Quem são os jogadores mais importantes para times como o City ou o Chelsea vencerem? É para isso que vamos olhar agora.
Não estou falando necessariamente dos melhores, e sim dos mais importantes para o sucesso dos seus times – quem faria mais falta aos seus clubes.
Esses são os jogadores mais importantes (o times estão listados em ordem de ranking).
6° ARSENAL – Aubameyang e Ramsey
Aubameyang é um dos mais novos jogadores do Arsenal, mas a sua importância é gigante. Ele é o atacante mais capaz que o Arsenal tem – Auba sabe marcar gols, e mostrou isso quando estava no Borussia Dortmund e no pouco tempo que tem de Premier League.
Muitos vão falar em Ozil, mas repito o que disse várias vezes: Ozil é supervalorizado. A realidade é que o melhor e mais importante meio campista dos Gunners é Aaron Ramsey. O galês é completo – sabe defender, armar e chegar bem ao ataque. Quando Ramsey vai bem, o Arsenal aumenta muito suas chances de vencer.
Vale uma menção honrosa a Lucas Torreira. Mal jogou, mas tenho a sensação de que ele será fundamental em qualquer sucesso que o clube possa ter.
5° MANCHESTER UNITED – De Gea e Pogba
Do David de Gea eu não preciso nem falar – não é à toa que ele vem sendo votado como o melhor jogador do clube já há alguns anos. Sem ele, o United sofreria muito mais.
Porém, para que o United tenha qualquer sucesso, o Pogba precisa jogar muito bem. Ele mostrou isso naquela vitória incrível sobre o City na reta final da temporada passada. Se ele e Mourinho não se acertarem, chances são que Pogba não jogará tão bem e com consistência, e aí o United perde qualquer chance de ter qualquer sucesso na temporada.
4° TOTTENHAM – Kane e Eriksen
Gols, gols, gols – é isso que o Harry Kane entrega toda temporada, e sem os seus gols o Tottenham pode esquecer qualquer sonho de vencer um título.
Mas, quem faz esse time bater é o meia Eriksen – o dinamarquês é o coração do time de Pochettino. Não tenho dúvidas que sem o Eriksen, a criatividade dos Spurs cairia consideravelmente pois não têm um substituto.
3° CHELSEA – Hazard e Kante
Hazard é um craque, e sua ausência seria fortemente sentida em quase qualquer time do mundo. Sem ele, o Chelsea perde boa parte da sua criatividade e perigo ofensivo.
Kante é, na minha opinião, o melhor volante do mundo (sim, melhor que o Casemiro). Ninguém marca tão bem e cobre tanto do campo como Kante. Sem ele para quebrar jogadas dos adversários, o Chelsea perderia sua pegada no meio campo e seria muito mais vulnerável.
Vale uma menção honrosa para o Jorginho, que chega para ser fundamental na adaptação do Chelsea ao estilo de jogo do Sarri.
2° LIVERPOOL – Salah e Van Dijk
Salah parece ser uma escolha óbvia, mas confesso que os outros dois atacantes do famoso trio têm uma importância enorme. Porém, os gols do egípcio acabam fazendo a diferença.
Eu quase fui de Firmino aqui (seria merecido), mas considerando o time do Liverpool, o Van Dijk é mais que fundamental para os Reds. Desde a chegada do holandês e defesa do time melhorou demais, e se ele se machucar, o Liverpool volta a ter uma defesa medíocre.
1° MANCHESTER CITY – De Bruyne e Fernandinho
O De Bruyne mostrou na última temporada que ele pode decidir partidas importantes com seus passes precisos e chegada ao ataque. Na minha visão o belga é o melhor meia do mundo, portanto sua importância é óbvia (e sua ausência será sentida).
O Fernandinho é muito criticado aqui no Brasil pelo seu desempenho nas Copas do Mundo de 2014 e 2018, mas a realidade é que ele é um excelente jogador, fundamental para o sucesso do Manchester City de Guardiola (palavras do próprio treinador). A realidade é que Fernandinho é um dos melhores meio campistas da Premier League, e um jogador único no elenco dos Cityzens.
Menção honrosa ao goleiro Ederson, que muda o patamar do time com o seu estilo de jogo que se encaixa de forma perfeita no City de Guardiola.
Até a próxima …
* A matéria do link abaixo da ESPN foi usada como inspiração para essa matéria do Best Soccer Pack.
1 comentário