Será o Atlético capaz de vencer La Liga?

A temporada 2018/19 de La Liga está começando, e o cenário está diferente da última temporada. Dois dos maiores nomes da história do Campeonato Espanhol se foram: Cristiano Ronaldo e Andres Iniesta. É óbvio que La Liga perde um pouco do seu brilho, mas temos tudo para ver um Campeonato Espanhol bem mais equilibrado do que na temporada passada, quando o Barcelona passeou.

O ATLÉTICO DE MADRID parece estar muito bem preparado para buscar um repeteco de 2013/14, quando venceu La Liga. Conseguir segurar seus principais jogadores foi o maior triunfo do time de Simeone – Griezmann tinha proposta do Barcelona, Oblak do Chelsea e Godin do Manchester United … todos escolheram ficar.

A contratação do excelente Thomas Lemar (a mais cara da história do clube) deixa o ataque ainda mais forte. Estamos falando de um time que vem forte há anos, e consegue manter os seus maiores talentos. É um time muito entrosado, e pleno capaz de vencer La Liga … mas é o favorito? Ainda não.

Screenshot_20180218-235508_1519009108277.jpg
Messi, o novo capitão do Barcelona

É inegável que o BARCELONA segue favorito na Espanha. A perda de Iniesta não ajuda, mas ter Philippe Coutinho desde o início da temporada ajuda demais. Não estou dizendo que Coutinho será capaz de substituir o lendário Iniesta, mas o poder ofensivo do brasileiro pode ser fundamental para tirar um pouco da pressão que Messi teve na temporada passada de decidir boa parte dos jogos.

As contratações do Barcelona não foram as maiores da janela europeia (longe disso), mas os nomes são muito interessantes, e deixam o time melhor. Arturo Vidal chega para o lugar do Paulinho, e o chileno está claramente um nível acima do brasileiro que voltou ao futebol chinês após uma temporada no Camp Nou.

Malcom ainda é uma incógnita, mas o seu talento é enorme e ele certamente chega para agregar ao elenco ofensivo do Barcelona. Mas, na minha opinião, a melhor contratação do Barcelona para a temporada chama-se Arthur. O meio campista dá toda indicação que é um encaixe perfeito no estilo Barcelona de jogar.

Nos poucos jogos que o brasileiro fez até agora com a camisa blaugrana (e pelos jogos que fez no Grêmio), ele parece que já treina no estilo Barcelona há anos. Não acho que é coincidência ele usar a camisa 8 … o número deixado por Iniesta. Ele é um jogador feito para esse Barcelona.

Bale decide a Champions League contra o Liverpool
Gareth Bale é o novo “cara” no Real Madrid

Se o Barça só fortaleceu o seu elenco, o mesmo não pode ser dito do REAL MADRID. O atual tri-campeão europeu perdeu Cristiano Ronaldo e Zinedine Zidane – uma bomba para qualquer time. Porém, apesar do Real (ainda) não ter contratado ninguém de peso, continua sendo um timaço. E, sem o CR7, é possível que esse time possa se dar melhor domesticamente.

Eu digo isso porque você pode ter certeza que vários jogadores estarão extremamente ansiosos para mostrarem que são capazes de carregar o peso – Gareth Bale quer se provar, Asensio só continuará crescendo, e até mesmo o Benzema quer mostrar que ainda pode vestir a camisa merengue.

A chegada de Courtois dá um pouco mais de segurança no gol madrilenho (Navas é capaz de defesas incríveis, mas também é capaz de erros feios), e Vinicius Jr, apesar de ser muito inexperiente, tem bola para surpreender e ajudar o time já na sua primeira temporada no Santiago Bernabeu.

20171126_192108_1511734689988833297442.jpg
Rodrigo Moreno é o homem gol do Valência

Um quarto time que já mostrou (no primeiro semestre da última temporada) ser capaz de brigar lá em cima é o VALÊNCIA. O ótimo treinador Marcelino sabe fazer o seu time jogar um bom futebol, e o clube contratou muito bem. Trouxe jogadores como Batshuayi, Kevin Gameiro e Denis Cheryshev, além de contratar o bom meio campista Kondogbia em definitivo. E, está tentando contratar Gonçalo Guedes em definitivo também.

Esse é claramente o quarto time da Espanha nessa temporada, mas acho que seria um absurdo dizer que o Valência não tem chance. Pelo contrário … pode surpreender. Seria, sim, uma surpresa, mas pode acontecer.

Depois desses quatro times, imagino o Sevilla, Real Betis, Villareal e Real Sociedad brigando pelas duas vagas para a Europe League. Acho difícil que um deles fique entre os quatro primeiros, mas a briga deve ser boa entre eles.

Para conferir a tabela completa da temporada 2018/19 do Campeonato Espanhol, clique aqui.

Deixa sua opinião aqui, no Facebook ou no Instagram.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s