Os melhores jogadores do mundo, por posição – 2021

Como já é tradição, divulgamos aqui a nossa lista dos melhores jogadores do mundo, por posição.

Ranking 2020

Ranking 2019

Vamos ao ranking!

GOLEIRO

Ter Stegen melhor goleiro do mundo Barcelona

Foi o ano do retorno de Manuel Neuer ao topo. O alemão foi o melhor goleiro do mundo por alguns anos e, depois de sofrer com lesões, o gigante voltou de vez. A sua temporada pelo Bayern foi simplesmente perfeita.

O outro gigante alemão da lista, Ter Stegen (nosso número 1 no último ranking), teve uma temporada irregular. Porém, mesmo assim foi fundamental para o Barcelona conquistar pontos importantes.

Courtois, depois de uma temporada inicial bem irregular pelo Real, está jogando no mais alto nível.

Alisson e Oblak seguem sendo extremamente regulares, sempre fazendo excelentes defesas e quase nunca falhando.

5. Thibaut Courtois (Real Madrid)

4. Marc-Andre ter Stegen (Barcelona)

3. Jan Oblak (Atlético de Madrid)

2. Alisson (Liverpool)

1. Manuel Neuer (Bayern de Munique)

Não entraram por pouco: Ederson, Keylor Navas, Samir Handanovic

ZAGUEIRO

Sergio Ramos jogadores mais superestimado overrated

Van Dijk ainda é o melhor zagueiro do mundo – a enorme dificuldade dos Reds nessa temporada não é coincidência: Van Dijk está lesionado. A briga aqui é pelas outras posições!

Alaba estava sempre entre os melhores laterais do mundo nos rankings anteriores, e agora que mudou de vez para a zaga, está entre os melhores zagueiros do mundo. É verdade que a temporada atual não é das melhores, mas considerando que ele deixará o Bayern ao final dessa temporada (o destino mais provável parece ser o Real Madrid) e que o Bayern não está jogando no nível da temporada passada, sua leve queda é compreensível.

Koulibaly ainda é um dos zagueiros mais admirados na Europa e o sucesso do Napoli é muito graças ao Senegalês. Laporte ainda é o melhor zagueiro do City (apesar de que Ruben Dias pode acabar mudando isso em breve) e sua ausência por lesão foi sentida.

Quem acompanha esse blog sabe que não sou o maior fã do Sergio Ramos (acho que a quantidade de cartões/confusão que arruma não superava a qualidade do seu jogo. Mas em 2020 o capitão do Real jogou demais e parecia um pouco mais “tranquilo” dentro de campo.

5. Sergio Ramos (Real Madrid)

4. Aymeric Laporte (Manchester City)

3. Kalidou Koulibaly (Napoli)

2. David Alaba (Bayern de Munique)

1. Virgil Van Dijk (Liverpool)

Não entraram por pouco: Dayot Upamecano, Marquinhos, Matthijs de Ligt

LATERAL-DIREITO

20200117_2004316171158545661339548.jpg

Pela temporada passada, Alexander-Arnold é disparado o melhor do mundo na posição … e por isso ele segue no topo (essa temporada não tem sido muito boa). Dani Carvajal é muito consistente e, quando não está em campo, o Real perde demais tanto ofensiva quanto defensivamente.

Hakimi é menos consistente, mas quando joga bem, é capaz de desequilibrar uma partida. Cancelo também é inconsistente, e por mais que seja mais versátil que os outros nessa lista (jogou bastante na lateral-esquerda), ele oferece (um pouco) menos que Hakimi ofensivamente. Já Pavard é extremamente consistente e mostrou muita qualidade na temporada passada, quando Kimmich oficialmente se tornou um meio-campista e assim abrindo a vaga da lateral-direita.

5. João Cancelo (Manchester City)

4. Benjamin Pavard (Bayern de Munique)

3. Ashraf Hakimi (Inter de Milão)

2. Dani Carvajal (Real Madrid)

1. Trent Alexander-Arnold (Liverpool)

Não entraram por pouco: Aaron Wan-Bissaka, Kyle Walker, Hans Hateboer

LATERAL-ESQUERDO

Liverpool empata com o Napoli e precisa vencer na última rodada

Esse ranking foi mais fácil no ano passado!! Andy Robertson estava voando e honestamente não tinha muita competição para o melhor da posição. Porém, a realidade é que nenhum lateral-esquerdo foi consistentemente bem no último ano.

Alphonso Davies, por exemplo, destruiu na reta final da UEFA Champions League rumo ao título (o que o garoto fez contra o Barcelona não foi pouca coisa), mas desde então caiu consideravelmente. Alba vai de uma grande partida para uma outra ruim. Talvez os mais consistentes ainda sejam Chilwell e Guerreiro, mas os seus picos ainda ficam bem abaixo dos outros três … pelo menos, por enquanto.

5. Ben Chilwell (Chelsea)

4. Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)

3. Alphonso Davies (Bayern de Munique)

2. Jordi Alba (Barcelona)

1. Andy Robertson (Liverpool)

Não entraram por pouco: Ferland Mendy, Sergio Reguilon

MEIO-CAMPISTA

20200117_2003387200164037823451490.jpg

Se fôssemos olhar exclusivamente pela atuação na final da UEFA Champions League, Thiago seria o primeiro da lista. Mas os seus problemas com lesões o colocam um pouco mais baixo na lista.

Fabinho não é apenas consistente, mas joga em várias posições … e muito bem. É o tipo de jogador que todos gostariam de ter. O mesmo vale para o incansável Kante, que apesar de viver uma certa baixa, segue sendo o melhor meio-campista defensivo do futebol europeu.

Frenkie de Jong vem crescendo demais, chegando ao nível que era esperado quando chegou ao Barcelona. Ele tem a cara do clube (em termos de estilo de jogo) e deve ser um dos principais pilares do Barça na próxima década.

Foi difícil escolher entre De Jong e Kimmich, mas acabei ficando com o alemão pela nível que vem demonstrando a mais tempo, além de ser incrivelmente versátil – até 2019 Kimmich era o melhor lateral-direito do mundo. Mudou para o meio e agora é o melhor meio-campista do mundo. Que jogador especial.

5. Fabinho (Liverpool)

4. Thiago Alcantara (Liverpool)

3. N’Golo Kante (Chelsea)

2. Frenkie de Jong (Barcelona)

1. Joshua Kimmich (Bayern de Munique)

Não entraram por pouco: Casemiro, Jordan Henderson, Toni Kroos

MEIA ATACANTE

screenshot_20200905-130604_google_15993220522164891020372831186001.jpg

Quase deixei Havertz de fora pela fraco desempenho desde que chegou ao Chelsea, mas o que ele jogou no Leverkusen o coloca nessa lista (e acredito que agora, com a chegada do seu compatriota Tuchel para comandar os Blues, devemos ver uma melhora considerável de Havertz).

Goretzka e Muller fizeram campanhas incríveis pelo Bayern, com ambos crescendo demais na temporada 2019-2020. Goretzka finalmente começou a jogar no nível que o Bayern esperava quando o contratou, e Thomas Muller teve um “renascimento” sob o comando de Hansi Flick – foi o grande assistente da temporada europeia.

O português Bruno Fernandes é talvez a melhor contratação da história da janela de janeiro na Premier League. Seu impacto no United é inacreditável! Porém, a primeira posição tem dono já há algum tempo, e o nome dele é Kevin De Bruyne. O belga não é só o melhor meia do mundo, ele é um dos melhores jogadores do mundo. Ponto!

5. Kai Havertz (Chelsea)

4. Leon Goretzka (Bayern de Munique)

3. Thomas Muller (Bayern de Munique)

2. Bruno Fernandes (Manchester United)

1. Kevin De Bruyne (Manchester City)

Não entraram por pouco: Papu Gomez, Bernardo Silva, Houssem Aouar

ATACANTE

screenshot_20200825-195342_google_15983963291017155552549299261841.jpg

Aqui talvez a grande surpresa (ou é pelo menos estranho de ver) é Cristiano Ronaldo na terceira colocação. Mas ao meu ver, Mbappé precisa ser considerado aqui. E sim, Messi segue sendo o melhor do mundo.

Neymar volta ao top 5 depois da sua melhor temporada com a camisa do PSG, mas ainda não acho que ele jogou no nível de 2015.

5. Neymar (PSG)

4. Sadio Mané (Liverpool)

3. Cristiano Ronaldo (Juventus)

2. Kylian Mbappé (PSG)

1. Lionel Messi (Barcelona)

Não entraram por pouco: Heung-Min Son, Mohamed Salah, Serge Gnabry

CENTROAVANTE

Screenshot_20200806-170141_Google_1596747795204.jpg

O único brasileiro da lista, Firmino ainda pode ser contestado por não marcar tantos gols quanto os outros da lista, mas a sua contribuição vai muito além de meros números. Quem assiste aos jogos do Liverpool sabe que Firmino é simplesmente genial e essencial na construção do ataque dos Reds.

Harry Kane caiu um pouco como puro goleador, mas hoje tem um jogo mais completo. O inglês participa mais da criação, tanto que lidero o Tottenham em assistências na atual temporada. Ele quase ficou a frente de Benzema, mas o francês realmente passou a liderar a equipe merengue em tudo.

Haaland segue a sua ascenção astronômica e já é o segundo melhor centroavante do mundo. Imagino que dentro de um ou dois anos será o número 1, mas por enquanto o cara é Lewandowski. Sua temporada foi tão fenomenal que ele é o primeiro jogador a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo contra Messi e CR7 de forma incontestável (penso que a vitória de Modric foi MUITO contestável). 

5. Roberto Firmino (Liverpool)

4. Harry Kane (Tottenham)

3. Karim Benzema (Real Madrid)

2. Erling Haaland (Borussia Dortmund)

1. Robert Lewandowski (Bayern de Munique)

Não entraram por pouco: Ciro Immobile, Zlatan Ibrahimovic, Timo Werner

TREINADOR

Screenshot_20200214-160602_Bleacher Report_1581707331679.jpg

O trabalho de Gasperini frente a Atalanta é de encher os olhos. Espero ver o italiano num time de primeiro escalão europeu, e logo.

O jovem Nagelsmann é um fenômeno, e é o provável sucessor de Flick no Bayern já na próxima temporada. Hoje, qualquer time de ponta que procura um treinador deveria tentar contratar Nagelsmann.

Confesso que me parece estranho ver Pep na terceira colocação – afinal, ainda escolheria o catalão pro meu time hoje. Mas a realidade é que o trabalho recente de Klopp e Flick são melhores, e nesse momento merecem estar a frente.

Flick fez uma temporada simplesmente assustadora. O Bayern dominou seus jogos de tal forma que a gente se surpreendia mais com as goleadas (claro que aquele 8×2 pra cima do Barcelona foi impressionante). E Klopp (o 3º alemão da lista) tem um trabalho consistentemente sensacional há anos no Liverpool.

5. Gian Piero Gasperini (Atalanta)

4. Julian Nagelsmann (RB Leipzig)

3. Pep Guardiola (Manchester City)

2. Hansi Flick (Bayern de Munique)

1. Jurgen Klopp (Liverpool)

Não entraram por pouco: Carlo Ancelotti, Marcelo Bielsa, Julen Lopetegui

E aí, concorda com esse ranking? Deixe sua opinião!

Até a próxima…

5 comentários

  1. Grande merda de lista… O cr7 em 3º lugar qdo o mbappe nem uma bola de ouro ganhou na vida, nunca bateu nenhum recorde, ainda nem ganhou uma Champions… Lista de amadorismo

    Curtir

    1. Acredito que se vc ler direito, verá que essa é a lista atual, e não dos melhores da história. É claro que o CR7 foi infinitamente melhor e meior que o Mbappe, mas no momento que a lista foi feita, na minha opinião, Mbappe era (e ainda é) mais jogador

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s