Olhando para a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, jogador por jogador

Como sempre, a convocação do treinador Tite gerou algumas polêmicas (isso acontece com todas as seleções – Sané na Alemanha, Nainggolan na Bélgica, Alex Sandro no Brasil), então vamos avaliar cada um dos 23 jogadores convocados para a Copa do Mundo 2018.

● GOLEIROS

Alisson👍- É o titular do Tite desde que o treinador assumiu a Seleção. No começo era contestado (e com razão) muito pelo fato de que era reserva na Roma, mas depois de fazer uma temporada brilhante na Europa, o Alisson será o titular de forma justa.

Ederson 👍 – O único capaz de tirar a titularidade de Alisson, o goleirão do Manchester City vem de uma excelente primeira temporada na Premier League.

Cássio 👎- O Cássio não é um goleiro ruim … longe disso. Mas, tem vários outros que são melhores (Vanderlei, Diego Alves, Marcelo Grohe, etc). Estará na Copa pelo histórico com o Tite, mas como estamos falando de um terceiro goleiro, não é uma convocação que fará diferença.

● ZAGUEIROS

Marquinhos 👍 – O melhor zagueiro brasileiro, que inexplicavelmente será banco do Thiago Silva após ser titular desde que Tite assumiu.

Miranda 👍 – Vem muito bem na Seleção desde que Tite assumiu. Apesar de não vir de uma grande temporada, fez por merecer o seu lugar.

Thiago Silva 👍 – O capitão da Copa de 2014 voltou a Seleção no último ano (e meio), e bem. Fez uma boa temporada no PSG e era uma inclusão natural, mesmo porque ainda é um dos zagueiros mais talentosos do mundo.

Pedro Geromel 👍 – Mais que justo, mas um pouco surpreendente pelo fato de que não vinha sendo convocado a favor do Rodrigo Caio. Muito merecida a convocação do melhor zagueiro atuando no Brasil.

● LATERAIS

Marcelo 👍 – Melhor lateral-esquerdo do mundo.

Filipe Luis 👎 – Apesar de ser um excelente lateral, eu ainda daria preferência ao Alex Sandro. Não por Filipe Luis estar voltando de lesão, mas porque o futebol do Alex Sandro é mais próximo ao do Marcelo. Quando se troca um lateral, faz isso por lesão, e aí o ideal é alguém próximo do titular.

Fagner 👎 – Não é um lateral ruim, mas vamos ser honestos: o Fagner não é lateral de Seleção e só está lá pelo seu histórico com Tite. Rafinha ou Fabinho teriam sido opções infinitamente melhores.

Danilo 👍 – Não é nada de especial, mas considerando as opções e que vem de uma temporada sólida com o City, Danilo merecia ser um dos dois laterais direitos.

● MEIO CAMPISTAS

Casemiro 👍 – Um dos dois melhores volantes brasileiros.

Fernandinho 👍 – O outro dos melhores volantes brasileiros … que temporada do Fernandinho.

Fred 👍 – Versátil, talentoso, bem completo. Não é à toa que o Manchester United pagou £50 milhões para contratá-lo. Tinha que estar na lista.

Paulinho 👍 – Voltou a Seleção pelo seu histórico com Tite, mas correspondeu e faz por merecer sua inclusão.

Philippe Coutinho 👍 – Craque.

Renato Augusto 👎 – Assim como o Fagner e o Cássio, só está na lista pelo histórico com o Tite. É um jogador que nem deveria estar entre os 23 (ainda mais que não está nem perto de 100%) mas provavelmente começará a Copa como titular. O Arthur do Grêmio teria sido uma opção bem melhor, e ainda pode ser caso o Renato não se recupere de lesão e seja cortado.

● ATACANTES

Neymar 👍 – Óbvio.

Gabriel Jesus 👍 – Apesar de não ter feito uma temporada incrível, muito por causa de lesão, vai bem demais na Seleção. Um dos favoritos para ser artilheiro da Copa do Mundo da Rússia (se começar bem, caso contrário pode perder a posição para o Firmino).

Willian 👍 – Segundo semestre sensacional do Willian no Chelsea. Pode (na verdade, deve) ser titular se o Tite começar com Coutinho no lugar do Renato Augusto.

Roberto Firmino 👍 – O melhor jogador brasileiro da última temporada. Jogando demais.

Taison 👎 – Está longe de ser o jogador ruim que muitos dizem, mas não é um atacante de Seleção. Considerando os outros convocados, não consigo imaginar uma situação onde Taison seja utilizado. Jogadores como Luan, Malcom ou o Willian José seriam melhores. Até mesmo o jovem Lucas Paquetá seria mais interessante.

Douglas Costa 👍 – Assim como o Willian, o Douglas Costa fez um excelente segundo semestre de temporada. Convocação 100% merecida de um jogador capaz de entrar e mudar um jogo.

A Copa do Mundo da Rússia começa no dia 14 de junho com os anfitriões enfrentando a Arábia Saudita. A Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo no dia 17 de junho contra a Suíça. No dia 22 enfrenta a Costa Rica e no dia 27 pega a Sérvia.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s