A ausência de Neymar nesses amistosos da Seleção é positiva

Já digo logo de cara – não, a Seleção não é melhor sem o Neymar. Um time não tem como ser melhor sem o seu melhor jogador. Porém, para esses amistosos de preparação para a Copa do Mundo da Rússia contra a anfitriã e a Alemanha, a ausência do camisa 10 é positiva.

Neymar perdeu os dois primeiros jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo pela expulsão contra a Colômbia na Copa America. Depois disso, ainda perdeu mais dois jogos por acúmulo de cartões e teria perdido mais um se tivesse mais uma rodada.

As chances do craque perder pelo menos uma partida na Copa do Mundo da Rússia por motivos disciplinares é enorme. Os adversários do Brasil sabem que Neymar é esquentado e que se for provocado, tem boas chances dele fazer besteira.

E se o Brasil acabar ficando sem o seu camisa 10 numa quartas de final, por exemplo?

Esses amistosos contra a Rússia e Alemanha darão a Tite a chance de testar o Brasil sem Neymar em campo.

Teoricamente são duas possibilidades: Philippe Coutinho ou Douglas Costa. Coutinho está acostumado a atuar na posição do Neymar, mas com características diferentes. Já Douglas Costa é mais parecido (mais ofensivo, como Neymar), então não precisaria mexer no resto do time.

É claro que tudo isso depende também se Renato Augusto for titular. Se Tite perceber logo que o Renato não tem condições de ser titular da Seleção numa Copa do Mundo, ele já terá Coutinho e Willian juntos, aí é só colocar Douglas Costa no lugar de Neymar e pronto.

De qualquer maneira, Tite poderá justamente testar opções no decorrer desses dois jogos para que, quando acontecer na Copa, a solução já estará desenhada e testada.

Minha escalação ideal do meio pra frente, COM Neymar: Casemiro e Fernandinho (ou Paulinho) | Willian, Coutinho e Neymar | Gabriel Jesus.

Minha escalação ideal do meio pra frente, SEM Neymar: Casemiro e Fernandinho (ou Paulinho) | Willian, Coutinho e Douglas Costa | Gabriel Jesus.

Veja que nesse 4-2-3-1 (sem Renato Augusto) a mudança é simples e o time fica com um poder enorme de não só controlar o meio campo mas de poder utilizar o contra-ataque com jogadores rápidos e criativos.

Ainda acredito que Tite começará a Copa do Mundo com Renato Augusto como titular, mas não consigo imaginar ficando assim a Copa inteira. Veremos!

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s