Modric é o Bola de Ouro 2018

Já era esperado por ter levado o prêmio FIFA The Best e por toda a mídia ao redor da premiação, que vem dizendo há semanas que ele levaria o prêmio … mas agora é oficial: Modric é o vencedor do prêmio Bola de Ouro 2018, da France Football.

A premiação acabou se tornando a principal com a relação a determinar o melhor jogador do mundo. É claro que esse tipo de premiação quase sempre gera algum tipo de polêmica – afinal, todos nós temos nossas preferências com relação ao estilo de jogador que achamos melhor, além dos critérios que deveriam ser levados em conta ao escolher o melhor jogador do mundo no ano.

Eu, por exemplo, entendo que é uma premiação individual, e com isso as estatísticas individuais são mais importantes. Naturalmente conquistas são importantes também, mas ao meu ver, o vencedor deve ter a melhor combinação possível de desempenho pessoal com títulos conquistados.

• Classificação final dos 10 primeiros da Bola de Ouro 2018 (Neymar foi o 12°):

10. Harry Kane

9. Kevin De Bruyne

8. Eden Hazard

7. Raphael Varane

6. Mohamed Salah

5. Lionel Messi

4. Kylian Mbappé

3. Antoine Griezmann

2. Cristiano Ronaldo

1. Luka Modric

Se pensarmos assim, não vejo Modric nem perto de Cristiano Ronaldo ou Messi. O português foi (disparado) o principal motivo da conquista da Champions League do Real Madrid – eu tive o privilégio de acompanhar direto do Santiago Bernabeu aquela partida absurda do CR7 contra o Atlético de Madrid nas semis da Champions, quando ele marcou os três gols na vitória por 3×0.

Quanto ao Messi, ele foi o maior artilheiro da Europa e venceu dois títulos (La Liga e Copa do Rei). Os números do argentino foram absurdos, e ele ainda está acima de todos os outros.

Fica claro que Messi e Cristiano Ronaldo são vítimas do próprio nível na última década. A realidade é que um ano abaixo dos padrões deles ainda é melhor do que qualquer outro jogador do mundo na atualidade.

Ao meu ver, essa “classificação final” da Bola de Ouro 2018 tira muita credibilidade da premiação. Ver o Mbappé a frente de Messi e Salah é um absurdo na minha opinião. O jovem francês joga demais, e muito provavelmente vencerá esse prêmio nos próximos três ou quatro anos, mas fazer duas grandes partidas na Copa do Mundo não coloca a sua temporada acima da de Messi ou Salah, que foram bem mais consistentes durante toda a temporada.

A cada ano que passa vou perdendo mais interesse nessas premiações … e a minha sensação é cada vez mais, muitas pessoas estão compartilhando desse sentimento.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s