Morre o lendário goleiro Gordon Banks

Gordon Banks, goleiro campeão do mundo com a Inglaterra em 1966, morreu nessa última noite.

Alguns talvez não reconheçam o nome, mas todo amante do futebol sabe quem ele é, pois foi Gordon Banks quem fez aquela que é considerada a maior defesa da história do futebol – a cabeçada de Pelé, que Banks foi buscar onde parecia impossível. Tanto que Banks é muito mais lembrado pela defesa na Copa de 1970 do que por ser campeão da Copa de 1966.

O próprio Gordon Banks chegou a admitir que ele seria mais lembrado pela defesa do que por vencer a Copa – Phil McNulty do BBC Sport, resumiu bem nesse tweet.

“Notícia triste … um homem cujo nome estará para sempre na história do futebol inglês. Não só como membro do time campeão mundial de 1966 mas como o goleiro que fez defendeu aquela bola do Pelé contra o Brasil em Guadalajara quatro anos depois, defesa com a qual todas as grandes defesas ainda são comparadas.”

Veja no vídeo acima a defesaça de Banks, e como no final do vídeo ele diz que Pelé grita “gol” ao cabecear a bola. Que defesa!

Gordon Banks banks foi considerado o melhor goleiro pelo FIFA em seis anos consecutivos, entre 1966 e 1971. Banks começou alno Chesterfield antea de ir para o Leicester em 1959 e depois para o Stoke City em 1967, onde ficou até sua aposentadoria em 1973 (depois ele ainda jogou um pouco nos Estados Unidos e na Irlanda.

Descanse em paz!!

Até a próxima …

2 comentários

  1. … na minha modesta opinião, é uma das jogadas mais lindas do futebol mundial.
    Começa com a arrancada do Carlos Alberto, que faz um passe de trivela… a bola passa “ao alcance” do lateral inglês, que NÃO CONSEGUE CHEGAR NA BOLA, TAMANHO O EFEITO.
    Jairzinho recebe… finge que vai cruzar e dá um “tapa de gênio”, na bola, se livrando do zagueiro que saiu na cobertura….chega na linha de fundo e faz um cruzamento perfeito…. na cabeça de Pelé…. este sai uns 50/60 centimetros do chão… faz um movimento perfeito e cabeceia a bola no chão (como manda o figurino)…. daí, para completar a cena lá estava ele: BANKS….sem dúvida, uma das maiores defesas da história do futebol.
    DESCANSE EM PAZ!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s