Erros do Pochettino mataram as chances do Tottenham na final da Champions

Antes de mais nada, acho importante ressaltar que o Mauricio Pochettino é um dos melhores treinadores do mundo. O que ele fez com esse Tottenham nessa temporada, sem ter contratado um jogador sequer, é incrível. Não à toa, boa parte dos gigantes do futebol europeu não pensariam duas vezes antes de contratá-lo.

Porém, é inegável que o argentino cometeu erros nessa final que acabaram custando ao Tottenham uma chance real de levantar a sua primeira UEFA Champions League.

Harry Kane

Lesão do Harry Kane pisão do Delph
Momento da lesão do Harry Kane contra o Manchester City

O “Furação” Harry Kane é o melhor e mais importante jogador do Tottenham… isso ninguém se discute. Porém, ele não jogava uma partida desde 9 de Abril (quase dois meses), quando se lesionou na partida de ida das quartas de final da UEFA Champions League contra o Manchester City.

Era óbvio que o camisa 10 teria dificuldades contra um Liverpool que pratica um futebol muito rápido, e isso foi comprovado. Kane foi completamente inútil na final da Champions League!

Sua movimentação foi praticamente nula, o que obviamente facilitou o trabalho de Van Dijk e Matip. Kane tocou na bola apenas 26 vezes… e ele ficou em campo os 90 minutos. O Llorente poderia ter entrado no intervalo ou, no máximo, aos 15 minutos do segundo tempo. Até mesmo o Lamela poderia ter sido bem mais útil.

Eu entendo ter começado com ele, mas manter ele em campo o jogo inteiro deixou o Tottenham basicamente com um a menos em campo.

Lucas Moura

Lucas Moura marca dois gols contra o United 3x0 Tottenham
Lucas merecia mais minutos nessa final da Champions League contra o Liverpool

O brasileiro vinha da melhor partida da sua vida, com um hat trick incrível no segundo tempo do jogo de volta contra o Ajax nas semifinais da Champions League – o Tottenham só estava nessa final por causa do brasileiro.

Mas, mesmo assim o Pochettinho deixou Lucas no banco para o início da partida (lembrando a situação da qual falei acima, do Harry Kane). E se isso não fosse o suficiente, depois do Tottenham fazer um primeiro tempo muito ruim contra o Liverpool, o treinador argentino voltou para a segunda etapa sem o Lucas – ele só foi entrar aos 21 minutos do segundo tempo.

Não foi uma surpresa ver o Tottenham entrar no jogo com a entrada do Lucas!

Mesmo entendendo a escolha por deixá-lo no banco a favor do Harry Kane para iniciar a partida, esperar 21 minutos para colocá-lo em campo após aquele primeiro tempo foi incompreensível.

Dele Alli

Dele Alli marca dois e afunda o Chelsea
Dele Alli surgiu como uma das grandes promessas do futebol inglês, mas ainda não chegou onde esperávamos

Se o Pochettino queria porque queria começar com o seu craque Harry Kane, ok. Agora, começar Kane E com o Dele Alli, deixando o Lucas no banco, foi um enorme erro. O Dele Alli não vem jogando bem há um bom tempo (fez uma temporada muito fraca), enquanto o Lucas estava na maior “alta” da sua carreira.

Agora você vai pensar “ah, mas deve ter sido ele quem saiu aos 21 minutos do segundo tempo para a entrada do Lucas!” Não, não foi.

Ele só foi substituído aos 37 minutos do segundo tempo, para a entrada do Llorente, já no desespero.

Dele Alli jogou puramente por nome – é um jogador que claramente tem talento com a bola nos pés, mas que nunca chegou nem perto do nível que se imaginava quando surgiu no futebol pelo próprio Tottenham.

É claro que nunca saberemos o que teria sido se Pochettino tivesse tomado algumas decisões diferentes, e claro que é muito mais fácil falar de fora, sem ter nenhuma responsabilidade. O próprio Jurgen Klopp cometeu um erro desse tipo no jogo de ida contra o Barcelona ao deixar o Alexander-Arnold no banco a favor do “mais defensivo” Joe Gomez… Portanto, esses erros acontecem. Mas, ficou claro que esses erros do Pochettino tiraram o seu time dessa disputa.

Até a próxima…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s