Como sempre é, o jogo contra a Real Sociedad no Estádio Anoeta foi bem complicado, no entanto que não vencia lá desde maio de 2007 … e quando La Real abriu 2×0 no primeiro tempo com Willian José e Juanmi (ainda teve um gol mal anulado), parecia que a escrita continuaria.
Sem Iniesta, vale ressaltar a falta de criatividade no meio campo do Barcelona. Hoje ficou claro que a contratação de Philippe Coutinho era realmente necessária para esse time, que acaba dependendo demais de Messi e Suarez.
Mas, Paulinho diminuiu ainda no primeiro tempo (seu oitavo gol na Liga), dando um gás ao Barcelona para o segundo tempo.

Na segunda etapa Luis Suarez voltou com tudo e comandou a virada blaugrana – destaque para o gol do empate, uma pintura. Messi também deixou o seu, numa bela cobrança de falta, fechando o placar em 4×2 e garantindo a primeira vitória do Barcelona no Anoeta em mais de 10 anos.
POSITIVOS
El Pistolero oficialmente voltou aos seus bons tempos, com mais dois gols (13 na Liga) e uma assistência. Alba continua jogando muito (no momento é o melhor lateral-esquerdo do mundo) e Paulinho marcou mais um. Além, é claro, de Messi, que faz uma temporada absurda.
Destaque também para a reação do time depois de estar perdendo por 2×0 fora de casa.
NEGATIVOS
Difícil achar muitos negativos numa reação como essas, mas tem um: André Gomes. Com o português em campo parece que o Barcelona joga com um a menos. E quando Valverde coloca Dembélé, tira o Paulinho e deixa Gomes em campo, é muito difícil compreender. Incrível!
O que Valverde vê nele é um dos grandes mistérios.
O Barcelona fecha o primeiro turno com 9 pontos de vantagem para o vice-líder Atlético de Madrid, e 19 para o Real, que ainda tem um jogo atrasado. Era impossível imaginar isso após aquelas duas derrotas para o Real Madrid na Supercopa da Espanha em agosto. Uma virada inacreditável.
Até a próxima …