Muito gente nem sabia, mas nessa quarta-feira de grandes jogos da UEFA Champions League aconteceu um jogo que há 15 anos era talvez o clássico mais aguardado do futebol mundial – o dérbi de Milão.
Em jogo adiado devido ao falecimento de Davide Astori, os dois gigantes (ou tentando voltar a ser) fizeram o clássico nessa quarta-feira, dia 4 de abril – terminou 0x0. A impressão é que ninguém nem sabia desse jogo – e tem uma razão para isso!
A qualidade dos times italianos (com exceção da Juventus) despencou. Hoje os times de Milão brigam por uma vaga entre os quatro primeiros da Serie A, sendo que nem o vice-líder Napoli consegue fazer alguma coisa no cenário europeu.
Em 2003 esses mesmos dois clubes faziam uma semifinal de UEFA Champions League, com o Milan vencendo a Inter e a eventual final italiana contra a Juventus. Os bons velhos tempos da Itália no futebol europeu, com três clubes da Serie A nas semifinais da Champions League. Hoje isso é inimaginável.
Ambos estão recebendo investimento externo e esperam voltar a pelo menos brigar com a Juventus na Itália e voltar a competir na UEFA Champions League. Pessoalmente, eu espero o mesmo.
A Champions League precisa de mais times competitivos, e clubes com a história do Milan e da Inter de Milão fariam a competição melhor, sem contar que a Serie A italiana voltaria a ser interessante.
Até a próxima …