Muita coisa vem sendo falada sobre Paul Pogba. De fato, ele não vive um grande momento … mas eu me pergunto: ele é o grande culpado?
É claro que o jogador sempre terá (pelo menos alguma parcela de) culpa por não jogar bem, mas quando você tem o talento que o Pogba claramente tem, o treinador tem a obrigação de tirar o melhor desse jogador. O primeiro passo: colocá-lo para jogar na sua posição predileta, onde ele rende mais.
Mourinho tem feito isso? Não!
Se olharmos para o poder ofensivo do Manchester United – Alexis, Martial, Rashford e Lukaku – e Pogba armando … como questionou Ian Wright após a partida vergonhosa contra o Sevilla: “essa linha não deveria assustar os adversários?”
E aí eu penso: e se Pogba jogasse sob o comando de Guardiola, hein! Olhando para a carreira do treinador espanhol, o trabalho que ele faz com grandes jogadores (é só olhar para o seu trabalho com De Bruyne e David Silva – tema para outro post), eu não tenho dúvidas que estaríamos vendo um outro Pogba em campo.
Guardiola gosta do craque, do talento para fazer o “diferente” em campo. Ele gosta de ser capaz de tirar o melhor dos seus jogadores, e faz isso melhor que qualquer um.
Mas Mourinho claramente não pensa em tirar o melhor dos seus jogadores. Usando a partida da Europa League contra o Sevilla, Mourinho começou com Ander Herrera e Juan Mata em posições mais avançadas e Pogba no banco (quando o francês joga, é sempre como segundo volante).
Eu não duvido que no jogo de amanhã contra o Chelsea, Mourinho comece com McTominay titular e Pogba no banco.
ACORDA Mourinho! Jogue numa formação que favoreça os talentos de Pogba, e não sacrifique esse talento em favor de Juan Mata ou Jesse Lingard. Não faz sentido algum.
Eu tenho absoluta convicção que sob o comando de Guardiola, Pogba seria escalado de forma que as suas qualidades fossem mais favorecidas – mais avançado, mais próximo da área adversária.
Cada vez mais, acredito que Paul Pogba terá que sair do United se quiser realizar seu potencial (pelo menos enquanto o português estiver por lá). E, se o clube decidir mesmo vender, não faltarão interessados – todo grande clube do mundo com condições financeiras ficará dr olho na situação.
Veremos o que acontece.
Até a próxima …