Um dia antes da demissão do Niko Kovac eu fiz uma lista de sete treinadores de grandes clubes que estão correndo risco… Agora essa lista tem apenas seis nomes!
Esses são 6 treinadores que estão muito pressionados e podem seguir o Kovac na fila do desemprego (não estou incluindo treinadores como Marco Silva, de um clube menor como o Everton).
• Zinedine Zidane
Ninguém questiona que ele é uma lenda do Real Madrid, por tudo que ele fez como jogador e pelos três títulos de UEFA Champions League como treinador. Porém, nessa segunda passagem pelo clube o francês vem tendo muitas dificuldades… dificuldades já evidentes na última passagem, mas que acabaram sendo mascaradas muitas vezes pela genialidade do Cristiano Ronaldo.
Além de pilares como Sergio Ramos e Luka Modric estarem claramente na descendente de suas carreiras, Zidane tem sido incapaz de introduzir as novas caras.
• Ernesto Valverde
O Barcelona não joga muito bem há algum tempo. Já na temporada passada era muito claro que o Barça só vencia bem quando Messi estava num grande dia – para a sorte de Valverde, isso aconteceu com muita frequência na temporada passada. Porém, nessa temporada, com Messi lesionado por mais ou menos metade dos jogos, os problemas ficam mais e mais evidentes.
Sem criatividade, sem variação tática, e uma desorganização defensiva assustadora. E quem é o grande responsável por essas coisas? Ernesto Valverde. Imagino que em breve ele seja demitido.
• Mauricio Pochettino
Um excelente treinador que terá uma lista enorme de opções quando sair do Tottenham (inclusive, poderá causar a demissão de alguns dessa lista caso esteja no mercado), Mauricio Pochettino parece ter atingido o teto nos Spurs. Um clube que pouco investe em novas contratações (comparado com outros clubes que querem brigar por títulos), a caminhada à final da última Champions League claramente foi o máximo desse time, e o Pochettino deve, em breve, buscar novos desafios.
• Unai Emery
Em alguns jogos parece que as coisas vão virar, aí o Emery faz escolhas bizarras como deixar o Lacazette (ou até o Aubameyang) no banco, ou nomear Xhaka o capitão do time, e lembramos das suas limitações como treinador.
Unai Emery não tem condições de treinar um Arsenal da vida, e não deve durar muito mais (mais sobre a situação do Emery aqui).
• Ole Gunnar Solskjaer
Começou melhor do que qualquer um poderia imaginar, tanto que o clube se precipitou e efetivou o Solskjaer rapidamente. Hoje fica claro que o cara que fez história no United como jogador ainda não está pronto para liderar um gigante como treinador.
Hoje o Manchester United joga um futebol fraco, sem criatividade ou variação tática… é ruim!! O Solskjaer já perdeu mais jogos de Premier League do que o Jurgen Klopp, em um terço de jogos. O United não tem time para brigar pelo título, mas precisa pelo menos brigar por vaga na Champions League – algo que está cada vez mais distante.
• Thomas Tuchel
Confesso que me enganei com Tuchel. Eu achava que ele seria uma excelente escolha para fazer o PSG chegar mais perto da glória na Europa, mas o seu PSG mal consegue dominar a Ligue 1, o que seria o básico considerando o investimento do clube comparado com seus adversários domésticos).
Nessa temporada o PSG já tem 3 derrotas no Campeonato Francês, incluindo uma para o lanterna Dijon. Não imagino que ele dure muito tempo na capital francesa!
Até a próxima…