Os títulos do Flamengo podem ajudar o futebol no Brasil

A mediocridade permeia os campos de futebol no Brasil, com clubes que não têm a coragem de tentar algo novo e deixar pra trás a mesmice que vemos por aqui há (pelo menos) duas décadas.

Os times jogam na ligação direta, buscando fazer aquele primeiro gol e segurar o resultado. Não interesse se você é bem melhor que o seu adversário – é segurar o resultado. Times vencedores nos últimos anos, como Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e outros jogavam (e ainda jogam) assim.

O Palmeiras, mesmo com uma capacidade de investimento muito alta, insiste em treinadores como Felipão e Mano Menezes, que só parecem saber jogar com ligação direta, sem variação alguma.

Aí vem o Flamengo e muda o jogo. Contrata um bom treinador estrangeiro com experiência de Champions League, gasta o seu dinheiro em contratações ambiciosas e certeiras, e joga um futebol que não vemos aqui no Brasil há muito tempo.

O treinador Jorge Jesus escala um time extremamente ofensivo, pensando em encurralar o adversário no seu campo. E faz isso!

Quando marca o primeiro gol, não se contenta. Busca o segundo, e o terceiro, e mais e mais.

E não tem essa de achar que só dá pra focar na Libertadores, sendo impossível vencer o Brasileirão e a Libertadores – nós vemos TODOS os clubes deixarem o Brasileirão de lado pra focar SÓ na Libertadores, algo que o Grêmio fez nos últimos anos de forma clara e foi aplaudido por isso.

A festa da torcida do Flamengo, comemorando o título da Copa Libertadores

O Jorge Jesus escalava seus melhores jogadores em todos os jogos, e sabe o que aconteceu? Só venceu! Venceu e venceu e venceu!!! Outros clubes e treinadores não tinham sequer a coragem de tentar fazer isso. É muito atraso, e um pensamento covarde demais.

Hoje está muito claro que se algum clube quiser brigar com o Flamengo, terá que elevar o nível das coisas. O Palmeiras, por exemplo, deveria estar fazendo de tudo para fechar com o Jorge Sampaoli AGORA e começar o planejamento para 2020… ou o Quique Setién, que fez um grande trabalho pelo Real Betis na temporada passadae está disponível.

A minha esperança é que, pelo bem do futebol brasileiro, os clubes percebam que as coisas precisam mudar se quiserem vencer. Isso já era bem claro antes, mas o Flamengo provou que jogar um bom futebol, sempre pra frente e marcando gols, é a melhor forma de vencer.

Até a próxima…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s