Ter passado pelo grupo da morte deixa Portugal com alguma vantagem contra a Bélgica?

Portugal saiu de um grupo com França, Alemanha e Hungria. Sofreu mas se classificou em terceiro.

A Bélgica passeou no seu grupo, que tinha Dinamarca, Finlândia e Rússia.

O contraste entre os grupos era evidente. A Bélgica tinha obrigação de passear nesse grupo, e fez justamente isso. Já Portugal sofreu contra duas das maiores seleções do mundo (esperado) e venceu bem a mais fraca (Hungria).

Será que esse maior “desafio” na fase de grupos pode dar à Portugal alguma vantagem contra a Bélgica nas oitavas de final?

Dando uma resposta rápida: Muito pouco!

É natural que enfrentar adversários melhores te prepara mais (é só olhar para a situação da Seleção Brasileira só enfrentando adversários fracos na América do Sul). Porém, a Bélgica enfrentou um bom time da Dinamarca e passou bem, e a qualidade desse time belga é indiscutível… especialmente do meio pra frente, liderados pelos craques Lukaku e De Bruyne.

Já Portugal, por mais que ainda conta com o matador Cristiano Ronaldo, que mesmo aos 36 anos segue marcando gol atrás de gol, é um time com muitos jovens talentos (Jota, Ruben Dias, Rafa Silva, João Felix, Renato Sanches) – e jovens talentos que ainda não têm experiência nesse tipo de competição, exceção feita a Renato Sanches, que foi peça importante na conquista da Euro 2016 aos 18 anos.

No final das contas, o fato é que a Bélgica é favorito nesse confronto e provavelmente passará. Mas quando se trata de Cristiano Ronaldo e companhia, seja por clube ou seleção, nunca é surpresa ver o time do craque português vencer.

Palpite: Bélgica 3×2 Portugal

E você, quem acha que se classifica? Deixe seu palpite!

Até a próxima…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s