Faz tempo que o Barcelona não chega a um El Clasico tão favorito

Nesse domingo teremos o primeiro el clasico da temporada 2018/19, no Camp Nou, e os dois gigantes chegam em situações bem diferentes.

O Real Madrid vive uma temporada muito complicada, tentando lidar com as saídas de Cristiano Ronaldo e Zinedine Zidane, e o estilo de liderança do presidente Florentino Perez. Já vimos o time bater o recorde de minutos sem marcar um gol (481), e o treinador Julen Lopetegui está cada vez mais pressionado – uma derrota no el clasico pode (e deve) resultar na sua demissão.

Já o Barcelona, apesar de ter passado por uma pequena fase ruim (quatro jogos sem vitória), o time de Valverde mostrou nos jogos na UEFA Champions League (grandes vitórias contra Tottenham e Inter de Milão) e na última rodada de La Liga contra o Sevilla que o time está, de fato, num momento bem mais positivo que o do seu grande rival.

É claro que a ausência de Lionel Messi pesa, mas a convincente vitória contra a Internazionale deu um gás.

Talvez a grande questão para esse el clasico seja “quais serão os times titulares?”

BARCELONA

O bom desempenho do time contra a Internazionale deve significar a manutenção do time, com Rafinha entrando no lugar de Messi, tendo o pensamento de tomar conta do meio campo.

O excelente futebol apresentado pelo brasileiro Arthur tem ajudado o Barça a controlar a meia cancha – incrível que o Arthur não veio da base do Barcelona … o seu futebol é a cara do clube. Além disso, Busquets parece estar voltando ao seu melhor nível, e Rakitic faz mais uma temporada muito sólida.

Sendo assim, e considerando as lesões na zaga, o Barcelona deve entrar com: Ter Stegen; Sergi Roberto, Pique, Lenglet e Alba; Busquets, Arthur e Rakitic; Rafinha, Coutinho e Suarez.

Uma outra opção seria entrar com Dembele ao invés do Rafinha, até pensando num time mais ofensivo, mas isso deve ficar como opção caso o Barcelona precise de mais poder ofensivo no decorrer da partida.

REAL MADRID

Honestamente, hoje é difícil saber qual o time que Lopetegui irá escalar. Lesões (Carvajal), má fase (Bale), ou pura escolha (Kroos) … tudo está muito confuso.

Lopetegui sabe que um resultado ruim provavelmente significará o seu fim no Real … me lembra muito a situação do Rafa Benitez. O espanhol, que também era muito criticado, não fazia um grande trabalho e, quando apanhou do Barcelona no primeiro el clasico da temporada, foi demitido e substituído por Zidane (a diferença é que desaa vez não tem um “Zidane” na espera).

Até pensando em tentar vencer a batalha do meio campo, eu entraria com o trio que funcionou nas últimas três temporadas. Essa seria a escalação: Courtois; Odriorzola, Ramos, Varane e Marcelo; Casemiro, Kroos e Modric; Isco, Asensio e Bale.

Essa escalação permitiria muito mais mobilidade ao time do Real, com Asensio ou Bale como um falso 9. Com a qualidade dos passes de Kroos, Modric e Isco para os velozes Bale e Asensio (e considerando o momento frágil da defesa do Barcelona), seria uma escalação bem interessante. Sem contar que, na minha opinião essa é simplesmente a escalação con mais puro talento, com jogadores capazes de decidir uma partida.

Porém, tenho certeza que Benzema será o titular, provavelmente com Bale no banco. Se fosse para começar com um 9 fixo, eu até iria de Mariano ao invés de Benzema, mas …

Veremos se o Barcelona afundará de vez o seu rival, ou se o Real Madrid voltará a jogar um futebol competitivo (e se o Lopetegui consegue mais um tempinho no Bernabeu).

Palpite: Barcelona 3×1 Real Madrid

Até a próxima …

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s