Chegamos ao fim da temporada 2018/19, e com isso vem o último ranking dos melhores times da Europa.
10. BORUSSIA DORTMUND (novo)
Até o começo de 2019, parecia que veríamos o Dortmund voltar a vencer a Bundesliga pela primeira vez desde os tempos de Jurgen Klopp. Afinal, o time chegou a ter uma vantagem de 9 pontos para o Bayern de Munique. Mas, o Borussia não aguentou e acabou terminando com o vice.
Sem contar que foi despachado pelo Tottenham na Champions League sem muita dificuldade. De qualquer maneira, o futuro é promissor para esse time, especialmente se conseguir manter o Jadon Sancho e o Marco Reus ficar longe das lesões.
9. ATLÉTICO DE MADRID (-1)
Vice-campeão espanhol, e caiu na UEFA Champions League para a Juventus no seu único dia de futebol covarde (e pelo hat trick do Cristiano Ronaldo). Teve a decepção do Thomas Lemar, que não se adaptou ao estilo do Simeone na primeira temporada, e lesões pesadas do Diego Costa e do Jimenez.
Na temporada que vem será difícil competir na Espanha considerando que Barça e Real devem se reforçar bastante, mas na Champions seguirão sendo um adversário complicadíssimo.
8. TOTTENHAM (-1)
No final das contas, não foi uma temporada ruim para os Spurs. Ficou entre os quatro primeiros na Premier League, a frente de Arsenal e Manchester United, que gastam bem mais com contratações (o Tottenham não gastou nada no último ano), e chegou à final da Champions League de forma épica – classificação incrível contra o Manchester City e virada inesquecível contra o Ajax.
7. CHELSEA (+2)
Um começo de temporada incrível, seguido por uma sequência turbulenta. Mas, cresceu na reta final graças ao seu grande craque Hazard e boas performances de jogadores como Loftus-Cheek e Jorginho. E, goleou o Arsenal na final da UEFA Europa League para garantir um troféu importante.
Para a temporada que vem não sabemos muito o que esperar – Hazard vai sair, Sarri deve sair, e o clube pode ficar sem contratar.
6. JUVENTUS (-1)
Uma temporada que começou com as mais altas expectativas, mas que terminou com a decepção da eliminação na Champions League para o Ajax.
A hora de vencer a Champions com esse elenco é agora considerando a idade de muitos dos seus principais jogadores, especialmente Cristiano Ronaldo.
5. BAYERN DE MUNIQUE (+1)
Mais um doblete doméstico, e o título da Bundesliga foi mais impressionante ainda considerando que o time chegou a ficar 9 pontos atrás do Dortmund. Na Champions League, caiu para o campeão Liverpool.
Já garantiu o Lucas Hernandez para a próxima temporada e está atrás do Leroy Sané. Certamente chegará mais forte na temporada 2019/20.
4. AJAX (mesmo)
Que temporada do Ajax! Despachou o Real Madrid e a Juventus na Champions League e só caiu para o Tottenham na semifinal graças a um segundo tempo histórico do Lucas Moura. Sem esquecer que conquistou o doblete holandês, e tudo com um futebol muito bem jogado.
Uma pena que esse Ajax será desmontado para a próxima temporada: Frenkie de Jong já foi, De Ligt está prestes a ir e David Neres provavelmente irá. Além desses, Tadic e Ziyech poderão receber propostas.
3. BARCELONA (-2)
Era para ser mais uma temporada de tríplice coroa. Depois da derrota para o Liverpool, pelo menos viria o doblete espanhol, mas aí veio a derrota para o Valencia.
Apesar da decepção, o time se colocou numa posição para vencer tudo. É verdade que foi graças à genialidade do Messi, que fez mais uma temporada absurda, mas o Barça sabe que precisará se reforçar bem para brigar com Liverpool e City na temporada que vem. Griezmann e De Ligt são os nomes mais cotados.
2. MANCHESTER CITY (mesmo)
Sim, teve a decepção da UEFA Champions League, e foi na forma mais cruel possível (no VAR, aos 50 minutos do segundo tempo contra o Tottenham), mas como discutir com uma inédita tríplice coroa doméstica? Especialmente se pensarmos que foram incríveis 98 pontos na Premier League.
Esse time voltará a brigar por tudo na temporada que vem.
1. LIVERPOOL (+2)
Foi muito perto, mas no final das contas a Champions League junto com a campanha incrível na Premier League (teria vencido 25 das últimas 26 edições) foi o suficiente para colocar o Liverpool no topo do ranking final do Best Soccer Pack da temporada 2019/20.
Foi apenas uma derrota na Premier League, e na Champions tivemos o privilégio de assistir àquele show em Anfield contra o Barcelona. Hoje podemoa dizer que esse Liverpool voltará a brigar por tudo.
Até a próxima…