Mourinho pode voltar ao Real Madrid

Apesar de alguns acharem o trabalho de Santiago Solari frente ao Real Madrid positivo, os fracassos da última semana devem ser muito pesados para ele seguir no cargo.

Caso Florenrino Perez decida demití-lo, o seu substituto parece já estar escolhido na cabeça do presidente do clube: Jose Mourinho.

Isso mesmo! Aquele treinador que fez um péssimo trabalho no Manchester United, e cuja carreira vem caindo a cada ano que passa, está sendo cotado para assumir o gigantesco Real Madrid … até o fim do ano.

Se isso acontecer, duas coisas ficam claras.

O REAL MOSTRARÁ QUE ESTÁ MAIS PERDIDO DO QUE IMAGINÁVAMOS

Não é por acaso que, ao fim da derrota para o Ajax por 4×1 no Santiago Bernabeu (e em vários outros momentos) a torcida pedia para Florentino Perez deixar o cargo. As suas escolhas são extremamente questionáveis, como a de vender o Cristiano Ronaldo sem ter plano algum para trazer alguém pro seu lugar … ou, tendo como plano de reposição o possante Mariano Diaz.

Você não deixa o maior jogador da história do seu clube sair, ainda no auge da sua carreira, sem um plano de reposição. Isso é básico, ainda mais quando o clube é o Real Madrid.

Aí, no pior do momento do clube em anos, a resposta do Perez é trazer para o comando o cara que estava conseguindo tornar o Manchester United num time pequeno? Que tipo de planejamento é esse?

Muitos vão dizer que ele estaria copiando justamente o que o United está fazendo: trazer alguém de forma interina, apenas até o fim da temporada, para então fechar com alguém de forma permanente. A única coisa é que o United está fazendo isso justamente pela incompetência de Jose Mourinho.

O interessante é que Perez parece não perceber que Santiago Solari tem uma importante semelhança negativa com o próprio Jose Mourinho. Solari deixou de lado dois dos melhores jogadores do time por problemas pessoais – Isco nem no banco fica, e o Marcelo não entra nem num jogo como o do Ajax, com o time precisando de poder ofensivo (a qualidade ofensiva do Marcelo é indiscutível).

Mourinho fez o mesmo com Paul Pogba, e hoje podemos ver o quanto o francês pode ajudar o Manchester United quando joga o que é capaz. Martial também está jogando melhor sem Mourinho, assim como o Rashford – jogadores que Mou não soube “tratar” bem e tirar o melhor deles. Para quê o clube vai querer trazer isso para um ambiente que já está tão turbulento?

Hoje é justo dizer que o Real Madrid não tem mais nada de importante para disputar pelo restante da temporada. Afinal, foi desclassificado na UEFA Champions League e Copa do Rei, e está 12 pontos atrás do Barcelona em La Liga. A única coisa agora é assegurar a quarta colocação no Espanhol (hoje está oito pontos a frente do 5º colocado).

O certo aqui seria se planejar para um novo treinador para a próxima temporada e deixar o próprio Solari até então. Aproveitar que o clube não disputa mais nada e pensar exclusivamente no planejamento para a temporada 2019-2020, e não trazer um treinador ultrapassado que, conforme seu próprio histórico, nem faz bons trabalhos em suas primeiras temporadas no comando dos clubes.

O PRIMEIRO PASSO PARA UM MOURINHO MEDIANO

A carreira de Jose Mourinho é impressionante. O português conquistou um título incrivelmente impressionante com o Porto, alguns muito importantes com o próprio Real, o Chelsea e a Inter de Milão, e uns menores com o Manchester United – dá pra ver o declínio.

Mas essa sua reta final em Manchester foi muito patética, com decisões ruins (constante crítica pública de jogadores) seguidas de decisões horrorosas (descartar Paul Pogba). Mourinho não tinha mais nenhuma surpresa tática para seus adversários, sempre trazendo o mesmo esquema de se defender e apenas atacar quando dava. Ele ficava contente sem a bola, o que pode ser válido se você é um time pequeno jogando contra um gigante, mas não quando você é o gigante.

Treinador de times como Manchester United, Real Madrid, e outros dos verdadeiros gigantes da Europa, não pode se contentar com apenas se defender e jogar exclusivamente pelo resultado. O torcedor espera mais, e a diretoria desses clubes (eventualmente) acabam esperando mais.

Se vermos Mourinho aceitar um contrato de três meses, mesmo sendo o Real Madrid, seria a primeira prova de que hoje, de fato, o português não passa de um treinador mediano.

Até a próxima …

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s