O dérbi do Norte de Londres

Nesse sábado teremos um dos maiores clássicos so futebol inglês: o North London Derby entre Tottenham e Arsenal, uma das maiores rivalidades da Premier League.

O Arsenal tem vida nova após as chegadas de Aubameyang e Mkhitaryan, e a renovação do contrato de Mesut Ozil. Já o Tottenham, que já está pensando no confronto com a Juventus pela UEFA Champions League, tem um dos times mais talentosos da Inglaterra mas ainda não conseguiu traduzir esse talento em títulos.

Vamos olhar para alguns pontos de comparação entre os dois rivais, e ver quem leva vantagem para o dérbi de sábado.

SETOR DEFENSIVO

Sem comparação. Esse é o grande problema do time do Arsenal, que conta com zagueiros extremamente inconsistentes e de um nível abaixo dos do Tottenham. A dupla Vertonghen – Sanchez vem muito bem, e com a volta de Alderweireld, é talvez a melhor zaga da Premier League. Sem contar que no gol o Arsenal não deve ter Petr Cech, o que aumenta a vantagem dos Spurs.

Vantagem: Tottenham.

MEIO CAMPO

Os meias defensivos do Tottenham, Dembele, Dier e Wanyama são melhores que Xhaka e Elneny. Ofensivamente os times estão mais próximos – Wilshere vive ótima fase, Ramsey está voltando, Mkhitaryan quer provar o sru valor e Ozil (no seu dia) é capaz de desequilibrar partidas.

Pelo Tottenham, Dele Alli e Eriksen são o centro criativo do time.

Vantagem: Tottenham, especialmente pela vantagem no meio defensivo.

ATAQUE

Harry Kane é o artilheiro da Premier League, e vive grande momento (6 gols em 6 jogos contra o Arsenal). Son também vem marcando gols e participa muito bem do jogo, mas em vários momentos nos últimos jogos tem sido muito fominha, o que pode fazer uma enorme diferença num clássico como esse.

A chegada de Lucas Moura pode dar uma impulsionada nos Spurs, pois o brasileiro tem uma característica que o elenco não tem no momento: velocidade.

Do lado vermelho, e chegada do artilheiro Aubameyang (4 gols em 4 jogos contra o Tottenham) deve fazer uma enorme diferença para os Gunners. Uma parceria com Lacazette (e a criação de Ozil e Mkhitaryan) pode já começar a gerar frutos.

Vantagem: Harry Kane será o melhor atacante em campo, mas o sangue novo de Auba e a parceria com Lacazette é muito boa – ligeira vantagem para o Arsenal.

BANCO DE RESERVAS

Pochettino pode lançar numa partida jogadores como Lamela, Wanyama, Llorente e Lucas Moura. Wenger tem como suplentes Welbeck, Iwobi e Elneny.

Vantagem: Tottenham – Lamela e Lucas são mais capazes (que Welbeck e Iwobi) de mudar uma partida.

TÉCNICO

Pochettino sabe organizar o seu time melhor que Wenger, de forma mais equilibrada. O francês parece ter parado no tempo, e precisa evoluir se quer voltar a ser colocado entre os grandes treinadores do futebol mundial.

Wenger ainda é capaz de montar times que jogam um futebol atraente em alguns jogos, mas a inconsistência é grande demais para dar vantagem ao experiente treinador.

Vantagem: Tottenham

Conclusão

Por mais que “clássico é clássico”, além da partida ser no Estádio Wembley, o Tottenham tem um time mais equilibrado e completo. As chances do Arsenal são muito boas, especialmente considerando que os recém chegados Auba e Mkhi estarão extremamente ansiosos para mostrar serviço e começar bem a carreiro no Arsenal. Mas, a vantagem é dos Spurs.

Palpite: Tottenham 3×2 Arsenal

E você, o que acha? Participe, deixando sua opinião aqui ou no Facebook.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s