O problema do VAR: a arbitragem!

A Copa das Confederações foi o primeiro torneio mais longo onde tivemos o uso do VAR – Video Assistant Referee (Árbitro Assistente de Vídeo), e o resultado gerou muita polêmica.

Quem acompanha o Best Soccer Pack sabe que eu defendo piamente o uso de tecnologia no futebol. São muitos erros graves que passam despercebidos e prejudicam resultados.

Mas, mesmo com a disponibilidade do vídeo, a decisão final será sempre do árbitro. E isso continua problemático.

A final da Copa das Confederações entre Alemanha e Chile, e a disputa do terceiro lugar entre Portugal e México, tiveram exemplos claros disso.

Em Portugal vs México, no fim do segundo tempo da prorrogação, houve um pênalti claro para os mexicanos – o zagueiro de Portugal empurrou o atleta do México por trás. 

O árbitro (aparentemente) não viu, então porque o árbitro de vídeo (nesse caso era o brasileiro Sandro Meira Ricci) não passou a informação ao árbitro principal? Pelo menos para que o lance pudesse ser revisto e analisado!

Nada foi feito, e o México acabou extremamente prejudicado.

Na final entre Alemanha e Chile, um lance que poderia ter mudado o jogo. O zagueiro chileno Gonzalo Jara deu uma cotovelada absurda em Timo Werner.

Gonzalo Jara acerta cotovelada em cheio no alemão Timo Werner

Imagens mostraram claramente que foi proposital, e o fraquíssimo árbitro Milorad Mazic pediu o uso do VAR para confirmar, pois aparentemente não viu o ato na hora.

Perfeito, certo? A tecnologia serve para mostrar o que o árbitro não viu.

Porém, mesmo após analisar o vídeo, Mazic incrivelmente deu apenas o cartão amarelo ao jogador chileno. Decisão incompreensível!

Após ver o uso do VAR nessa Copa das Confederações, para mim ficou claro que, além de melhorias que (naturalmente) precisam ser feitas ao processo do uso da tecnologia, os árbitros precisam estar muito mais preparados, pois no final das contas é o árbitro quem toma a decisão final.

O futebol precisa da tecnologia, disso não tenho dúvidas. Mas mais ainda, precisa de árbitros bem preparados e punições para os que cometem erros capitais como os dois que mencionei acima.

Espero que até a Copa do Mundo do ano que vem possamos ver uma melhoria significativa no processo como um todo, e também nas decisões da arbitragem.

E você, concorda? Deixe sua opinião e compartilhe com seus amigos.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s