Polêmica, erros individuais e mais – a final da Copa do Mundo 2018

Tinha tudo para ser uma final espetacular e memorável entre dois excelentes times. Ao invés disso, ficou uma final manchada por erros de arbitragem que indiscutivelmente mudaram o rumo da final … além de alguns erros individuais. Esse é um resumo da final da Copa do Mundo 2018 da Rússia.

Começo confuso e azarado do Pitana

A Croácia dominava a partida quando, aos 17 minutos Griezmann se jogou (ou escorregou) na frente de Nestor Pitana, mas o árbitro argentino inexplicavelmente marcou a falta, e perto da área.

Para azar do juizão, Griezmann cobrou a falta que desviou em Mandzukic e foi pro fundo da rede. O rumo havia mudado.

Empate croata

Como ficamos acostumados a ver nessa Copa, a Croácia não desistiu. Continuou atacando e 10 minutos depois chegou ao empate num belo gol de Perisic, que terminou a Copa jogando muita bola. O jogo havia zerado.

Mais polêmica

Sez minutos depoia veio mais uma polêmica do Pitana. Num cruzamento o Matuidi desviou de cabeça e Perisic, que estava a me os de meio metro atrás do francês, viu a bola bater na sua mão dentro da área. Pitana não marcou pênalti, mas recorreu ao vídeo para confirmar.

De alguma forma, o Pitana viu o suficiente para reverter a decisão e marcar um pênalti … mesmo vendo que Perisic não tinha como “desviar” da bola. Griezmann converteu. O jogo havia mudado de novo.

Sentiu o golpe

A Croácia sentiu. Caiu demais de produção, sentindo os gols/erros sofridos. Não conseguia mais atacar e chegou ao intervalo perdendo – lembrando que a Croácia vinha cansada, tendo jogado três prorrogações seguidas.

Erros de um goleiro mediano (e lesionado?)

Subasic fazia uma ótima Copa do Mundo, muito acima do que ele joga no Mônaco. Nessa final vimos o verdadeiro Subasic, que é um goleiro bem mediano. Aos 14 minutos do segundo tempo o Pogba acertou um bom chute colocado de fora da área … que passou muito perto dele. O Subasic nem se mexeu! Estava sentindo a lesão do jogo contra a Rússia? Não foi um frango, mas um bom goleiro defenderia.

Aos 20 minutos foi a vez de Mbappé acertar um chute de fora da área (alguns metros atrás da linha da área) que Subasic ficou olhando passar do seu lado. Esse sim foi uma falha feia … sentiu a lesão?

Os gols foram no seu lado direito … sua lesão foi na coxa direita!

Primeiro desde 1958

Pelé marcou na final da Copa do Mundo de 1958 … tinha 17 anos de idade. Desde então nenhum jogador com menos de 20 anos havia marcado um gol numa final de Copa do Mundo. Aí veio o Mbappé.

Depois de de marcar dois gols numa partida de mata-mata (também, o primeiro desde Pelé), Mbappé marcou nessa final e agora faz companhia ao lendário camisa 10.

Erro bizarro

Lloris vinha sendo talvez o melhor goleiro da Copa do Mundo, mas aos 24 minutos do segundo tempo cometeu um erro ridículo. Tentou driblar o Mandzukic na frente do gol – o atacante croata roubou a bola já tocando ela para o gol.

Deschamps entra para grupo seleto

A França acabou segurando a partida com tranquilidade e confirmou sua segunda Copa do Mundo. Comandados por Didier Deschamps, o treinador francês se tornou apenas a terceira pessoa a vencer a Copa do Mundo como jogador e treinador, juntando-se a Zagalo e Beckenbauer. Porém, o Zagalo não levantou a taça como capitão, diferente de Deschamps e Beckenbauer.

Até 2022 …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s