Prós e contras da chegada de Alexis Sanchez

A troca foi oficializada. Henrikh Mkhitaryan foi para o Arsenal e Alexis Sanchez foi para o Manchester United. O torcedor do United está comemorando muito essa contratação, mas o chileno é tudo isso mesmo? Vamos ver.

PRÓS

1. Chega para ser o melhor atacante do United … hoje

Especifico “atacante” pois os dois melhores jogadores do United continuam sendo De Gea e Pogba.

Por mais que já tenha 29 anos, Sanchez é melhor que Lukaku, Rashford, Lingard e Martial. Porém, ressalto que isso é verdade hoje … para a temporada que vem, com a melhoria constante de Martial, não tenho certeza se será verdade.

2. Sem Copa do Mundo

Ao contrário da maioria dos grandes jogadores do futebol europeu, Alexis Sanchez não estará na Copa do Mundo. Isso significa que o chileno poderá jogar tudo que pode sem se preocupar em “economizar” para a Copa, e poderá descansar bastante para o início da próxima temporada.

CONTRAS

1. Clima com os dois melhores do time

Não que Alexis Sanchez não vai se dar bem com De Gea, Pogba e outras estrelas do time. Porém, ele chega ganhando aproximadamente o dobro que qualquer outro jogador do time, e como eu disse acima, ele não é (de longe) o melhor ou mais importante jogador do time.

Isso pode fazer com que outros jogadores queiram contratos melhorados (Pogba e De Gea em especial, e com razão), o que pode mexer muito com a folha salarial do clube.

2. O crescimento de Martial e Rashford

Hoje o Manchester United conta com dois jovens extremamente talentosos – Anthony Martial e Marcus Rashford. A questão é: o que vai acontecer com eles?

Muitos podem dizer que Sanchez entrará na vaga de Mata, mas Mourinho não vai jogar com um time tão ofensivo nos grandes jogos. Portanto, alguém terá menos tempo em campo, o que apenas prejudica o atleta.

Martial faz uma temporada excelente, e é o que mais deve sentir (por isso sugeri que o Arsenal fosse atrás de Martial nessa troca, por poder garantir tempo de jogo). Quanto a Rashford, que já vem ficando no banco, as coisas devem piorar ainda mais.

3. Relação com Mourinho e seu estilo

Todos sabemos que Mourinho gosta de jogar de forma mais defensiva, o que significa que seus atacantes precisam sempre voltar para marcar … será que Sanchez é esse tipo de jogador? Tenho minhas dúvidas.

E, daí vem as dificuldades para lidar com Mourinho, que nunca poupou jogadores (publicamente) que agem ou atuam de alguma forma que o português não goste.

4. Quatro anos e meio de contrato, 29 anos de idade

Dar um contrato de quatro anos e meio, com um salário semanal de aproximadamente £500 mil, para um jogador de 29 anos, não me parece um grande negócio financeiramente … especialmente considerando que Alexis Sanchez não está no nível dos grandes craques do futebol mundial. Só na Premier League têm pelo menos uns 10 jogadores melhores.

Não é dizer que o chileno não seja bom, só não é tão bom assim. O United deve ter tirar (mais ou menos) duas boas temporadas de Sanchez … depois desse tempo, o seu valor de mercado deve cair consideravelmente, junto com o seu futebol.

CONCLUSÃO

Sem pensar no financeiro (salário alto demais), sem dúvida é uma grande contratação para as duas próximas temporadas, pois imediatamente melhora o time.

Não consigo ver esse United vencendo a Champions nessa temporada, mas melhora as chances do United progredir na competição (a Premier League é praticamente impossível).

E você, o que acha? Deixe sua opinião aqui ou no Facebook.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s