Considerando os últimos anos, a situação atual do Barcelona não surpreende

O Barcelona viu o maior e melhor jogador da sua história ir embora DE GRAÇA … e o pior é que Lionel Messi queria ficar. Mas, não pôde pois gastou tanto, e tão mal, nos últimos anos que de acordo com regras de La Liga, Messi não poderia ser registrado – o clube gastava 110% do dinheiro que entra só em salários, sendo que o teto é 70%.

Nos últimos anos o Barcelona parecia um clube brasileiro, gastando sem freios!

Agora o clube se encontra numa situação onde suas opções de contratação são caras como Luuk de Jong, que nem jogava mo Sevilla, e sem poder demitir o fraco treinador Ronald Koeman (essa era fácil demais de prever) por que teria que pagar ao holandês uma multa na casa dos 12 milhões de euros.

Messi fazendo sua estreia pelo Paris Saint-Germain

E talvez o pior de tudo isso é ver um clube do tamanho do Barcelona, que há mais de duas décadas jogo um estilo de futebol Cruyff-Guardiola que era seu, jogando um futebol sem identidade. Na verdade, a única identidade que consigo ver é “feio e resultadista, independente de como”.

A única esperança do Barcelona é que La Masia continua formando bons jogadores, o que deve permitir que o clube pelo menos siga, nos próximos anos, jogando a UEFA Champions League e brigando por uma Copa do Rei. Pense Arsenal na reta final da era Arsene Wenger.

Tendo dito tudo isso, o clube deveria ter uma meta principal no momento: trazer o Xavi para comandar a equipe!

Ansu Fati, o novo camisa 10 do Barcelona, reestreou com gol

Conforme mencionei acima, mandar Koeman embora não seria mada simples por conta da multa, mas o Barcelona precisa de alguém que verdadeiramente entende a filosofia e estilo Barcelona que conhecemos, e que claramente está perdido no momento.

Xavi viria com total apoio de todo e qualquer torcedor, que parece compreender muito bem a bagunça atual do clube.

O time ainda tem boas peças e certamente é capaz de jogar melhor do que vem jogando. Não deve ser mesmo o suficiente para brigar com o Real Madrid essa temporada, mas se começar a fazer algumas coisas boas, talvez não caia de maneita permanente para o segundo escalão do futebol europeu … um lugar que não conhece desde o início do século.

Até a próxima…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s