A situação de cada grupo da Champions League antes da última rodada

Estamos chegando ao final da fase de grupos da temporada 2019/20 da UEFA Champions League. Vários times já confirmaram uma vaga nas oitavas de final, mas outros precisarão de algum resultado para confirmarem presença nas oitavas.

Essa é a situação de cada grupo da Champions League antes da última rodada da fase de grupos.

GRUPO A

1º PSG – 13pts

2º Real Madrid – 8pts

3º Clube Brugge – 3pts

4º Galatasaray – 2pts

A única briga aqui é pela vaga na Europa League, entre Brugge e Galatasaray. Na última rodada o Brugge recebe o Real Madrid e o Galatasaray visita o PSG.

GRUPO B

1º Bayern de Munique – 15pts

2º Tottenham – 10pts

3º Estrela Vermelha – 3pts

4º Olympiacos – 1pt

Assim como no grupo A, apenas a vaga na Europa League está em disputa. Na última rodada o Estrela Vermelha visita o Olympiacos precisando apenas de um empate para se garantir na Europa League. O Olympiacos fica com a vaga se vencer a partida.

GRUPO C

1º Manchester City – 11pts

2º Shakhtar Donetsk – 6pts

3º Dínamo de Zagreb – 5pts

4º Atalanta – 4pts

O City já garantiu a primeira colocação do grupo, mas os outros 3 times têm chances de chegar às oitavas de final. O Shakhtar é o único que depende apenas de si, pois se vencer a Atalanta em casa na última rodada, estará nas oitavas. Se a Atalanta vencer, precisa torcer para o Zagreb não vencer o City (jogo que será em Zagreb, na Croácia).

GRUPO D

1º Juventus – 13pts

2º Atlético de Madrid – 7pts

3º Bayer Leverkusen – 6pts

4º Lokomotiv Moscou – 3pts

Com a Juve já garantida na primeira colocação do grupo, o Atlético precisa de uma vitória simples contra o Lokomotiv em casa para chegar às oitavas. O Leverkusen recebe a Juventus na última rodada, e se terminar empatado em pontos com a Atleti, ficará com segunda colocação pela vantagem no confronto direto.

GRUPO E

1º Liverpool – 10pts

2º Napoli – 9pts

3º RB Salzburg – 7pts

4º Genk – 1pt

Assim como na temporada passada, o Liverpool chega à ultima rodada precisando de um resultado para garantir a classificação. Considerando que o Napoli deve vencer o fraco Genk em casa, o Liverpool precisa de pelo menos um empate para se classificar (uma vitória garante a primeira colocação do grupo).

A questão é que o jogo entre Liverpool e Salzburg é na Áustria, e se o Salzburg vencer por dois gols de diferença, terá a vantagem no confronto direto (o primeiro jogo foi 4×3 para os ingleses) e eliminará o atual campeão. É bem improvável, mas esse Salzburg já mostrou que sabe jogar bola.

GRUPO F

1º Barcelona – 11pts

2º Inter de Milão – 7pts

3º Borussia Dortmund – 7pts

4º Slavia Praga – 2pts

O Barcelona já garantiu a liderança do grupo. Agora a conta é simples: o Dortmund precisa de um resultado melhor do que o da Inter na última rodada para se classificar (a vantagem no confronto direto é dos italianos). Na última rodada a Inter recebe o Barcelona e o Dortmund  recebe o Slavia Praga.

GRUPO G

1º Leipzig – 10pts

2º Zenit – 7pts

3º Lyon – 7pts

4º Benfica – 4pts

Esse é um grupo um pouco mais amarrado. Como o Leipzig tem vantagem sobre o Zenit no confronto direto, já tem pelo menos a segunda colocação garantida. Já o Lyon tem vantagem sobre o Leipzig, portanto se o Lyon vencer o Leipzig na última rodada (jogo na França), passará o clube alemão.

Para o Zenit se classificar, precisa torcer para o Lyon não vencer o Leipzig. Se ambos empatarem ou perderem na última rodada, o Zenit passa. Porém, se o Zenit e o Lyon vencer, teríamos três clubes com 10 pontos – nesse caso a classificação ficaria assim: 1º Lyon, 2º Leipzig, 3º Zenit.

Para entrar na Europa League, o Benfica precisa vencer o Zenit em casa por 2×0 ou mais de 3 gols de diferença, ou vencer por qualquer placar contanto que o Lyon perca para o Leipzig.

GRUPO H

1º Ajax – 10pts

2º Valencia – 8pts

3º Chelsea – 8pts

4º Lille 1pt

Um simples empata conta o Valencia em casa garante o Ajax na primeira colocação do grupo – se perder, passa em segundo caso o Chelsea não vença o Lille no Stamford Bridge. Os Blues se garantem nas oitavas com uma vitória contra o eliminado Lille.

Os jogos da última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League serão disputados nos dias 10 e 11 de dezembro.

Até a próxima…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s