O Barcelona ainda pode até trazer mais um ou dois novos jogadores nessa janela, e também pode se desfazer de mais alguns jogadores (Digne, Alcacer e Aleix Vidal já se foram), mas a chegada de Arturo Vidal ao Camp Nou já deve fechar o elenco principal. E agora, como ficará o time?
Se eu fosse escalar o Barcelona hoje (num 4-3-3), eu iria com …
Goleiro: Ter Stegen (sem explicação necessária).
Zagueiros: Pique e Umtiti. O Langlet chega para ser o primeiro substituto, e pode até ganhar a vaga dependendo do futebol apresentado por Pique (está em queda) e Umtiti (ainda é inconsistente).
Lateral-direito: Nelson Semedo. O Sergi Roberto foi o titular na temporada passada, e o Semedo não foi bem, mas o clube já deixou claro que quer que Sergi Roberto volte a jogar na sua posição de origem, no meio-campo. E, acredito que a segunda temporada do Semedo será bem melhor (está mostrando isso na pré-temporada).
Lateral-esquerdo: Jordi Alba (sem explicação necessária).
Volante: Sergio Busquets, porém o Vidal será capaz de fazer essa função muito bem pela sua qualidade defensiva que mais ninguém no elenco oferece.
Meias: Rakitic e Arthur. O croata segue como titular … fez uma excelente Copa e segue sendo peça fundamental para o funcionamento do time. Já o Arthur, eu nunca escondi que sou fã do seu futebol. Acho que ele tem tudo para ser um dos melhores meias do mundo, e tem o estilo perfeito do Barcelona.
Trio de ataque: Coutinho, Messi e Suarez. Uma dúvida que pode ficar é onde escalar o Coutinho … o brasileiro poderia também jogar onde jogava o Iniesta. Porém, eu iria com ele na ponta esquerda.
Essa seria a minha escalação num 4-3-3
Uma outra alternativa interessante, e mais ofensiva, seria num 4-2-3-1
Nesse 4-2-3-1, algumas possíveis variações seriam colocar Dembele no lugar do Malcom, ou puxar o Coutinho para a ponta e adiantar o Arthur, colocando Rakitic ou Vidal ao lado do Busquets. Ou, deixar Messi atrás do Suarez, Coutinho numa ponta e Malcom ou Dembele na outra ponta.
Lembrando, conforme falei acima, que o Vidal poderá jogar em qualquer uma das três posições do meio no 4-3-3.
Independente do que veremos, uma coisa parece certa: esse Barcelona está mais forte do que na temporada passada e entra como o grande favorito na Europa.
Até a próxima …