🇧🇷🇺🇸 10 dos mais supervalorizados do futebol europeu

Click here for the article in English

A supervalorização faz parte do mercado futebolístico. Agentes, mídia e torcida colocando medianos no patamar dos bons, e os muito bons no patamar dos craques. Vamos olhar para o que tem de mais supervalorizado atualmente no futebol europeu (lembrando que supervalorizado não significa que é ruim, apenas que não está no nível que muitos colocam).

José Mourinho

Como não começar com o português? Alguém que gasta o que ele gasta, num clube do tamanho do Manchester United, e apresenta um futebol tão medíocre e sem criatividade alguma, não pode ser considerado um dos melhores treinadores do mundo.

Ele vive de conquistas passadas, e muitos o acham excelente pelo que ele fez anos atrás, e não pelo que ele faz. Sua atitude deixa muito a desejar, suas escolhas táticas são pobres e covardes (especialmente nos grandes palcos), e ele coloca seus sentimentos pessoais a frente do clube.

Mourinho acha que desenvolver jogadores não faz parte do seu trabalho … ele precisa de jogadores prontos. Fato demonstrado com Rashford, que tem mais talento e era melhor que o Sterling há um ano, mas olha o trabalho do Guardiola no desenvolvimento do Sterling, que nessa temporada marcou mais gols que o Lukaku na Premier League.

Romelu Lukaku

O camisa 9 do Manchester United (a verdadeira atual central da supervalorização) é um bom centroavante, mas não para comandar o ataque de um Manchester United que quer voltar a ser aquele gigante – o passado recente de goleadores dos Red Devils inclui Van Persie, Wayne Rooney, Andy Cole, Cristiano Ronaldo, Van Nistelrooy e outros. Lukaku não está nem perto desse nível … ele não é jogador de jogo grande. O belga marca gols, mas poucos contra os grandes times, nos grandes palcos. É bom, e nada mais do que isso.

Paris Saint-Germain

Não estou dizendo que o PSG não e um bom time … estou dizendo que ainda não é tudo isso que muito dizem (ou diziam) que é. O fato é que o PSG passa praticamente a temporada toda sem grandes desafios, por isso muitos acabaram se enganando o colocando o clube francês precocemente entre os gigantes europeus.

A contratação de Thomas Tuchel é interessante, pois é excelente taticamente, mas tem um histórico de ser um tipo de treinador bem controlador e que bate de frente com jogadores e diretoria.

Mesut Ozil

Sim, ele é um excelente passador da bola, com visão de dar inveja dentro de campo. Porém, não consigo colocar um jogador num nível de elite que faz uma boa partida e duas ou três ruins – e quando vai mal, ele parece morto em campo … como no jogo de volta das semifinais da Europa League contra o Atlético de Madrid.

Kylian Mbappé

Um talento indiscutível, mas tantas pessoas já colocarem Mbappé entre os melhores atacantes do mundo é um pouco demais. Ele muito provavelmente será um dos melhores do mundo em breve, mas ficou claro que ainda precisa evoluir muito. O fato dele jogar na Ligue 1 não ajuda nem um pouco o seu desenvolvimento – seria muito mais interessante ele jogar numa Premier League ou La Liga.

Hugo Lloris

Por algum motivo, muitos consideram Lloris um dos melhores goleiros do mundo … não consigo entender. Só porque ele faz algumas excelentes defesas de vez em quando? Mais da metade dos goleiros da Premier League também fazem.

O problema é a inconsistência do francês. Ele comete muitos erros horrorosos, como esse último contra o Chelsea. Ele não está no nível de goleiros como Courtois, Navas, Ederson ou Alisson … muito menos no nível de De Gea, Ter Stegen ou Oblak.

Dele Alli

Mauricio Pochettinho recentemente desafiou pessoas a encontrarem alguém de 21 anos melhor que Dele Alli … por onde começar? Ah, por essa lista mesmo – Mbappé. Ainda tem o Asensio, Gabriel Jesus, Dembélé, Rashford e alguns outros.

Dele Alli tem talento, mas não cria ou marca o suficiente para ser colocado num patamar tão alto.

Marco Verratti

Era visto como o novo Pirlo três anos atrás, com todos pensando que o italiano iria se desenvolver nos próximos anos, aprimorar aspectos do seu jogo e melhorar sua atitude em campo. Hoje Verratti tem 25 anos e está longe de ser um dos grandes meias do futebol europeu.

Ele não aprimorou quase nada, e continua levando inúmeros cartões bestas (a expulsão contra o Real Madrid nas oitavas de final da UEFA Champions League mostra bem isso).

Antonio Conte

O trabalho de Conte na sua primeira temporada no Chelsea foi sensacional, porém na primeira temporada em que teve a Champions para se preocupar, foi mal demais – ficou em quinto na Premier League e caiu nas oitavas da Champions.

E ele é o grande culpado disso, afinal foi ele quem mandou seu goleador Diego Costa embora (e por mensagem!), e ele escolheu jogar praticamente a primeira metade dessa temporada com Pedro como titular e Willian na reserva. Ele mudou a sua zaga, que era o ponto forte da temporada passada (o que ele faz com David Luiz é no mínimo muito estranho). Ele decidiu jogar várias partidas com Hazard ou até Pedro como “falso 9”. São decisões que tiraram o Chelsea da próxima Champions League.

Muitos apontam o trabalho na Juventus, mas foi num período em que a Serie A estava fraca demais (no entanto que aquela Juve dele não fez nada na Champions).

Alexis Sanchez

Não consegui entender a briga pelo chileno, mas entendi perfeitamente quando o City desistiu da transação. Afinal, pagar £450 mil por semana para Sanchez (entre salário e direitos de imagem) beira a insanidade – é quase o dobro do que qualquer outro jogador do United e mais do que qualquer jogador do City (ele não é o melhor jogador do United e não seria no City).

Sanchez é um bom atacante, mas nada mais do que isso. Não está no patamar de um De Bruyne, Harry Kane, Salah, De Gea, Aguero, Hazard, e outros craques da Premier League.

Concorda? Quem faltou? Quem não deveria estar na lista?

Até a próxima …

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s