El Clasico evidencia a bagunça no Barcelona

O Real Madrid venceu o Barcelona por 3×1 no Camp Nou, e até que foi com uma certa tranquilidade. E o que ficou bem claro foi como Ronald Koeman está perdido … e como a diretoria do Barcelona coleciona péssimas decisões nos últimos anos. Decisões que trouxeram o clube para esse lugar atual, onde nenhuma derrota é surpresa.

O JOGO

O primeiro El Clasico da temporada começou com tudo. Aos seis minutos o Benzema deu um passe maravilhoso para Federico Valverde, que finalizou no ângulo, sem chance para o goleiro Neto.

Logo depois, Jordi Alba recebeu lançamento na ponta esquerda e cruzou para o garoto Ansu Fati, que ganhou do Sergio Ramos na corrida e finalizou com tranquilidade.

Com ambas defesas mal, os dois ataques tiveram chances claras de gol – Vini Jr pelo Real e Messi pelo Barcelona.
Aí na volta para a segunda etapa, o Real veio bem mais organizado e os espaços para o Barcelona sumiram … tanto que Courtois acabou sendo um mero expectador por grande parte do 2⁰ tempo. Enquanto isso, Neto garantiu algumas vezes que o jogo não virasse goleada com defesas fantásticas.

Isso até o árbitro marcar um pênalti mais que questionável em cima de Sergio Ramos, por um puxão de camisa de Lenglet. O puxão aconteceu, mas ficou muito claro que Ramos se jogou quando viu que não chegaria até a bola. O árbitro revisou e marcou, e Ramos bateu com sua tradicional calma e merecidamente colocou los merengues na frente.

Depois de Koeman colocar TRÊS atacantes nos aos 35 do segundo tempo, os espaços abriram ainda mais e, nos acréscimos, Modric matou o jogo.

AS TÁTICAS

Zidane evidenciou que Koeman tem que comer muito feijão pra ser mencionado na mesmo frase com o próprio Zidane e outros grandes treinadores do futebol mundial.

Ele escolheu começar com o garoto Pedri, mas ao invés de colocá-lo numa posição mais ofensiva (como costuma jogar), deixou o garoto recuado para cuidar da marcação do Asensio. A consequência disso: Pedri não contribuiu absolutamente nada ofensivamente.
Aí eu me pergunto: porque não escalar então o Pjanic, que tem muito mais poder de marcação?

Aliás, o Pjanic deveria ter entrado no jogo … se não no lugar do Pedri, no lugar do Sergio Busquets, que fez uma partida muito ruim do início ao fim ( realidade é que Busquets deve perder sua titularidade em breve).

Koeman também esperou até os 80 minutos de jogo pra mudar, e quando fez, foi num desespero só, sem plano algum. Colocou Griezmann, Dembélé e Trincão nos lugares de Pedri, Fati e Busquets. E deixou Coutinho, que fez uma fraquíssima partida, em campo.

Ficou evidente que Koeman não tinha nenhum plano B. Ele não sabia o que fazer … então fez NADA!

COMO FICAM REAL E BARÇA?

O Real Madrid segue numa leve crise … afinal, esse resultado não apaga as derrotas vergonhosas sofridas na última semana para Cadiz e Shakhtar Donetsk.

Mas Zidane já mostrou algumas vezes que sabe colocar seu time de volta nos trilhos.
Já o Barcelona está numa crise há anos (desde a chegada da diretoria atual, liderada pelo péssimo Josep Maria Bartomeu). O clube toma tantas decisões ruins que faz clubes brasileiros parecerem geniais – quase €250 milhões por Griezmann e Dembélé, renova o contrato de Ernesto Valverde e o demite meses depois (aí traz Quique Setien) e depois escolhe Koeman ao invés do excelente Pochettino e manda jogadores caros embora ao invés de tentar negociar.

Sem contar no absurdo que foi a novela com Messi, e o tratamento vergonhoso que essa diretoria teve com o melhor jogador da história do clube.

A realidade é que, hoje, acredito que o Real voltará a ser competitivo nessa temporada bem antes do Barcelona. BEM antes! E a cada rodada que passa, parece mais e mais que essa será a última temporada de Lionel Messi no Barça … a não ser que a próxima diretoria do clube (eleições em março) seja o oposto da atual.

Até a próxima...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s