Tivemos apenas um terço da temporada até agora, mas os resultados desse domingo poderão ajudar a determinar se teremos ou não uma briga pelo título em La Liga e na Ligue 1.
VALENCIA vs BARCELONA – 26/11 às 17:45 (horário de Brasília) – Estádio Mestala

A grande surpresa da Europa até o momento é a campanha do Valencia. São 30 pontos em 12 partidas, incluindo oito vitórias seguidas. O treinador Marcelino foi a contratação mais importante do clube, que faz o Valencia jogar um futebol organizado e atraente.
Simone Zaza, que parecia um amador no seu tempo no West Ham, é vice-artilheiro do Espanhol com 9 gols – apenas Messi tem mais, com 12. Rodrigo Moreno, atacante da seleção espanhola que acabou de renovar seu contrato com o clube, tem 7 gols em La Liga.
Já o líder Barcelona tem 34 pontos em 12 partidas, o melhor início de temporada da história do Campeonato Espanhol. Porém, incrivelmente, ainda não convenceu. Isso porque não apresenta um belo futebol em campo, mas os resultados estão vindo.
A grande preocupação para esta partida será na zaga. Ernesto Valverde não poderá contar com Pique e Mascherano, o que significa que poderemos ver Vermaelen em campo pela primeira vez na temporada, e já como titular – isso me faz continuar questionando o empréstimo do bom zagueiro brasileiro Marlon para o Nice.
Se o Barcelona vencer, terá uma vantagem que vai parecer cada vez mais complicada de tirar. Se o Valencia vencer, além de se confirmar como candidato ao título (lembramos que o Valencia não tem competições europeias para se preocupar), o Real Madrid e Atlético de Madrid poderão diminuir a distância para sete pontos, abrindo de vez a briga.
MÔNACO vs PSG – 26/11 às 18:00 (horário de Brasília) – Estádio Louis II

O Mônaco tenta se recuperar da vergonhosa campanha na Champions League, e uma vitória contra o poderoso Paris Saint-Germain pode ajudar demais com isso … mas uma derrota feia pode afundar de vez o atual campeão da Ligue 1.
O PSG já mostrou que deve ter dificuldades contra os maiores times. Lembramos que contra o Lyon precisou de dois gols contra no final da partida para vencer, e contra o Olympique de Marselha precisou de um gol de Cavani aos 48 do segundo tempo para resgatar um ponto.
O Mônaco vive um momento horroroso, mas este será um bom teste para esse PSG. Se o Mônaco vencer, diminui a diferença para três pontos e ainda deixa a briga aberta. Mas, se o PSG vencer e aumentar a diferença na ponta para nove pontos, poderemos dizer que a temporada 2017-2018 da Ligue 1 já tem um campeão … em novembro!
Até a próxima …