O Porto, time de muita tradição no cenário europeu, é líder do Campeonato Português e não perdia há mais de 20 partidas antes da goleada sofrida contra o Liverpool pela UEFA Champions League.
O resultado mostrou a triste realidade do Campeonato Português dr hoje. O vice-líder é o Benfica, que foi um dos piores times da Champions League, ficando em último no seu grupo.
O artilheiro isolado é o brasileiro Jonas (25 gols), que não é mal jogador, mas ajuda a mostrar o nível do campeonato – assim como Jô e Henrique Dourado sendo artilheiros do último Campeonato Brasileiro mostrou o nível do campeonato.

Sabemos que há anos os times portugueses vivem de encontrar e apostar em talentos, torná-los em grandes jogadores e vendê-los aos maiores times europeus por muito mais dinheiro – Ederson, Di Maria, David Luiz, Radamel Falcão, James Rodriguez e vários outros saíram de times como o Porto e Benfica para gigantes europeus (não incluo nessa lista jogadores portugueses).
O problema é que, olhando para os times de hoje, fica difícil achar grandes talentos (Alex Telles talvez seja o único mais interessante). Com isso, o nível caiu demais.
Hoje ainda é a sexta liga europeia, mas times ucranianos e russos vêm crescendo no cenário europeu e eu não ficaria surpreso se começarmos a ver uma queda da Primeira Liga.
Até a próxima …