Tite começa a surpreender … negativamente

Se tem um treinador brasileiro de quem eu não esperava certas atitudes, esse treinador é o Tite.

O começo do trabalho do Adenor na seleção foi fantástico. Ele foi capaz de resgatar a Seleção Brasileira de um dos seus piores momentos, após cair na fase de grupos da Copa América e estar fora da zona de classificação para a Copa do Mundo 2018 na Eliminatórias Sulamericanas.

O Brasil jogava um belo futebol, completamente dominando seus adversários (bons adversários, como Argentina, Colômbia e Uruguai). Porém, depois de mais ou menos um ano, algumas evidências preocupantes começaram a aparecer, e escrevi sobre isso aqui.

Essas são as atitudes mais preocupantes de Tite com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018.

ROTAÇÃO DE CAPITÃES

Eu entendo fazer uma rotação de capitães ao assumir a Seleção para buscar o melhor capitão para a sua equipe, mas na Copa do Mundo você precisa ter um capitão definido.

Quando o Marcelo foi escolhido como para vestir a braçadeira no jogo de estreia contra a Suíça, eu imaginava (ou esperava) que estivesse definido. Aí ficamos sabendo que Thiago Silva será o capitão no segundo jogo, contra a Costa Rica.

Um time precisa de um capitão em campo. Se fica rodando, a realidade é que acaba ficando sem capitão nenhum. No empate contra a Suíça, o time precisava de um capitão para liderar o time no segundo tempo quando o Brasil caiu demais de produção … e para dar uma dura no Neymar por segurar demais a bola.

Muitos vão dizer que o capitão ideal seria o Daniel Alves, e pode até ser verdade, mas como todo time, você tem um segundo e um terceiro capitão. Tite já teve dezesseis capitães.

Se ele ficar rodando a faixa de capitão, ninguém vai se sentir um verdadeiro capitão … e não se engane, uma seleção precisa de um capitão. Efetiva logo o Marcelo, e pronto.

OS CARAS DE CONFIANÇA

Lembramos muito bem da Copa do Mundo de 2010 quando Dunga olhou para o banco de reservas depois de levar a virada da Holanda e só viu os seus “caras de confiança”, como Julio Baptista, Kleberson e Grafite. São jogadores que foram importantes em momentos durante a caminhada para a Copa, mas que não tinham futebol para estarem lá.

Aí eu pergunto: o Renato Augusto tem futebol para estar na Seleção? E o Fagner? O Taison tem? Ou melhor: Será que não tem mesmo ninguém melhor que eles nas suas posições?

O Renato Augusto tem seus méritos pelo bom trabalho no começo da era Tite, porém ele não só caiu demais de produção, mas estava lesionado desde a reta final do Campeonato Chinês até poucos dias antes do início da Copa. Você só leva um jogador nessa situação para um Copa do Mundo se é um craque (como foi o caso do Salah no Egito).

Já o Fagner e o Taison não têm explicação. Não são jogadores ruins (longe disso), mas todos nós sabemos que existem outros melhores na posição. Aqui nem menciono o Cássio por ser o terceiro goleiro, mas o mesmo vale para o goleiro do Corinthians.

Todos esses jogadores podem entrar e se sair muito bem, calando a minha boca, mas é fato que ele levou alguns jogadores pelo seu relacionamento pessoal, e não por puro mérito, e isso pode voltar contra ele.

MANTER TITULARIDADE POR MERECIMENTO PASSADO

Paulinho segue sendo titular, mesmo fazendo mais uma Copa do Mundo horrível (fez em 2014). O Gabriel Jesus ainda não conseguiu jogar bem, mas segue titular (com o Firmino no banco – não vamos esquecer que ele foi o melhor jogador brasileiro da última temporada).

O Tite precisa entender que a Copa é um torneio muito curto para ficar “dando mais chance”. Se o Brasil perder para a Sérvia, o que não seria um grande absurdo considerando o futebol apresentado até agora, provavelmente estará fora da Copa.

Se olharmos para outras seleções que foram mal no primeiro jogo, boa parte fizeram mudanças para o segundo (Alemanha, Colômbia, Polônia, França, Argentina, Portugal, Espanha).

Vamos ver se o Tite fará as mudanças que precisam ser feitas … para não morrer na praia de novo, como tem acontecido nas últimas três Copas.

É claro que o Brasil pode muito bem vencer a Sérvia e caminhar para o hexa, mas sem algumas mudanças será mais difícil.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s