São nove vitórias e um empate nas eliminatórias sulamericanas. A primeira seleção classificada para a Copa do Mundo, com números impressionantes.
Falar em problemas parece até estranho, mas vejo a Seleção indo para um caminho possivelmente perigoso … por duas razões.
Jogadores de “confiança”
Conforme vimos nas últimas Copas do Mundo, levar jogadores por confiança e não por qualidade e momento é talvez o maior equívoco que um treinador de seleções pode cometer.

Aquela triste cena de Dunga olhando para o banco de reservas depois de ter levado a virada da Holanda na Copa de 2010, e vendo jogadores como Kleberson, Grafite e Julio Baptista como opções, deveria ser prova de que isso não funciona.
Em 2014 o Brasil entrou em campo contra a Alemanha com Bernard … isso mesmo, BERNARD. Como vai ganhar da Alemanha com Bernard e Fred no ataque … e Jô no banco?
Hoje a Seleção está voando … assim como estava em 2013. Tite insiste em levar muitos dos seus jogadores de confiança, deixando melhores de fora. Ele insiste em Fagner, um lateral-direito mediano, quando temos Fabinho jogando muito no Mônaco (hoje joga mais no meio, mas jogou muito na lateral). Até o Danilo seria melhor.
Na zaga Tite segue com Miranda como titular absoluto, sendo que outros como Jemerson e até mesmo Geromel vivem um momento bem melhor. E deixar David Luiz de fora para chamar Rodrigo Caio ou Gil é um absurdo … D. Luiz vem bem demais no Chelsea e não merece ser deixado de fora por causa dos 7×1.
O mesmo vale para outros como Giuliano, Taison e até mesmo Renato Augusto, que não vem jogando bem. Enquanto isso, Douglas Costa fica de fora. Já pensou se Neymar e Coutinho estão fora, e precisar contar com Taison? Ou Diego Tardelli?
A situação de Neymar e Coutinho
Hoje Neymar e Philippe Coutinho são dois dos três jogadores mais talentosos da Seleção (com Gabriel Jesus), mas terão uma temporada que irá mexer com ambos … só não sabemos se será positivamente ou negativamente.
Neymar conseguiu a transferência que tanto queria para o PSG, onde será o dono do time. É claro que, se Neymar amadurecer nessa nova função de líder, será uma mudança muito positiva.

Porém, não é o que vimos até hoje. Quando “dão o time nas mãos” de Neymar, ele costuma se tornar muito individualista e também bastante irritado em campo. Olha a situação atual com Cavani – ele brigando porque queria bater um pênalti, sendo que Cavani é o cobrador oficial. É extremamente imaturo para alguém que quer ser líder de um time.
No jogo contra o Equador na última rodada das eliminatórias, o camisa 10 parecia que jogava sozinho. Além disso, ficou todo irritado por sofrer faltas quando fazia firulas desnecessárias no meio do campo.
Vejo Neymar tentando fazer tudo, desde a armação até a finalização – o problema é que ele está jogando muito longe da área. A impressão que tenho é que está tentando fazer o que Messi faz no Barcelona. O único problema é que Neymar está longe de ser o Messi. Acredito que ele seria melhor se focasse mais no jogo perto da área, seja pelas pontas ou pelo meio … mas precisa jogar mais perto do gol.
Ele até pode evoluir e fazer desse tipo de jogo o seu melhor, mas hoje não me parece ser o caso.
Já Philippe Coutinho vive uma situação diferente. O brasileiro queria sair do Liverpool para o Barcelona, mas o clube inglês não quis vendê-lo … algo perfeitamente normal, especialmente considerando que Coutinho assinou um novo contrato no ano passado, sem multa rescisória.
Coutinho tem direito de ficar chateado com o clube, mas se ele assinou um contrato sem multa, ele não tem o que fazer. Se quisesse tanto ir para o Barcelona, que exigisse uma cláusula permitindo a negociação com o clube catalão.
Mas não. Ele decidiu não jogar pelo Liverpool até o fim da janela, na esperança da transferência se concretizar. Como já sabemos, não rolou, e agora a situação no clube claramente não é das melhores. Coutinho não vem jogando como titular, e o pouco que joga, não joga bem.
Tudo isso pode facilmente afetar o psicológico do atleta, e se isso acontecer, podemos ver uma péssima temporada de Coutinho, o que seria péssimo para a Seleção Brasileira.
Concorda? Deixe sua opinião e compartilhe.
Até a próxima …
3 comentários