Principais confrontos individuais e prévia de cada grupo da Copa do Mundo

Com a restrição de apenas uma seleção de cada continente por grupo (duas no caso da Europa), além de quatro seleções de peso que ficaram de fora (Itália, Holanda, Chile e Estados Unidos), acabamos ficando sem nenhum grupo da morte.

Acredito que nessa Copa do Mundo as favoritas de cada grupo passarão em primeiro, justamente pelo nível mais baixo. Porém, cada grupo tem um enredo interessante para ficar de olho.

Grupo A: Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai

Grande confronto: Ex-craque do Liverpool (Suárez) vs craque atual do Liverpool (Salah) / Duelo de dois dos grandes artilheiros da Europa – Cavani vs Salah.

Os anfitriões não poderiam ter esperado um grupo muito melhor, mas mesmo assim está longe de ter a classificação garantida. O Uruguai, liderado pela dupla Cavani – Suárez, entra como a favorita do grupo, mas o Egito de Salah será um adversário complicado. A Arábia Saudita só deve servir para aumentar o saldo de gols dos outros.

Sendo a anfitriã, a Rússia provavelmente contará com alguma ajuda da arbitragem em lances duvidosos (na dúvida, vai com a dona da casa), mas se a FIFA decidir usar arbitragem de vídeo (decidirão em março), as coisas poderão ser diferentes. 

Classificados (primeiro e segundo): Uruguai e Egito

Grupo B: Portugal, Espanha, Marrocos e Irã 

Grande confronto: CR7 contra seus grandes colegas (Sergio Ramos, Carvajal, Asensio, Isco) e adversários (Pique, Alba, Busquets, Iniesta).

Por mais que Portugal seja o atual campeão europeu e contará com Cristiano Ronaldo na que deve ser sua última Copa do Mundo em alto nível, é difícil imaginar os portugueses a frente da Espanha, que voltou a jogar aquela bola que levou La Roja a campeã europeia e mundial. 

Classificados: Espanha e Portugal

Grupo C: França, Austrália, Peru e Dinamarca

Grande confronto: Lloris vs Erikssen, colegas de Tottenham. 

A França, sem dúvida, pegou o grupo mais fácil. A briga será pela segunda colocação, provavelmente entre Peru e Dinamarca. Vejo a Dinamarca do excelente Erikssen com a vantagem, mas o Peru pode surpreender (se tiver o Guerrero).

Classificados: França e Dinamarca

Grupo D: Argentina, Islândia, Croácia, Nigéria 

Grande confronto: Messi contra colega (Rakitic) e adversário (Modric).

Talvez o grupo mais complicado. A Croácia conta com excelentes jogadores que atuam nos melhores clubes do mundo, a Islândia é uma das grandes surpresas e vai contar com muita torcida dos neutros, e a Nigéria tem um histórico de grandes jogos com a Argentina.

Classificados: Argentina e Croácia 

Grupo E: Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia 

Grande confronto: Marcelo e Casemiro vs Keylor Navas

O Brasil deve estar bem contente com essa grupo. Não tem nenhum time horroroso como Arábia Saudita ou Panamá, mas é muito tranquilo. Porém, a briga pela segunda colocação deve ser acirrada, com os três em níveis parecidos. Diferente de muitos, não vejo a Suíça perigosa – foi bem nas eliminatórias contra times como Ilhas Faroe e Letônia, e só passou na repescagem pela Irlanda do Norte com um gol de pênalti absurdamente roubado. 

Classificados: Brasil e Sérvia 

Grupo F: Alemanha, México, Suécia e Coréia do Sul

Grande confronto: Chicharito contra alguns dos seus colegas do tempo de Bayer Leverkusen

Com exceção de Alemanha vs México, que pode ser interessante, não vejo os outros dando qualquer trabalho aos atuais campeões. Muitos falam da Suécia que tirou a Itália, mas a realidade é que essa Suécia é muito fraca – tirou uma Itália que tinha um dos piores treinadores de sua história no comando. 

Se Ibrahimovic decidir voltar, pode ser diferente … veremos.

Classificados: Alemanha e México 

Grupo G: Bélgica, Panamá, Tunísia e Inglaterra 

Grande confronto: O trio De Bruyne / Hazard / Lukaku contra vários colegas ingleses da Premier League.

Assim como no Grupo B, os dois classificados estão praticamente definidos … a questão é quem será o primeiro colocado. Porém, para mim não tem questão – o talento dessa seleção da Bélgica é invejável. Quantas seleções têm dois craques do nível de De Bruyne e Hazard? Pode ser o adversário do Brasil nas quartas.

Classificados: Bélgica e Inglaterra 

Grupo H: Polônia, Senegal, Colômbia e Japão 

Grande confronto: Colegas de Bayern, Lewandowski vs James Rodriguez 

No papel é o grupo mais fraco, mas deve ser o mais disputado. Vejo a Polônia como a seleção mais forte, mas será suado. Senegal certamente pode surpreender com uma excelente geração que inclui Koulibaly, Gueye, Balde Keita e Sadio Mané. 

A Colômbia sofreu para se classificar, mas com James e Falcão, tem a capacidade de vencer o grupo. Até mesmo o Japão pode brigar por uma vaga.

Classificados: Polônia e Senegal

Nas oitavas de final, os confrontos serão Grupo A vs Grupo B / Grupo C vs Grupo D / Grupo E vs Grupo F / Grupo G vs Grupo H.

* Não deixe de cadastrar seu e-mail na página inicial para receber notificações de novos posts. 

Deixe sua opinião aqui ou no Facebook. 

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s