A reconstrução (e manutenção) dos principais clubes europeus – Parte 2

Já olhamos para os oito principais times da Premier League e da Bundesliga. Agora vamos ver como será a reconstrução dos oito principais times entre La Liga, Serie A e Ligue 1.

BARCELONA

Um mês antes do fim da temporada, o Barcelona era o favorito para faturar a tríplice coroa, com a genialidade do Messi mascarando um futebol fraco e sem imaginação do Barça. Hoje, após derrotas merecidas para o Liverpool na semifinal da Champions League e Valencia na final da Copa do Rei, o clube catalão deve passar por sua maior reformulação em anos.

Philippe Coutinho é o grande nome dessa reconstrução. A contratação mais cara da história do clube não deu certo, e o Barcelona precisa negociá-lo para poder financiar a chegada de um nome ofensivo que possa decidir as poucas partidas em que Messi não joga o que costuma jogar (Griezmann é o nome mais cotado). A grande dificuldade será encontrar um clube que não só tenha interesse, mas que tenha dinheiro para comprá-lo e pagar seu alto salário – a Premier League parece ser o único destino realista.

Se o Valverde ficar (a diretoria segue o apoiando na mídia), Malcom deve sair – apesar de ter ido bem nas poucas oportunidades que teve, o Valverde claramente não gosta do seu futebol. Rakitic também deve ser negociado (De Jong tomará conta da posição), assim como jogadores que compõe o elenco, como Jasper Cilissen, Vermaelen, Rafinha, e até mesmo o Umtiti (que virou reserva) para financiar a chegada de um grande zagueiro (o sonho do clube é Mathijs De Ligt). O Nelson Semedo também pode deixar o clube se chegar uma proposta na casa dos €40 milhões.

REAL MADRID

No Bernabeu a reconstrução está a todo vapor. O Real já trouxe cinco novos nomes para a temporada 2019/20: Rodrygo, Éder Militão, Luka Jovic, Ferland Mendy e Eden Hazard… e pode ter certeza que chegarão mais. Pogba é o próximo nome de peso que o clube está atrás – o problema é que, para trazer o meia francês, o Real terá que se desfazer de alguns jogadores que tomam muito da folha salarial… Mais especificamente, Gareth Bale.

Zidane já deixou muito claro que não utilizará o galês, mas com um salário de mais de £500 mil por semana, são poucos os clubes com condições financeiras de arcar com isso. Sem contar que o histórico de lesões de Bale, junto com um valor de transferência de pelos menos £50 milhões, faz do atacante um jogador que talvez não valha muito a pena. A esperança é que o United aceite o Bale como parte da transação para levar Pogba ao Real Madrid.

Além de Gareth Bale, deveremos ver muitos outros jogadores do elenco deixarem o Real: James Rodriguez, Marcos Llorente (muito bom jogador), Reguillón, Keylor Navas, Lucas Vazquez, e talvez até o Vinicius Jr, que poderá ser emprestado pois Zidane disse que não pretende utilizá-lo muito.

ATLÉTICO DE MADRID

Já saiu Godin e chegou o Felipe (brasileiro do Porto, ex-Corinthians). Filipe Luis deve sair, assim como o atacante Diego Costa. O meia Rodri é desejado por vários gigantes da Europa, incluindo o Manchester City. E, é claro, Griezmann já anunciou que sai (sua multa rescisória cai para $120 milhões de euros no dia 1 de julho).

Sendo assim, deveremos ver o Atleti mais uma vez buscar jovens talentos onde outros gigantes não estão olhando, ou jogadores sendo descartados. Marcos Alonso, lateral do Chelsea, é uma possibilidade (dependeria do Chelsea poder ou não contratar novos jogadores), assim como o zagueiro Ottamendi, do Manchester City. Mas, não pense que o clube só irá atrás de nomes de menor expressão.

O Atleti pretende brigar para trazer o jovem prodígio João Félix ao Wanda Metropolitano. O clube tem uma boa relação com o Benfica e, com o valor da venda de Griezmann entrando e a garantia de mais minutos em campo (comparado com outros interessados por Félix, como a Juventis e o City) poderão ser o suficiente para levar a grande jóia do futebol europeu no momento.

PSG

A primeira questão é: quem fica e quem sai? Neymar está se tornando um problema cada vez maior, e com a FIFA em cima do clube sobre Financial Fair Play, uma saída do brasileiro não pode ser descartada. Edinson Cavani também pode sair, especialmente se o Neymar ficar. O clube não pode gastar muito devido ao Fair Play Financeiro, então alguns atletas terão que ser vendidos.

Mas, pensando em chegadas, o clube analisa várias possibilidades. No gol, com a saída de Buffon, De Gea ou Oblak são as preferências (Donnarumma também pode entrar nessa). Para o meio campo, setor em que o PSG teve maior carência na temporada passada, o brasileiro Allan segue sendo sondado (o clube francês tentou sua contratação na última janela de janeiro) e Ander Herrera deve chegar.

Mathijs de Ligt, zagueiro do Ajax, também é desejado e o PSG já fez ofertas pelo atleta. O grande porém é que, com o jogador podendo escolher praticamente qualquer time da Europa, porque escolheria o PSG (lembrando que qualquer clube que ele escolha o pagará um grande salário)?

JUVENTUS

O principal jogador que a Juventus busca para a próxima temporada é Paul Pogba. O clube quer trazer o meia francês de volta a Turim e está em negociação com o Manchester United – o bom lateral-direito João Cancelo poderá ser utilizado para ajudar a transação, já que o United busca alguém para a posição.

Paulo Dybala deve deixar o clube, então alguém para o ataque também deverá chegar. Nomes como Mauro Icardi e João Félix são sondados.

NAPOLI

A grande meta do Napoli para a próxima temporada será manter três de seus principais jogadores: Insigne, Mertens e principalmente Koulibaly. Os dois atacantes são um pouco menos complicado, mas o zagueiro Koulibaly é um dos jogadores mais desejados da posição no futebol europeu, e quase todo gigante que está atrás de um grande zagueiro adoraria levar o senegalês, que custaria mais de $120 milhões de euros.

Em termos de chegada, James Rodriquez é quase uma certeza – seria uma reunião do colombiano com Carlo Ancelotti, que trabalharam juntos no Real Madrid. Parece que o atleta e o clube já até acertaram valores de salário, agora só resta o Napoli chegar a um acordo com o Real quanto ao valor da transferência.

Uma possibilidade um pouco mais remota, mas que existe, seria da volta de Edinson Cavani. O uruguaio viveu talvez seus melhores momentos com a camisa do Napoli e, se decidir deixar o PSG, chegaria para deixar o clube italiano mais forte ainda.

MILAN

Sem Champions League, o recrutamento do Milan será complicado. Ao meu ver, o Milan tem duas opções reais nessa janela: buscar promessas ou jogadores “descartados”.

Uma promessa que estaria totalmente dentro da realidade atual do Milan é o brasileiro Everton, do Grêmio. O jovem atacante estaria disponível por algo na casa dos €35 milhões (ou mais, dependendo do seu desempenho na Copa América pela Seleção), e tem enorme potencial.

Olhando para os “descartados”, o zagueiro Dejan Lovren, do Liverpool, interessa. Apesar de vir de uma temporada regular, o croata não é um dos favoritos em Anfield e pode ser liberado para negociar com o clube italiano (ou outros clubes).

INTER DE MILÃO

Com o vencedor Antonio Conte no comando (e a garantia de Champions League, que veio nos últimos minutos da temporada), a Internazionale tenta voltar a brigar na Serie A e para o mata-mata da Champions.

Com Lautaro Martinez começando a mostrar o seu potencial e a provável chegada de Romelu Lukaku, Mauro Icardi se torna cada vez mais negociável… e tem muita gente interessada. United, Juventus, Atlético de Madrid e outros podem entrar na briga pelo argentino – resta ver se os seus problemas extra campo (incluindo sua esposa/agente) vão assustar os interessados.

Lembrando que o Godin já é uma certeza – deve formar a melhor dupla de zaga da Itália ao lado de Skrinniar. Portanto, trazendo alguém forte para o meio campo e ataque, esse time poderá brigar na ponta.

Até a próxima…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s