Lewandowski, que francamente não tem muito mais o que falar do cara. É o melhor camisa do mundo e a realidade é que ninguém está nem perto do camisa 9 do Bayern de Munique. Seu faro se gol, seu domínio de bola e posicionamento são características que o tornam um dos grandes goleadores que já vimos.

5. Romelu Lukaku (novo)
Bélgica – Chelsea

4. Karim Benzema (3)
França – Real Madrid

3. Cristiano Ronaldo (novo)
Portugal – Manchester United

2. Erling Haaland (2)
Noruega – Borussia Dortmund

1. Robert Lewandowski (1)
Polônia – Bayern de Munique

Os próximos: Harry Kane, Luis Suarez, Lautaro, Firmino, Diogo Jota, Immobile

TREINADOR

A briga entre os dois primeiros é acirrada já há alguns anos. Guardiola e Klopp ven consistentemente sendo os melhores treinadores do mundo. Na temporada passada Hansi Flick entrou na jogada mas como assumiu a seleção alemã, cai um pouco.

Ainda coloco Pep a frente pura e simplesmente pela capacidade de variação tática que nenhum outro treinador é capaz de apresentar. Klopp é melhor do lado ofensivo da bola, mas Pep ainda é mais completo.

Tuchel vem de uma temporada incrível e poderia estar mais alto nessa lista, mas a queda recente do Chelsea e o grande trabalho de Nagelsmann no Bayern coloca o jovem treinador da Bavaria na frente.

No lugar do Ancelotti podrria facilmente colocar Conte ou o próprio Flick, mas o trabalho nessa temporada no Real Madrid nos fez lembrar como o italiano é um grande treinador.

5. Carlo Ancelotti (novo)
Itália – Real Madrid

4. Thomas Tuchel (novo)
Alemanha – Chelsea

3. Julian Nagelsmann (4)
Alemanha – Bayern de Munique

2. Jurgen Klopp (1)
Alemanha – Liverpool

1. Pep Guardiola (3)
Espanha – Manchester City

Os próximos: Hansi Flick, Gasperini, Unai Emery, Antonio Conte

E aí, o que achou da lista? Concorda?

Compartilhe sua opinião com a gente.

Até a próxima…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s