O Brasil venceu o Peru por 3×1 no Estádio Maracanã e faturou a Copa América 2019. Foi um jogo até mais equilibrado do que deveria ser considerando o abismo técnico entre os times, mas o Brasil foi melhor do que a fraca Seleção do Peru e faturou a taça – a quinta em cinco torneios de Copa América disputados em casa.
Foi uma Copa América muito polêmica, marcada por péssimas arbitragens e o uso do VAR demorado demais. O Brasil claramente se beneficiou de uma arbitragem caseira, mas com exceção da semifinal contra a Argentina, o Brasil foi melhor em todos os outros jogos… e o melhor (ou menos mal) na Copa toda.
O Brasil saiu na frente com Everton, após boa jogada de Gabriel Jesus. Aos 44 minutos o Peru empatou de pênalti, com Guerreiro (foi o primeiro gol que o Alissom sofreu na Copa), mas ainda no primeiro tempo o Brasil retomou a liderança com Gabriel Jesus, após grande roubada de bola de Firmino no campo de ataque e ótima joagda do Arthur.
No segundo tempo o jogo ficou bem fraco e aos 25 minutos o Gabriel Jesus mostrou tremando desequilíbrio emocional e foi expulso. Minutos antes ele levou uma entrada forte do Zambrano, que levou o cartão amarelo, mas ele não se aguentou e deu uma entrada parecida no próprio Zambrano – como já tinha um amarelo, foi expulso.
Um desequilíbrio emocional poderia ter deixado a Seleção Brasileira na mão, numa final de Copa América. A sorte é que do outro lado tinha a fraquíssimos Seleção Peruana, que não foi capaz de aproveitar a vantagem numérica.
Aos 45 do segundo tempo o Brasil fechou o jogo com um gol do Richarlison de pênalti (brm questionável).
Após o jogo a Conmebol distribui as premiações do torneio, e foi tudo pro Brasil. A Seleção levou o prêmio de Fair Play, Alisson foi o melhor goleiro, Everton o artilheiro (empatou com Guerreiro com 3 gols, mas o brasileiro teve uma assistência e o peruano nenhuma), e talvez mais preocupante, Daniel Alves (um lateral de 36 anos) foi o melhor jogador do torneio.
Aqui vale parabenizar o Dani Alves, que faturou seu 40⁰ título – número absoluto no futebol.
Em breve publicaremos uma análise mais completa do futebol apresentado por essa Seleção do Tite.
Até a próxima…