Pela primeira vez na história, cinco clubes do mesmo país se classificaram para as oitavas de final da UEFA Champions League. Manchester City, Manchester United, Tottenham e Liverpool passaram em primeiro, e o Chelsea passou em segundo.
Nos últimos anos vimos os times ingleses irem muito mal na Europa. O United ficou pelo caminho algumas vezes, assim como o Liverpool. Ao contrário dos espanhóis, que vêm dominando a Europa nos últimos anos.
Vejo a ida de treinadores de ponta para a Premier League como o principal motivo para essa virada. Pep Guardiola e Jose Mourinho, considerado por muitos os melhores da última década, comandam os times de Manchester. Antonio Conte, vencedor com a Juventus e seleção italiana, levou o Chelsea ao título nacional. Jürgen Klopp e Mauricio Pochettino se tornaram dois dos treinadores mais empolgantes do futebol europeu.
O time que está de fora é justamente o que fica com o seu treinador que cada vez mais parece ultrapassado – o Arsenal de Arsène Wenger.
Na segunda-feira conheceremos os adversários dos ingleses. Será que voltaremos a ver, como nos velhos tempos, quatro ingleses nas quartas de final? Ou dois ou três ingleses nas semifinais?
Teremos que esperar até fevereiro para ver, mas uma coisa é fato: os times ingleses estão voltando a ser seriamente temidos na Europa.
Até a próxima …