O Liverpool foi simplesmente humilhado em Belgrado contra o Estrela Vermelha. Nem tanto pela partida em si, mas pelo resultado final. Independente de ter criado chances, perder para um time tão fraco como esse por 2×0 é uma humilhação para o atual vice-campeão europeu, e time que briga pelo título da Premier League.
Mas, porque isso aconteceu?
Eu vejo de uma forma bem simples: arrogância. O Liverpool entrou achando que ganharia tranquilamente … e deveria mesmo ter vencido de forma tranquila. No entanto que o fato de Klopp ter poupado Roberto Firmino e Joe Gomez, ao meu ver, não foi o problema.
Na UEFA Champions League um time, por mais qualificado que seja, nunca pode entrar achando que o jogo está ganho. Para isso, o time precisa entrar e matar o jogo. Não só criar chances, mas convertê-las.
Antes de levar o primeiro gol os Reds tiveram chances, mas nada entrou, e a sensação que eu tinha assistindo ao jogo é que, para os jogadores, não tinha muito problema. Parecia que o pensamento era “ah, essa não entrou mas daqui a pouco marcamos”.
Aí tem o fato do segundo ter vindo dez minutos depois do primeiro, e isso parece ter mexido com o time.
O Liverpool continua sendo um dos melhores times da Europa, e acredito que Jurgen Klopp não deixará isso acontecer novamente – após a partida, ao ser perguntado o que deu de errado no jogo, Klopp simplesmente respondeu: “só tenho dez dedos”. Ele sabe que foi horroroso que não pode se repetir.
Mas e aí, como ficou o grupo?
- Liverpool – 6pts (saldo se 2)
- Napoli – 6pts (saldo de 1)
- PSG – 5pts (saldo de 4)
- Estrela Vermelha – 4pts (saldo de -7)
A próxima rodada já pode decidir o grupo. Se o Liverpool vencer o PSG no Parque dos Príncipes e o Napoli vencer o Estrela Vermelha em casa, o PSG estará fora da UEFA Champions League.
Se o Liverpool empatar com o PSG (e o Napoli vencer o Estrela Vermelha), aí a partida da última rodada entre Liverpool e Napoli, em Anfield, definirá tudo – o Liverpool provavelmente precisará da vitória para se classificar (contando com uma vitória do PSG contra o Estrela Vermelha).
Para o torcedor neutro, esse tipo de grupo é o que há de melhor numa fase de grupos de UEFA Champions League.
Até a próxima …