Estamos vendo o declínio de Luis Suarez?

Na temporada 2015/16 Luis Suarez fez algo que ninguém havia feito em quase uma década: desbancar Messi e Cristiano Ronaldo na artilharia do Campeonato Espanhol. O uruguaio marcou incríveis 40 gols em La Liga naquela temporada, a caminho do título espanhol.

Na temporada seguinte os números caíram para 29 gols em La Liga, mas Suarez ainda era capaz de influenciar as partidas. Na temporada passada foi quando a preocupação começou a aparecer de verdade.

El Pistolero começou a perder muitos gols que nunca perdia … gols que mudariam partidas. Suas dificuldades eram ainda mais evidentes fora de casa, especialmente na UEFA Champions League.

Também começamos a ver mais e mais Luisito errando passes e domínios simples, e incapaz de vencer seus marcadores no um contra um.

Na primeira partida do Campeonato Espanhol dessa temporada, contra o Alaves, os problemas continuaram. Suarez perdeu gols, errou passes e não influenciou o jogo de forma positiva, como ficamos acostumados a ver.

Imagem da Bleacher Report

É claro que tem um fator determinante em tudo isso: idade. Suarez faz 32 anos em janeiro, e se o seu nome não é Lionel ou Cristiano, o jogador começa mesmo o seu declínio de carreira.

Será que foi por isso que o Barcelona estava tão disposto a gastar €100 milhões em Griezmann, depois de gastar por volta de €250 milhões na temporada passada só em Dembele e Coutinho? O clube já espera uma “saída de foco” do uruguaio?

Talvez, mas tem uma questão que o clube certamente leva em consideração: o relacionamento entre Suarez e Messi. Suarez é talvez o melhor parceiro que o craque argentino já tinha – digo isso considerando não apenas a parceria dentro de campo, mas também a amizade deles fora. Os dois frequentam a casa um do outro, viajam juntos, vão aos treinos juntos.

A felicidade e o bem-estar do Messi é muito importante para o clube, e o Luis Suarez faz parte disso.

O treinador Ernesto Valverde dá todo o seu apoio ao camisa 9, dizendo que uma vez que ele começa a marcar gols, ele não para mais. “Ele vem com uma garantia de competitividade e briga. É uma questão de paciência e perseverança”.

Considerando o estilo de jogo do Barça, e a qualidade das bolas que chegam de Messi, Coutinho, Busquets, Rakitic, Dembele e outros, Suarez certamente marcará seus 25 gols na temporada. Porém, acredito que esse seja um caso de descansar Suarez nos jogos menores (contra um Huesca ou Valladolid, por exemplo) para que ele chegue forte na reta final da temporada, exatamente como Zidane fez com Cristiano Ronaldo.

O Suarez tem muita qualidade para acharmos que ele já era. Não tenho dúvidas que ele é capaz de adaptar o seu jogo para continuar ajudando o seu time. Mas, é inevitável que o Barcelona comece a pensar no substituto de Luis Suarez, o que será extremamente difícil de encontrar pelas suaa características e inteligência futebolística.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s