O vexame blaugrana na capital italiana

Antes de começar, ressalto que a Roma mereceu a classificação. O time italiano foi melhor que o Barcelona nos 180 minutos, lutou mais, quis mais … foi simplesmente melhor.

Porém, quando um time que está invicto em 38 jogos do Campeonato Espanhol, já é virtual campeão nacional, e vence a partida de ida por 4×1 contra o terceiro colocado italiano, a desclassificação nem passa pela cabeça.

A única coisa é que o Barcelona esqueceu que tinham mais 90 minutos a serem jogados, e que do outro lado tinha um time com bons jogadores que queriam muito fazer história.

No ano passado o Barcelona fez história com La Remontada contra o PSG. Esse ano vimos a histórica La Romantada no Estádio Olímpico de Roma.

Com exceção do goleiro Ter Stegen, que ainda fez pelo menos uma defesa incrível e não teve culpa nos gols, ninguém se salva. É claro que são os jogadores quem entram em campo, e por isso eles precisam aceitar boa parte da culpa, mas individualmente, o grande culpado foi o treinado Ernesto Valverde.

Todo ser humano sabia que a Roma precisaria atacar o Barcelona, e mesmo assim Valverde deixou Ousmane Dembélé no banco de reservas e começou com Semedo na lateral direita, deslocando Sergi Roberto para o meio. Semedo foi diretamente responsável no terceiro gol da Roma, e fez uma partida horrorosa … para Sergi Roberto também acabou sendo mais complicado pois hoje ele virou oficialmente um lateral-direito (começou a carreira como meia), e é muito melhor que o português Semedo na posição.

E pior de tudo, Valverde só foi colocar Dembélé aos 40 minutos do segundo tempo, depois de já estar perdendo por 3×0. Além disso, a primeira substituição do treinador foi introduzir o “possante” Andre Gomes no lugar de um Iniesta exausto, aos 35 do segundo tempo. Entrasse já com Dembélé, ou pelo menos Paulinho, que apesar de não viver boa fase, é infinitamente melhor e mais perigoso que Gomes.

Aliás, essa confiança que Valverde tem em Andre Gomes é talvez o mais inexplicável da primeira temporada do treinador no comando do Barcelona. Todos, inclusive o próprio Andre Gomes, sabem que o português não é bom. Ele mesmo disse que sente até vergonha de sair na rua pelo futebol que tem apresentado, e mesmo assim Valverde insiste em usá-lo quase todo jogo. Tenho certeza que todo torcedor blaugrana adoraria ouvir uma explicação.

Quanto aos jogadores, conforme eu disse acima, todos os de linha merecem culpa, mas alguns foram especialmente ruins.

Já falei de Semedo, que não fez nada de positivo no ataque ou na defesa. Umtiti preocupa muito, pois em 2018 vem cometendo tantos erros que Valverde deveria seriamente começar a considerar uma mudança (Vermaelen e Yerry Mina são as opções, e o clube deve olhar para o mercado ao fim da temporada).

Luis Suarez parecia completamente perdido em campo, sem saber o que fazer nas poucas vezes em que a bola chegou nele. Seu desempenho nessa temporada da Champions foi simplesmente horrível (apenas 1 gol, no jogo de ida contra a Roma).

Pique, Busquets e Umtiti também decepcionaram demais, e repetindo, Valverde não fez nada para mexer num time que precisava fazer algo diferente.

Alba e Messi foram muito mal, mas ambos têm sido (junto com Ter Stegen) os melhores na temporada, por isso fica difícil culpá-los por UMA partida ruim.

Agora o Barcelona precisa se concentrar para garantir logo o título do Campeonato Espanhol, vencer o Sevilla na final da Copa do Rei, e mais importante, rever o futebol apresentado para que na próxima temporada o time seja mais equilibrado. A qualidade é clara (não se vence 38 partidas consecutivas e La Liga por acaso), mas o vexame em Roma mostrou que coisas precisam mudar, e quem precisa liderar essas mudanças é Ernesto Valverde.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s