Os favoritos para assumir o Manchester United

A notícia da demissão de Jose Mourinho do Manchester United, por mais que já havia passado do tempo, foi (de certa forma) uma surpresa. Isso porque a diretoria seguia declarando o seu apoio pelo português, e considerando que as atuações ruins não são novidade, imaginava-se que aguardariam até pelo menos as oitavas de final da UEFA Champions League.

Sem contar que Mourinho teve seu contrato inexplicavelmente estendido em janeiro desse ano, então demitir Mourinho seria muito caro … e foi. O treinador deve receber em tornonde £22,5 milhões (cerca de R$110 milhões) de multa, o que mostra que Ed Woodward e a diretoria dos Red Devils não aguentavam mais o que estavam vendo: arrogância, péssimo relacionamento com os jogadores, desculpas e (acima de tudo) um péssimo e covarde futebol.

O United gastou por volta de £400 milhões nos dois anos e meio de Mourinho, com 11 jogadores, o que acaba sendo mais uma grande razão para a insatisfação da diretoria com o português que reclamava demais sobre a falta de contratações. Poderia ter contratado melhor? Sim! Mas tinha talento suficiente para fazer bem melhor.

O clube anunciou que Michael Carrick assumirá pelos próximos dois dias, até a diretoria escolher um treinador interino para assumir o comando até o final dessa temporada (tudo muito transparente).

Com essa informação nós começamos a ver rumores de quais nomes poderão assumir o United. Esses são os principais.

Laurent Blanc

Surgiu imediatamente como um dos favoritos para assumir o Manchester United até o final dessa temporada. O último trabalho do francês foi no Paris Saint-Germain, onde trabalhou entre 2013 e 2016.

Blanc também jogou no Manchester United, no final da sua carreira (entre 2001 e 2003).

Seria uma opção relativamente segura para pelo menos garantir que o time não seja humilhado como foi com Mourinho. Sem contar que, por ser francês, talvez consiga ter um bom relacionamento com Pogba e ajudar a resgatar o futebol do meia francês.

Ole Gunnar Solskjaer

Solskjaer é uma lenda no Manchester United. O jogador é atualmente treinador do Molde, mas a temporada norueguesa está parada até março, o que pode ser uma boa notícia para a diretoria do United.

O ex-atacante dos Red Devils foi parte daquele time que venceu a tríplice coroa em 1999, inclusive marcando o gol da vitória no final da UEFA Champions League contra o Bayern de Munique, quando o time virou com dois gols nos acréscimos.

Ao meu ver, esse não é um bom nome pela pura inexperiência de Solskjaer como treinador, levando em conta o momento turbulento do clube. Porém, é o nome mais cotado para assumir interinamente, até o fim da temporada.

Ryan Giggs

Uma das maiores lendas do Manchester United, Ryan Giggs é sempre um nome mencionado quando se fala em assumir o clube. Atualmente Giggs é treinador da seleção do País de Gales, e pode ser uma opção para assumir até o final da temporada, mas os dois nomes acima estão na frente do galês.

Zinedine Zidane

Sem dúvida, o nome mais cotado para assumir o United de forma permanente, mas provavelmente apenas a partir do final da temporada. Zidane disse que quer tirar esse ano de folga antes de assumir um novo desafio, então pode ser difícil o United conseguir convencê-lo a assumir agora.

O francês é especulado no Manchester United desde que deixou o Real Madrid,e seria uma ótima opção para os Red Devils. A questão é: será que ele vai querer entrar nessa bagunça que é o atual Manchester United?

De acordo com comenstaristas ingleses, incluindo o excelente (e lenda do United) Gary Neville, o mais importante é arrumar a casa para que o novo treinador possa fazer o seu trabalho. Em suas próprias palavras, “dar um reset”.

Acho que um “reset” com Zidane no comando seria bem melhor para o United.

Antonio Conte

Um nome controverso, mas que já provou que sabe vencer. O seu trabalho raramente dura muito tempo (assim como Mourinho), mas o choque inicial do italiano acaba dando resultado no curto prazo.

Mauricio Pochettino

Certamente o nome mais unânime para assumir o comando do Manchester United, tanto com torcedores quanto com comentaristas (sem dúvida, seria o meu favorito). Porém, a contratação de Pochettino certamente seria a mais complicada de todas.

Isso porque Poch recentemente teve seu contrato renovado com o Tottenham até 2023. Todos sabem que negociar com o presidente dos Spurs, Daniel Levy, é super complicado. Jornais ingleses dizem que, para tirar Pochettino do Tottenham, o United pode ter que pagar algo em torno de £34 milhões em compensação.

Se o United for capaz de conseguir essa contratação (seria apenas para a próxima temporada), seria o nome ideal … e de acordo com o jornal The Times, Pochettino enxerga a oportunidade de treinar o United como “boa demais para ignorar” e pensa em treinar o gigante inglês.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s