“Gabigol”: o guia de como fazer tudo errado

Gabriel Barbosa, conhecido como “Gabigol” desde as categorias de base do Santos, vive um pesadelo no futebol europeu. Na verdade, está levando um belo choque de realidade. 

Há um ano e meio Gabriel está no futebol europeu. Em agosto de 2016 foi vendido do Santos para a Inter de Milão, mas como já dava para prever, não foi nada bem. Eu digo que dava para prever pela atitude que o brasileiro sempre mostrou enquanto estava no Santos, de total superioridade. E isso não é só culpa dele.

Desde que tinha 11 anos de idade já tinha um contrato com fornecedor esportivo, de acordo com e ESPN. Quando começou a surgir no profissional do Santos com 16 anos, pessoas do seu próprio círculo diziam que ele era melhor que Neymar – sua estréia no profissional foi justamente no último jogo de Neymar pelo Santos, contra o Flamengo. 

Se você não tem pessoas ao seu redor que te trazem de volta a realidade, é fácil isso subir pra cabeça … e foi exatamente o que aconteceu com o Gabriel (não consigo chamar de GabiGOL alguém que marcou dois gols em um ano e meio).

No Santos, ele realmente começou a marcar gols, mas sua atitude sempre me dizia que ele provavelmente teria dificuldades na Europa. É diferente quando você joga num Campeonato Brasileiro onde o nível técnico é muito baixo, sendo assim mais fácil de se destacar. 

Quando ele chegou na Europa ele era apenas mais um, e se ele tivesse entendido isso, talvez teria trabalhado duro para melhorar e conquistar seu espaço, mas não foi o caso. Eu sei disso pelo fato dele ter tido 5 treinadores nesse período na Europa, e não conseguiu uma sequência com nenhum.

É como aquela velha frase: “se você acha que todo mundo é louco, provavelmente o louco é você”. Se todos acham que tem algo de errado com você, aí tem algo de errado com você. 

Antes de sair do Santos tinham muitas comparações com Gabriel Jesus, pela idade e pelo fato dos dois terem jogado nas Olimpíadas. Quando Tite assumiu existia a pergunta: qual Gabriel ele deve convocar, Jesus ou Barbosa?

Era muito claro quem teria uma carreira melhor, não só pelo futebol, mas principalmente pela cabeça … pelas atitudes. Hoje não existe dúvida da superioridade de Gabriel Jesus.

Voltando a Europa … o fato dele não ter jogado na Inter não foi uma grande surpresa, pois ele tinha a competição de Mauro Icardi, que é muito mais jogador. Mas no Benfica …

Estamos falando de um time que foi patético na fase de grupos da Champions League, e que seu grande artilheiro é o Jonas!! Com todo respeito ao brasileiro, mas se um atacante não consegue desbancar o Jonas, não dá para pensar que seja um grande atacante. O Jonas é um bom jogador, mas está longe de ser especial.

Muitos acharam que Gabriel Barbosa seria especial, especialmente todos ao seu redor, mas não é, e tudo bem. Agora é a hora dele ir para um clube menor onde ele terá mais chances de jogar (talvez um Getafe, ou um Crotone, ou algo assim) … o problema é que ele não quer ir para um clube menor.

Nesse momento sua prioridade deveria ser encontrar um clube que o queira, onde ele possa jogar. Independente de ser um clube europeu de menor expressão. 

Se sair da Inter de Milão (o Benfica rescindiu o empréstimo), ele quer voltar ao Santos (retorno difícil pelo salário, de aproximadamente R$1 milhão) … e aparentemente já EXIGIU a camisa 10. Não é exatamente a atitude ideal. 

Honestamente, não consigo mais imaginar um cenário positivo para Gabriel, com sucesso na Europa. Ele ainda tem 21 anos, então teoricamente ainda pode amadurecer, mas até hoje não mostrou nenhum sinal disso.

Veremos o próximo passo, que deve acontecer nos próximos dias – sai mesmo da Inter, vai para o Santos?

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s