Olhando para as transferências dos grandes clubes antes da temporada 2019/20

O que deu certo? O que não deu? Vamos olhar para a última grande janela de transferências que tivemos em julho do ano passado, antes do início da temporada 2019/20, e ver quais transferências os clubes repetiriam e quais os clubes não fariam novamente (sabendo como foi essa primeira temporada de cada atleta).

Lembrando que um jogador que consideramos que “não deu certo”, não significa que foi um total desperdício e que não poderá reverter a situação. Analisamos apenas essa temporada, o valor gasto e o potencial. E, olhamos apenas para as contratações do meio do ano de 2019, portanto jogadores que chegaram em janeiro não estão sendo considerados por terem tido muito pouco tempo nos seus novos clubes.

*Valores das transferências são do site Transfermarkt, e são todos em milhões de euros.

REAL MADRID

Rodrygo mostrou que deve ser uma das principais caras do Real Madrid na próxima década

Principais contratações: Eden Hazard (100M), Luka Jovic (60M), Éder Militão (50M), Ferland Mendy (48M), Rodrygo (45M)

  • Contrataria de novo: Hazard, Mendy, Rodrygo

É verdade que o Hazard não teve um grande impacto nessa primeira temporada, mas o belga sofreu várias lesões que o impediram de ser aquele craque do Chelsea. Ele já mostrou toda a sua qualidade na Premier League e merece uma temporada completa, sem lesões, pra determinar se valeu ou não.

O Mendy não jogou tanto quanto se esperaria de um lateral-esquerdo contratado por 48M de euros, ainda mais considerando que o Marcelo vinha de uma temporada fraca. Mas, com o retorno de Zidane, o brasileiro voltou a jogar bem e ainda conta com a confiança do treinador. Mesmo assim, o Mendy mostrou que tem muita qualidade e que deve ser o titular absoluto do Real por muitos anos… talvez já a partir da temporada 2020/21.

O garoto Rodrygo é aquela contratação que não tem como criticar. Ele já marcou gols importantes em grandes jogos, incluindo um hat-trick numa partida da Champions League. Fica claro que ele ainda precisa amadurecer, mas também fica claro que ele tem qualidade de sobre pra ser um dos caras do Real pela próxima década.

  • Não contrataria de novo: Luka Jovic, Éder Militão

Começando pelo brasileiro, o Militão mostrou muita qualidade quando jogava no São Paulo e depois no Porto, mas nunca pareceu um jogador no nível do Real Madrid… ainda mais considerando que o clube já possui Sergio Ramos e Varane na zaga, e Carvajal na lateral-direita. Foi um valor alto demais pelo que é o Militão, e o mesmo pode ser dito do Jovic. O sérvio fez uma temporada excelente pelo Eintracht Frankfurt, mas pagar 60M de euros por um atacante, sendo que você já tem o ótimo Benzema e o garoto Rodrygo chegando, mas parece demais. O Real é muita coisa pro Jovic.

BARCELONA

De Jong jogou muito fora de posição, mas joga MUITA bola

Principais contratações: Antoine Griezmann (120M), Frenkie de Jong (75M), Neto (26M), Júnior Firpo (18M)

  • Contrataria de novo: De Jong, Neto

O De Jong é o cara para dominar o meio campo do Barcelona pelos próximos dez anos. Nessa primeira temporada ele não rendeu o que rendia no Ajax, mas ele claramente ainda está jogando fora da sua posição ideal (muito por causa do Busquets). Já o Neto, apesar de não ser tão bom quanto o Cillessen (o holandês não queria mais ser reserva), veio numa troca entre os goleiros, e o Barcelona ainda embolsou por volta de 9M.

  • Não contrataria de novo: Griezmann, Firpo

Estava na cara que o Griezmann não era o jogador que o Barcelona precisava. O francês rende mais como um segundo atacante, algo que não funciona no esquema do Barça, que precisava de um jogador de lado ou de alguém que pudesse jogar como um 9. Sem contar que se o clube não tivesse gasto esses 120M no Griezmann, provavelmente teria conseguido trazer o Neymar de volta.

Já o lateral-esquerdo Júnior Firpo fez muito pouco sentido considerando que o Barcelona poderia ter trazido de volta de empréstimo o ótimo Marc Cucurella, que vem jogando muito pelo surpreendente Getafe e seria um reserva ideal para o Jordi Alba… e um ótimo candidato para ser o sucessor do atual titular do time.

ATLÉTICO DE MADRID

João Félix foi caro demais

Principais contratações: João Félix (126M), Marcos Llorente (30M), Mario Hermoso (25M), Kieran Trippier (22M), Felipe (20M), Renan Lodi (20M)

  • Contrataria de novo: Llorente, Trippier, Felipe, Lodi

O Llorente é um nome duvidoso aqui, mas além do bom futebol que mostrou no Real, ele marcou os gols que garantiram a vitória inesperada do Atleti sobre o Liverpool nas oitavas de final da Champions.

O Trippier vinha muito bem até sofrer uma lesão – ao meu ver, já era uma melhoria comparado com o que o Juanfran vinha jogando. Já os brasileiros Felipe e especialmente o Renan Lodi tomaram conta das posições. O Lodi já é, ao meu ver, um dos melhores laterais-esquerdos da Europa.

  • Não contrataria de novo: Félix, Hermoso

É difícil colocar um garoto tão talentoso quanto o português João Félix nessa lista, mas o valor pago me parece alto demais por alguém que havia jogado menos de uma temporada pelo time principal do Benfica. É o caso clássico do jogador que pode vir a calar a minha boca, mas hoje me pareceu pesado demais. Já o Hermoso é não mostrou ser um jogador capaz de jogar numa defesa como a do Atleti, que tem sido uma das melhores da Europa há quase uma década.

MANCHESTER UNITED

Maguire é outro que foi caro demais

Principais contratações: Harry Maguire (87M), Aaron Wan-Bissaka (55M), Daniel James (17M)

  • Contrataria de novo: Wan-Bissaka, James

O lateral-direito Wan-Bissaka foi bem caro, mas ele já está entre os melhores do mundo na posição, especialmente pelo seu trabalho defensivo (talvez o melhor lateral do mundo do lado defensivo da bola).

O Daniel James chegou sem muito alvoroço, mas imediatamente entrou no time titular e se tornou um dos atacantes mais consistentes dos Red Devils. Isso pode não ser muita coisa para um time que ainda está sendo montado, mas por 17 milhões, James foi uma excelente contratação.

  • Não contrataria de novo: Maguire

Não que o zagueiro inglês não seja um bom jogador, mas estamos falando do zagueiro mais caro do mundo, sendo que Maguire não está sequer entre os cinco melhores. Por esse valor, o clube deveria ter ido atrás do Koulibaly.

MANCHESTER CITY

Rodri chegou para “xerifar” o meia campo do City

Principais contratações: Rodri (70M), João Cancelo (65M)

  • Contrataria de novo: Rodri

O sucessor do Fernandinho já era uma necessidade clara do Manchester City do Pep Guardiola há pelo menos uma temporada. Depois de algumas tentativas com outros jogadores (incluindo o Fred, hoje do United), Guardiola acertou em cheio com Rodri. Um volante que defende bem mas tem um ótimo passe e sabe chegar ao ataque com qualidade. Chegou e já entrou no time após Pep precisar utilizar o Fernandinho na zaga… e ele correspondeu desde o primeiro toque na bola. Excelente jogador!

  • Não contrataria de novo: Cancelo

O City precisava de um bom lateral-direito para a reserva de Kyle Walker… talvez até alguém que pudesse brigar pela titularidade. E Cancelo certamente é melhor que o Danilo… mas não por muito! Por isso achei que pagar 65 milhões pelo português foi um absurdo. Por esse valor, precisaria ser alguém pra entrar e tomar conta da posição, como foi com o Wan-Bissaka no United.

ARSENAL

Martinelli foi uma das grandes revelações entre os clubes ingleses na temporada

Principais contratações: Nicolas Pépé (80M), William Saliba (30M), Kieran Tierney (27M), David Luiz (8.7M), Gabriel Martinelli (6,7M)

  • Contrataria de novo: Saliba, Tierney, David Luiz, Martinelli

O zagueiro Saliba tem apenas 19 anos e claramente foi uma contratação para o futuro, tanto que o Arsenal o emprestou de volta ao Saint-Etienne nessa temporada para ele continuar ganhando experiência. Mas o francês parece ser um grande talento, e o Arsenal parece ter feito um bom negócio (ainda mais que grandes zagueiros estão cada vez mais caro). Já o Tierney sofreu muito com lesões, mas o pouco que jogou pareceu ser um bom lateral-esquerdo. E com apenas 22 anos, ainda tem muito a melhorar.

O David Luiz está longe de ser um grande zagueiro, mas mesmo sendo inconsistente, estamos falando de um cara com muita experiência na própria Premier League e que estava disponível por muito pouco. Acho que valeu a pena.

Martinelli foi, sem dúvida, a grande contratação dos Gunners na temporada… e custou quase nada. O atacante brasileiro chegou e aproveitou todas as suas chances, marcando gols importantes nas copas e também na Premier League. O garoto tem um enorme futuro pela frente… o Arsenal parece ter encontrado uma joia brasileira, sem ter que pagar a grana que o Real vem pagando pelos últimos garotos brasileiros que contratou.

  • Não contrataria de novo: Pépé

O problema aqui foi o valor. Se o Arsenal tivesse pago metade dos 80 milhões de euros, aí valeria a aposta. Mas 80 milhões por um jogador que só havia mostrado algo de bom na fraquíssima Ligue 1 é uma aposta muito arriscada. Ele ainda pode virar, mas pelo que vi nessa primeira temporada, não me parece ter sido uma grana bem gasta.

TOTTENHAM

Ndombélé começou bem no Tottenham, mas caiu muito de produção

Principais contratações: Tanguy Ndombélé (60M), Ryan Sessegnon (27M), Giovani Lo Celso (48M – incluindo os 16M pagos para o empréstimo inicial)

  • Contrataria de novo: Sessegnon, Lo Celso

O Sessegnon já foi um jogador que todos os grandes da Inglaterra queriam, mas depois de uma temporada regular pelo Fulham na Championship, seu valor caiu e o Tottenham arriscou. Porém, nessa primeira temporada, foi mais um que sofreu com lesões e não teve oportunidades de mostrar seu futebol. O garoto de apenas 19 anos pode jogar na lateral-esquerda ou um pouco mais avançado pela esquerda, e com o Tottenham claramente precisando de alguém pela esquerda, ainda acredito que o Sessegnon será muito útil pros Spurs.

Lo Celso foi a decisão mais fácil. Após pagar 16 milhões de euros ao Real Betis pelo empréstimo, o Tottenham tinha uma opção de compra de 32 milhões (valor que subiria para 40M caso o clube se classificasse para a próxima Champions League). Então, sem pensar muito, os Spurs fecharam o negócio logo pois ficou claro que o argentino já era (ao meu ver) o melhor meio campista do time.

  • Não contrataria de novo: Ndombélé

Confesso que quando o Tottenham anunciou essa contratação, achei excelente. Ele havia mostrado um ótimo futebol no Lyon, que jogava a Champions League. Mas com o passar do tempo, parecia que a Premier League era muita coisa para o francês, que perdeu bastante espaço. E, considerando que o Tottenham já tinha o excelente Lo Celso, acabou sendo um dinheiro que poderia ter sido melhor investido em outras posições.

CHELSEA

Kovacic era a única opção do Chelsea… e não decepcionou

Principais contratações: Mateo Kovacic (45M)

  • Contrataria de novo: Kovacic

O Chelsea havia sido punido pela FIFA e não podia contratar novos jogadores. Então, o clube tinha a oportunidade de tornar o empréstimo do Kovacic permanente… e fez. OS Blues não tinham muita opção aqui pois precisavam de jogadores, mas mesmo assim, Kovacic acabou sendo uma contratação muito boa.

Lembrando que o Pulisic, apesar de ter estreado pelo Chelsea nessa temporada, já havia sido contratado na janela de janeiro de 2019 e emprestado de volta ao Borussia Dortmund até julho de 2019, por isso ele não entra aqui. Porém, é uma contratação que eu teria feito!

LIVERPOOL

Principais contratações: nenhuma

O atual campeão europeu decidiu não fazer nenhuma grande contratação para essa temporada.

BAYERN DE MUNIQUE

Coutinho foi uma tentativa válida que provou que ele é ótimo jogador, só não o que o Barcelona esperava quando pagou aquela fortuna

Principais contratações: Lucas Hernández (80M), Benjamin Pavard (35M), Philippe Coutinho (8,5M para empréstimo de um ano)

  • Contrataria de novo: Pavard, Coutinho

Pavard joga tanto na lateral-direita quando na zaga, e apesar de não ser excelente, é um jogador sólido com experiência de Copa de Mundo pela campeã França. Pelo valor, valeu a pena. Já o Coutinho é um caso complicado, pois seu talento é inquestionável mas seu preço é alto demais (graças a estupidez do Barcelona em pagar uma fortuna para contratá-lo junto ao Liverpool). Achei que a tentativa de empréstimo foi muito válida pela qualidade do brasileiro, e apesar de não pagar os 120M que o Barcelona estipulou como preço de compra o final do empréstimo, Coutinho jogou bem e justificou a tentativa do Bayern.

  • Não contrataria de novo: Hernández

O francês, que joga na zaga mas também pode jogar na lateral-esquerda, é um bom jogador… ele mostrou isso pela França na Copa de 2018. Porém, 80M é injustificável por um bom zagueiro, longe de ser elite. Se pensarmos que com esse valor o clube poderia tranquilamente contratar alguém como o Skrinniar da Inter, fica claro que o Bayern perdeu a cabeça nessa transação.

JUVENTUS

De Ligt começou mais devagar, mas foi engrenando e mostrando porquê já é um dos melhores zagueiros do mundo

Principais contratações: Matthijs de Ligt (85,5M), Danilo (37M), Aaron Ramsey (de graça), Adrien Rabiot (de graça)

  • Contrataria de novo: De Ligt, Danilo

De Ligt era o zagueiro que todo gigante do futebol mundial queria, após se destacar do jeito que fez no Ajax e na seleção holandesa. Apesar de ter sido bem caro, o seu talento absurdo e experiência que ele já tem com apenas 19 anos de idade fazem dessa um bom negócio que qualquer grande clube do mundo faria.

O Danilo está longe de ser um ótimo lateral, mas o clube italiano conseguiu trocá-lo por Cancelo e embolsar quase 30 milhões de euros. O brasileiro vale os 37 milhões? Provavelmente não. Mas dentro desse negócio que foi feito, mandando o Cancelo pro City e embolsando essa grana, é um negócio que eu repetiria tranquilamente (não vejo tanta diferença entre Danilo e Cancelo).

  • Não contrataria de novo: Ramsey, Rabiot

É estranho colocar na lista de “não contrataria” dois jogadores que vieram de graça, mas olhando para cada negócio, eu não os repetiria. Ramsey é um excelente meio campista (recentemente votado pelo ESPN como o melhor jogador do Arsenal da última década), mas ele chegou ganhando o terceiro maior salário do clube, atrás penas de Cristiano e De Ligt. Como já vimos em vários outros casos, isso acaba gerando problemas no elenco pois jogadores que contribuem mais acabam querendo um aumento (aconteceu no Arsenal com o salário alto do Ozil, no United com Alexis Sanchez, e vários outros). E até pra negociar o atleta acaba sendo mais difícil pois ninguém quer pagar um salário tão alto.

O caso do Rabiot é pior ainda pois, além de chegar ganhando um salário igual ao de Ramsey (225 mil libras por semana), Rabiot é um jogador que nunca foi além de um potencial que demonstrou no início da carreira e sempre foi um problema em termos de comportamento.

PSG

Gueye foi um tiro muito certeiro do PSG

Principais contratações: Abdou Diallo (32M), Idrissa Gueye (30M), Pablo Sarabia (18M), Keylor Navas (15M)

  • Contrataria de novo: Gueye, Sarabia, Navas

O Gueye chegou e se tornou exatamente o que o PSG queria: o xerife do meio campo do time. Rouba bolas e sabe sair jogando… um ótimo jogador que caberia na maioria dos times da Europa.

Sarabia veio barato e tem correspondido quando entrou em campo, com gols não só na Ligue 1 mas também na Champions. Ele é uma ótima opção para descansar os craques do time, Mbappé e Neymar. E o Navas mostrou nos últimos anos que é um dos 10 melhores goleiros do mundo, então conseguir contratá-lo por apenas 15 milhões de euros foi um ótimo negócio.

  • Não contrataria de novo: Diallo

O zagueiro de apenas 23 anos sofre com lesão na segunda metade da temporada, mas antes disso até que vinha jogando bem. A questão é que estamos falando de 32 milhões de euros por um jogador que o clube não precisava… e o PSG tem uma enorme preocupação com o Fair Play Financeiro da FIFA. Não foi uma contratação ruim, mas considerando as variáveis, eu não faria de novo.

Até a próxima…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s