A temporada 2017-2018 está chegando ao seu fim. Esse final de semana marcou o fim da Premier League e Bundesliga, e a penúltima rodada na Espanha, Itália e França.
Esses são os PENSAMENTOS DO PACK, com o que de melhor e mais importante aconteceu no fim de semana do futebol europeu.
City primeiro aos 100
Que temporada foi essa so City! Muitos se apegam a eliminação na UEFA Champions League para o Liverpool, mas vencer a Premier League da forma que fez merece muitos elogios. O futebol apresentado foi, na maior parte da temporada, o melhor da Europa. Bateu recordes incríveis como pontuação, saldo de gols, diferença para o vice, número de vitórias e pontos como visitante.
O trabalho do Guardiola é, na minha opinião, indiscutível. Fez o City jogar o melhor futebol, dominou a Premier League de forma jamais vista.
Salah maior da história da PL
Depois de alguns jogos sem marcar, Mohamed Salah finalmente marcou o seu 32° gol da temporada na Premier League, se tornando o primeiro jogador da história a marcar 32 gols (numa temporada com 38 jogos). Foi o feito mais surpreendente da toda a temporada europeia, e um que coloca o egípcio pelo menos uns dois patamares acima daquele em que estava no início da temporada.
Barcelona diz adeus à invencibilidade
Parecia que o Barcelona conseguiria o feito inédito de ser campeão invicto no Campeonato Espanhol. Faltavam apenas duas partidas: Levante e Real Sociedad. Se fosse para perder para um desses, seria para a Real, certo? Errado!
O Levante marcou cinco gols no Barcelona e cancelou a melhor partida do Philippe Coutinho com a camisa blaugrana (marcou três gols). Foi uma actuação defensiva para concretizar o fato de jogadores como Mina, Vermaelen e Semedo não estarem aptos a vestirem a camisa do Barcelona nesse momento.
Bale põe pulga atrás da orelha de Zidane
Gareth Bale ainda parece certo a deixar o Santiago Bernabeu ao fim da temporada pela falta de minutos em campo. É verdade que ele sofreu com lesões, mas mesmo quando estava bem não parecia ter a confiança de Zidane. No jogo desse fim de semana contra o Celta, Bale foi titular e mostrou porque já foi o jogador mais caro do mundo.
Marcou dois belos gols (um deles uma pintura), isso depois de marcar um golaço contra o Barcelona. O galês mostrou que merecia mais chances nesse time … será tarde demais? Ainda tem a final da Champions, e Zidane deve estar no mínimo pensando na possibilidade de usar Bale.
Chelsea melancólico
Que final de temporada triste do Chelsea. Derrota humilhante para o fraco Newcastle por 3×0, e vaga apenas para a Europa League. Olhando apenas para a tabela, ficar atrás dos times de Manchester, do Liverpool e do Tottenham não é ridículo, mas o futebol apresentado (muitas vezes) foi.
Esse time precisará de várias mudanças para ter uma boa temporada 2018-2019 … provavelmente com um novo treinador.
Juve confirma o hepta
Já estava praticamente certo, mas a Juventus empatou com a Roma e assim confirmou seu sétimo título da Serie A italiana consecutivo. É preciso ressaltar o trabalho do treinador Massimiliano Alegri, que assumiu após a saída de Conte, sob uma certa desconfiança, e melhorou o time.
Hoje a Juve é muito mais temida na Europa do que era antes, e precisou ser melhor do que um bom time do Napoli, que fez a melhor campanha se sua história. A Velha Senhora deve ser reforçar para a próxima temporada, visando a Champions. Trabalho número um: manter Alegri, que é cobiçado por vários times.
Wenger diz adeus
Wenger comandou seu último jogo a frente do Arsenal, time onde trabalhou por mais de duas décadas. Venceu 17 títulos, incluindo três Premier Leagues e 7 FA Cups. É verdade que sai com o Arsenal fazendo suas piores campanhas, mas deixa os Gunners num outro patamar … isso é indiscutível.
Agora é esperar para ver se Wenger assumirá outro clube, se trabalhará na diretoria de um clube ou se irá se aposentar.
Até a próxima …