Treinadores que devem correr (ou já estão correndo) perigo

Assim como a maioria das profissões, o treinador de um clube de futebol não costuma ter uma enorme estabilidade. Um dia você é elogiado por todos, no outro você é demitido … em clubes gigantes, é tudo mais complicado ainda. Às vezes parece injusto, às vezes parece que foi tarde demais!

Vamos olhar para 15 dos principais clubes, olhando mais especificamente para seus treinadores, e entender quem já está correndo perigo, quem pode correr perigo e quem está mais tranquilo na posição.

Mourinho – Manchester United

Já está correndo perigo – começamos com o que talvez seja o treinador mais ameaçado a ser demitido de um gigante. O trabalho é muito fraco – o United joga, na maioria das partidas, um futebol medíocre que não condiz com a história recente do clube. Sem contar que Mourinho não parece conseguir ter um bom relacionamento com boa parte do grupo. Apesar de Ed Woodward dizer que ainda apoia Mourinho, a sua paciência também irá esgotar (essa derrota contra o West Ham não ajudou pode ter sido a última gota).

Guardiola – Manchester City

Está tranquilo – é o treinador com a maior segurança no futebol mundial. Não corre risco algum de ser demitido, mesmo porque o seu Manchester City é um dos times melhores e mais empolgantes times do mundo.

Klopp – Liverpool

Está tranquilo – o Liverpool vive o seu melhor momento e muitos anos. Joga um excelente futebol e hoje pode dizer que briga por todos os títulos importantes que disputa … e isso é muito por conta do excelente trabalho de Jurgen Klopp.

Emery – Arsenal

Deve correr perigo – nunca é fácil suceder uma lenda do clube (pergunte a David Moyed como foi suceder Sir Alex em Manchester), então Unai Emery terá a pressão de entregar ou um top 4 na Premier League, ou o título da Europa League. Se não estiver realmente brigando por isso no segundo semestre, deve correr risco de ser demitido.

Tendo dito isso, esse início de temporada, com nove vitórias seguidas depois das derrotas para City e Chelsea são animadoras.

Sarri – Chelsea

Está tranquilo (nessa temporada) – só pelo começo promissor, Sarri drve ficar tranquilo essa temporada. Ele já mostrou que é capaz de fazer um time jogar um bom futebol e ser competitivo. Hoje eu imagino Sarri saindo apenas por decisão própria.

Pochettino – Tottenham

Está tranquilo – o Tottenham acabou de renovar o contrato de Poch, e sabe que tem um dos treinadores mais promissores do futebol mundial. Imagino o argentino saindo apenas para eventualmente comandar o Real Madrid.

Valverde – Barcelona

Já está correndo perigo – é difícil o Barcelona demitir um treinador no meio da temporada, mas o fato é que o time precisará melhorar logo se o Valverde quiser manter o seu emprego. Nas últimas quatro partidas foram três empates e uma derrota, sendo que os jogos foram contra Girona, Leganes, Athletic Bilbao e Valencia … e os próximos três jogos serão contra: Sevilla, Inter de Milão e Real Madrid.

LopeteguiReal Madrid

Já está correndo perigo – é apenas a sua primeira temporada, mas é inegável que o começo é complicado (até natural, tendo perdido o melhor jogador da história do clube). O Real Madrid está sofrendo resultados que não condizem com o talento à disposição, e a humilhação sofrida contra o Sevilla (derrota por 3×0) junto com as derrotas para o CSKA Moscou e o Alaves colocam o ex-treinador da Seleção da Espanha numa situação delicada.

O Real mostrou várias vezes que não tem medo de demitir no meio da temporada, então o time de Lopetegui terá que reagir … rápido!

Simeone – Atlético de Madrid

Está tranquilo … a impressão é que Simeone só sai quando quiser (provavelmente para a Inter ou a Seleção da Argentina). É o maior responsável por colocar o Atlético na briga pela Champions e La Liga, todo ano.

Kovac – Bayern de Munique

Já está correndo perigo – o Bayern foi derrotado pelo Hertha, o que causou a perda da liderança dos bavários. Depois perdeu em casa para o Borussia M’gladbach por 3×0. O grupo da Champions é tranquilo, mas o empate em casa com o Ajax foi inesperado.

O começo é ruim, então Kovac terá que contar com muita paciência da diretoria bávara (ou começar a jogar bem, logo) para seguir no cargo.

Allegri – Juventus

Está tranquilo – Allegri faz um ótimo trabalho na Juve, mas com a chegada de Cristiano Ronaldo, a sua meta é vencer a Champions League. Se cair cedo (antes das semifinais), essa tranquilidade pode começar a sumir.

Spalletti – Inter de Milão

Deve correr perigo – a Inter é um time que gastou muito com novas contratações nos últimos dois anos, e espera ver um bom retorno nesse investimento. O primeiro passo será a classificação na Champions League (grupo com Barcelona e Tottenham). Se não conseguir, e no meio da temporada já estiver fora da briga pelo título italiano, é muito provável que seja demitido.

Ancelotti – Napoli

Está tranquilo – o Napoli não contrata alguém do nível do Ancelotti para demití-lo na primeira temporada. Certamente levará um tempo para a adaptação, mas o histórico do italiano pesa … e a vitória contra o Liverpool na Champions ajuda muito.

Gattuso – Milan

Deve correr perigo – o Milan tem a obrigação de voltar à UEFA Champions League … Gattuso será julgado nisso. Se o Milan ficar muito longe dos quatro primeiros, estará ameaçado.

Tuchel – Paris Saint-Germain

Está tranquilo (ainda) – Champions, Champions, Champions. Esse é o objetivo de Tuchel, pois os títulos nacionais não passam de uma obrigação.

Não acontecendo um desastre nessa temporada (ex: cair na fase de grupos da UCL), Tuchel deve ter pelo menos mais uma temporada em Paris para tentar levar o PSG mais longe.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s