Os finalistas da Copa de 2014 já se despediram da Copa de 2018

Estamos no começo das oitavas de final da Copa do Mundo 2018, e os times que decidiram a Copa de 2014 no Brasil já disseram adeus à Rússia.

A Alemanha entrou como um dos três grandes favoritos para essa Copa, junto com Espanha e Brasil. Caiu num grupo que não gerava medo algum, com México, Suécia e Coréia do Sul. Mas, depois de uma polêmica convocação e escalações mais polêmicas ainda durante a fase de grupos, a Alemanha ficou em último no grupo e já voltou para casa.

A Argentina chegou com muitos pontos e interrogação, e num grupo bem complicado com Croácia, Islândia e Nigéria. Conseguiu a classificação literalmente no apagar das luzes, mas a bagunça continuou. O relacionamento entre Sampaoli e os jogadores ficou inexistente, o time teve zero organização e acabou se despedindo após uma derrota para a França que deveria ter sido bem pior do que os 4×3.

Essas duas grandes seleções certamente serão muito criticadas pelo desempenho na Rússia, e com razão. Os trabalhos dos seus treinadores serão seriamente analisados, pois os dois cometeram erros que tiveram impacto direto no desempenho ridícula de suas seleções.

Joachim Low

Joachim Low comanda péssima Copa da Alemanha 2018

Até alguns meses antes da Copa do Mundo 2018, o trabalho de Low era inquestionável. Porém, na preparação para a Rússia, a Alemanha começou a mostrar alguns sinais preocupantes dentro de campo – o ápice sendo a vitória magra no amistoso contra uma Arábia Saudita horrorosa, sendo que os sauditas tiveram chances reais de vencer a partida.

Aí veio aquela convocação polêmica – por um motivo apenas, a ausência de Leroy Sané. Na minha opinião, o jovem atacante do Manchester City seria titular, mas sequer veio para compor o grupo, e não demorou para a Alemanha sentir essa ausência. Nas três partidas a Alemanha teve momentos em que precisava buscar o resultado, e não tinha nenhum jogador capaz de vencer defensores no um contra um. Sané teria sido essa cara.

Além da convocação, as escalações de Low foram bem ruins. A insistência com Mesut Ozil, que dá um ou dois bom passes, mas literalmente ANDA em campo no restante dos jogos. Depois de Timo Werner ter ido bem quando deslocado para a ponta, Low o colocou de volta como centroavante … e não deu certo.

Teve também a insistência com o lento Kedhira, que subiu mais do que devia e não tinha velocidade para voltar e ajudar na marcação. E, a convocação de Mario Gomez é inexplicável (seria como se o Tite tivesse chamado o Fred).

Não sei se foi burrice … ou teimosia … ou incompetência … mas seu trabalho precisa ser no mínimo questionado. Não estou dizendo que precisa de uma troca, mas precisa ser questionado.

Jorge Sampaoli

Sampaoli completamente perdido

O caso do Sampaoli é um pouco mais complicado pela bagunça ridícula que é a AFA, o maior culpado. Porém, há mais de um ano no comando da Argentina, ele tinha a obrigação de ter chegado a Copa um pouco mais preparado.

Começamos com a convocação, quando decidiu não levar Mauro Icardi por problemas pessoais do atacante com outros jogadores. Mas aí pensamos: ah, pelo menos levou o Dybala” … não sei para quê! O craque da Juventus jogou apenas 22 minutos nos quatro jogos da Copa. Não estou nem aí se ele disse no ano passado que é difícil jogar junto com Messi (por atuarem na mesma área do campo) – cabe ao treinador achar um jeito de encaixar seus dois melhores jogadores no campo.

Mas para piorar as coisas, ele não só deixou Dybala no banco, mas insistiu repetidamente com Meza, que mostrou nos seus primeiros minutos de Copa do Mundo que não tinha condições de estar em campo.

Sem contar com as bizarrices que fez nas escalações, colocando pontas na lateral e até Messi como centroavante (deixando Aguero e Dybala no banco). Foi uma surpresa enorme ver um treinador como o Sampaoli, que havia feito um ótimo trabalho com o Chile e um bom trabalho com o Sevilla (chegou a ser cotado para assumir o Barcelona), fazer um trabalho horroroso e patético na Copa do Mundo 2018.

Para o bem do futebol, espero que essas duas seleções possam se recompor rapidamente.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s