O Manchester United é gigante demais para ser tão medíocre

A derrota para o City no último dérbi de Manchester foi mais humilhante do que placar de 3×1 sugere. Ao contrário do que Mourinho disse após a derrota (“não foi um desempenho ruim, apenas um desempenho com erros”), foi mais um desempenho vexatório de um dos maiores clubes de futebol do planeta.

É claro que quem acompanha o futebol inglês sabe que essa não foi a primeira partida ruim do Manchester United nas últimas temporadas. A realidade atual é aquela em que uma boa partida, bem jogada, é uma grande surpresa.

Na semana passada o Maradona causou uma certa polêmica ao dizer que Mourinho é, sem dúvida, melhor que Guardiola pois o treinador do City pode escolher qualquer jogador que ele quiser.

Uma frase dessa é no mínimo interessante, lembrando que o Guardiola queria o Alexis Sanchez, mas o chileno foi para o United. O mesmo vale para Fred, um meio campista que Guardiola queria para o seu elenco, mas que o United de Mourinho acabou levando.

Eu nunca escondi que acho o Guardiola o melhor treinador do mundo, e uma das coisas que faz o espanhol o melhor do mundo é o trabalho que ele faz ao desenvolver os seus atletas … algo que Mourinho não faz.

Por exemplo, quando Bailly chegou ao United, começou bem demais e ficou claro que tinha o potencial para ser um dos melhores zagueiros da Premier League (no começo ele foi um dos melhores). Hoje ele não consegue uma sequência decente e pode ser negociado, e Mourinho começou a temporada dizendo que absolutamente precisava de um novo zagueiro.

Quando John Stones chegou ao City, não conseguia fazer uma boa partida. Errava muitos passes, não se posicionava muito bem … pura inconsistência. Hoje ele é o melhor zagueiro inglês e um dos melhores da Premier League.

A diferença é que um foi desenvolvido e o outro foi “esquecido”. Isso não faz de Mourinho um treinador fraco (o seu currículo mostra que ele tem as suas qualidades), mas mostra que ele não está mais naquela primeira prateleira dos melhores treinadores, como Guardiola, Klopp, Allegri, Sarri, Zidane, etc.

E para ter essa opinião eu me baseio em um grande detalhe: a qualidade do futebol apresentado. O futebol jogado por esse Manchester United é simplesmente medíocre demais para um dos maiores clubes do mundo, com uma história recente extremamente vencedora.

Para o bem do futebol, espero que mudanças sejam feitas para que possamos voltar a ver o Manchester United brigando pelos grandes títulos. Espero!

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s