Erros de convocação, teimosia e hipocrisia

O Brasil perdeu para a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo 2018 por 2×1, um resultado normal considerando o alto nível do time belga. Porém, o desempenho da Seleção na Copa da Rússia deixou muito a desejar, e analisando a trajetória da Seleção no último ano, estava claro que algo assim tinha grandes chances de acontecer.

CONVOCAÇÃO EQUIVOCADA

Há um ano começamos a ver os primeiros sinais, com os seus caras de confiança … os seus “parças”, podemos dizer. O símbolo disso foi o Paulinho, que nunca foi um grande jogador mas virou um titular absoluto porque foi um comandado do Tite no Corinthians e porque marcou gols … o Tite não parecia estar nem aí com o fato do jogador não conseguir fazer funções mais importantes de um meio campista, como marcar e ajudar na saída de bola.

Assim como no Tottenham, ele começou bem no Barcelona e depois o seu rendimento caiu ladeira abaixo.

Não é à toa que o Tottenham considera Paulinho a pior contratação da sua história – é exagerado, mas é óbvio que ele não é tudo que o Tite acha que ele é. Também não é à toa que o Barcelona já vendeu o Paulinho depois de apenas uma temporada. Ele poderia, sim, estar no grupo para entrar num segundo tempo e trazer um poder ofensivo, mas não podia ser um titular na Copa, muito menos absoluto.

Vários outros foram à Rússia por serem “parças” do Tite: Fagner, Renato Augusto, Cássio, Taison …

Nem vou falar do Cássio, que era o terceiro goleiro, a única posição que nunca é utilizada. Renato Augusto foi um caso interessante – não vinha jogando bem e se lesionou na reta final da temporada chinesa, ficando de fora dos treinamentos de preparação para a Copa. Deveria ter sido cortado, mas Tite o manteve no elenco … e mal usou o meia (vai entender). Aí foi jogado na fogueira contra a Bélgica, marcou um gol, participou bem e fez mais do que o Paulinho fez na Copa.

Taison, nem se fala. Tite foi justamente criticado por levar o atacante do Shakhtar Donetsk, que não é um jogador ruim mas não tem nível de Seleção Brasileira … mas tudo bem, Tite decidiu levar. O problema é que só foi para esquentar o banco.

O Brasil teve dificuldades em todos os jogos (talvez com exceção do México), e mesmo assim o atacante não jogou um minuto sequer. O mesmo vale para o Fred, que não entrou em campo. Quando uma seleção tem quatro jogos complicados numa Copa, todos os jogadores ofensivos devem jogar.

E aí tem o Fagner. O lateral-direito do Corinthians não é um jogador ruim, mas não é segredo algum que ele é bem limitado, especialmente no lado ofensivo da bola … e isso ficou claro nessa Copa. Não me lembro de uma jogada ofensiva do lateral.

Isso não é culpa dele, pois esse é o seu perfil. A culpa é do Tite, que o levou e deixou jogadores como Rafinha e Fabinho em casa. O Fagner não comprometeu, mas também não acrescentou nada, e isso fez uma diferença grande pois a Seleção acabou ficando um time de um lado só (jogou só pela esquerda).

A TEIMOSIA

Além dos seus erros de convocação, Tite foi extremamente teimoso. Ele insistiu com alguns jogadores que não estavam rendendo nem perto do esperado … ou do necessário. Os dois principais casos foram Paulinho e Gabriel Jesus.

O Paulinho não conseguiu contribuir ofensivamente como já fez nas suas melhores atuações, como contra o Uruguai nas eliminatórias. Nem perto! Além disso, não ajudou defensivamente e, pior ainda, não ajudou na saída de bola, que foi o que fez mais falta pois Coutinho ficou sobrecarregado na saída e trabalho defensivo, e não aguentou fisicamente (seu desempenho contra México e Bélgica foi bem abaixo).

O Gabriel talvez nem deveria ter começado a Copa como titular, pois Firmino vinha de uma temporada espetacular. Mas, sua manutenção era compreensível dado o seu desempenho com a amarelinha. Aí veio a estreia contra a Suíça – não fez nada. Contra a Costa Rica – nada. Enquanto isso, o Firmino entrava bem e participava dos tramas ofensivos. O Gabriel vai sair né? NÃO.

Contra a Sérvia – nada … mas continuou. Contra o México – nada … mas continuou. Tudo isso porque ele fazia um trabalho defensivo importante. Sério mesmo? Se o que importa mais para um centroavante é o trabalho defensivo, porque não escalou o Fernandinho? Sem contar que os números mostram que Firmino também foi melhor defensivamente – a cada 90 minutos teve mais combates e venceu mais confrontos defensivos. E, teve bem mais chutes a gol a cada 90 minutos.

Gabriel Jesus foi titular contra a Bélgica, e como era de se esperar, não jogou nada. Tite foi teimoso ao deixar o jovem atacante, que claramente sentiu o peso de liderar o ataque brasileiro numa Copa do Mundo … o que não tem problema algum. Mas, quando você tem um reserva que foi o melhor jogador brasileiro do mundo na última temporada, e o treinador mantém o jogador que está jogando mal, a culpa não é do jogador … é do treinador. A culpa foi do Tite.

O outro caso foi o Willian, que foi titular em todos os cinco jogos, sendo que só jogou bem no segundo tempo contra o México. Na partida contra a Bélgica, todos imaginavam que Douglas Costa seguia lesionado e por isso não começou o jogo. Mas, para a surpresa dos que assistiam a partida, Douglas Costa entrou apenas aos 13 minutos do segundo tempo. É incompreensível.

A HIPOCRISIA

Por essa eu realmente não esperava. Quando o Tite assumiu a Seleção, ele sempre falava em meritocracia. Paulinho foi muito criticado no início, mas jogou bem. Renato Augusto também.

Gabriel Jesus chegou com a camisa 9 já marcando gols … merecia a titularidade. Teve o caso do Alisson, que foi titular desde o início, mesmo sendo reserva na Roma. Outros estavam melhor, especialmente Ederson (desde o Benfica), mas ele ficou, se tornou titular absoluto na Roma e não virou mais uma “questão”.

Aí a Copa do Mundo 2018 se aproximou, e os problemas começaram a surgir. De forma inesperada, o zagueiro Marquinhos, que foi titular absoluto durante a era Tite, foi substituído por Thiago Silva (nos jogos Marquinhos vinha muito bem). Pensando nisso, junto com o fato do Tite sempre falar em meritocracia, parecia claro que se algum atleta não fosse bem, perderia a posição … afinal, a Copa do Mundo é um torneio muito curto e normalmente não permite a “recuperação” de um jogador.

Mas, quando Gabriel Jesus, Paulinho e Willian começaram a jogar muito mal, foram mantidos até a derrota para Bélgica … e adivinha! Não jogaram absolutamente nada. Enquanto isso, para a reserva do Paulinho tinha o Fred (não jogou um minuto sequer na Copa), para a reserva do William tinha o Douglas Costa (se machucou, mas poderia ter jogado mais) e o Taison (não jogou um minuto sequer na Copa), e o mais alarmante: para a reserva do Gabriel Jesus tinha Roberto Firmino, o melhor jogador brasileiro da última temporada.

Tudo isso mostrou que Tite não praticou a tal da meritocracia da qual falou várias vezes. Foi muito hipócrita, e acabou sendo diretamente culpado pelo mal desempenho da Seleção na Copa do Mundo 2018 (sim, o Brasil teve um desempenho ruim, pois só venceu adversários fracos, e com dificuldade).

Tite morreu com seus “parças”, pagou pela sua teimosia e mostrou muita hipocrisia. Foi uma grande decepção … a maior de todas. Agora é esperar para ver se ele continua.

FICA OU TROCA?

Por mais que Tite tenha cometido muitos erros, ele ainda é o melhor treinador brasileiro e sua manutenção seria o melhor para a Seleção … ele só precisa ter aprendido com seus vários erros cometidos.

O Renato Gaúcho poderia ser uma opção interessante caso Tite opte por não ficar, mas a continuidade do trabalho do Adenor seria a melhor coisa para a Seleção.

Aqui só fica o pedido para que Tite pare com essa coisa de “caras de confiança” e que escale os melhores da atualidade, e não os que jogaram bem somente no passado.

Até a próxima …

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s