Há nove rodadas o Liverpool estava sete pontos a frente do Manchester City, após um primeiro turno quase perfeito e jogando o melhor futebol da Europa. Aí veio o confronto direto com o City, a derrota por 2×1 e a diferença no ponta que caiu para quatro pontos.
Agora vamos entrar na rodada 30 e, após quatro empates em seis jogos do Liverpool e vitória atrás de vitória do Manchester City, o time de Guardiola passou o time de Klopp na classificação da Premier League – é a primeira vez desde 7 de dezembro que o Liverpool não é líder (tendo jogado o mesmo número de jogos do City).
Obviamente, a briga está totalmente aberta. Afinal, estamos falando de apenas um ponto de diferença (além dos sete gols de diferença no saldo) e nove partidas que ainda serão disputadas. Porém, a situação ficou delicada.
Esses são os jogos de Manchester City e Liverpool nessas últimas nove rodadas da Premier League.
MANCHESTER CITY
- Watford (em casa)
- Fulham (fora)
- Cardiff (em casa)
- Crystal Palace (fora)
- Tottenham (em casa)
- Manchester United (fora)
- Burnley (fora)
- Leicester (em casa)
- Brighton (fora)
LIVERPOOL
- Burnley (em casa)
- Fulham (fora)
- Tottenham (em casa)
- Southampton (fora)
- Chelsea (em casa)
- Cardiff (fora)
- Huddersfield (em casa)
- Newcastle (fora)
- Wolverhampton (em casa)
Em 2014 o Liverpool caminhava para o seu primeiro título inglês na era Premier League, até aquela famosa partida contra o Chelsea, com o famoso escorregão do Steven Gerrard que acabou resultando na famosa derrota e consequentemente na famosa perda do título.
Talvez numa piada de mal gosto dos deuses do futebol, o Liverpool mais uma vez enfrentará o Chelsea na reta final.
O nível dos adversários dos dois é bem parecido nesses últimos nove jogos – ambos têm dois confrontos com times do top 6. A diferença é que o City enfrenta os dois em sequência, o que pode colocar o time de Guardiola firmemente na liderança ou deixar a briga ainda mais acirrada.
Hoje eu coloco o Manchester City como favorito, mas é importante lembrar que o City ainda tem a Copa da Inglaterra e a sequência da UEFA Champions League, grande meta do clube. Já o Liverpool não tem a FA Cup e tem a Premier League como sua grande meta.
Só sei de uma coisa: será emocionante.
Até a próxima …