Algumas escalações alternativas para a Seleção Brasileira

Não é segredo que o Brasil jogou muito abaixo do que é capaz contra a Suíça. A realidade é que o desempenho da Seleção Brasileira caiu bastante no último ano, e eu acredito que uma das razões é a falta de briga por vaga no time titular.

O Tite fechou o seu time titular e não parece estar disposto a fazer mudanças. Considerando que alguns dos titulares estão abaixo do esperado e que a Copa do Mundo não permite ficar insistindo com jogadores que não estão bem (por ser muito curta), aqui vão algumas escalações alternativas que poderiam melhorar o desempenho da Seleção Brasileira.

1. Manter a escalação da estreia

Acho difícil o Tite mudar alguma coisa depois de uma partida, mas conforme mencionei acima, a Copa do Mundo é um torneio muito curto que não permite “esperar” jogadores começarem a jogar bem.

2. Sacar Gabriel Jesus e Paulinho

Dois dos piores em campo na estreia contra a Suíça, e os dois têm substitutos que vivem momentos bem melhores. Firmino foi o melhor jogador brasileiro da temporada europeia, e Fernandinho não só vem jogando mais que Paulinho, mas é melhor defensivamente (Paulinho deixa o meio muito aberto com suas subidas). Com os dois volantes, mudaria para um 4-2-3-1 com Coutinho mais centralizado.

3. Com Marquinhos na lateral

Acho quase impossível Tite fazer isso, mas sejamos sinceros – o Marquinhos é muito mais jogador que Danilo e Fagner. Eu faria essa substituição agora.

4. Fred

Manter a formação de Tite (4-3-3) mas com Fred no lugar de Fernandinho, dando um pouco mais de poder ofensivo.

5. Três zagueiros

Considerando que o Brasil não tem nenhum lateral-direito a altura e que o Marcelo adora subir ao ataque, faria sentido jogar num 3-4-3.

6. Jesus e Firmino juntos

Por algum motivo Tite nunca realmente testou uma formação com Gabriel Jesus e Roberto Firmino. O Brasil poderia jogar num 4-4-2 com dois volantes (Fred ou Fernandinho ao lado de Casemiro), Neymar e Coutinho abertos e os dois 9s no ataque (tiraria o Willian).

Qual você escolheria? Participe.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s