Demorou, mas parece que agora vai. Depois das principais ligas europeias adotarem o VAR (Espanha, Alemanha e Itália), agora é a vez da Inglaterra. Os 20 clubes da Premier League aprovaram o uso do VAR a partir da temporada 2019-2020.
Na reunião dos acionistas, que aconteceu nessa quinta-feira, todos aprovaram o uso do árbitro assistente de vídeo na Premier League a partir da próxima temporada. Hoje já temos o uso do VAR na Copa da Inglaterra e na Copa da Liga Inglesa, como uma espécie de teste onde a FA (a CBF inglesa) busca aperfeiçoar o uso da tecnologia para a Premier League.
Agora faltará apenas a aprovação da FIFA e do International Football Association Board (uma espécie de Conselho da Associação do Futebol Internacional) para que o VAR possa ser utilizado na Premier a partir da próxima temporada.
Os vários erros que estamos vendo na temporada atual da Premier League, e os erros que são “consertados” com a ajuda do VAR nas outras ligas, mostram que o futebol precisa da ajuda da tecnologia.
Até a próxima …
*imagem do Bleacher Report