O Chelsea foi campeão, mas foi mais uma temporada da Premier League que termina sem emoção 

O Chelsea é o campeão inglês, e com todos os méritos … quero deixar isso bem claro antes de mais nada. Os Blues simplesmente destruíram a competição, contando com um trabalho excepcional de Conte, que mostrou o que é ser um treinador. Ele fez esse time melhorar, diferente de outros que só reclamaram.

Mas, já sabíamos há meses que o Chelsea ganharia. Escrevo isso aqui desde a virada do ano, mas sempre tinham pessoas que me diziam que nada estava definido, pois na Premier League nunca se sabe.

Bom, isso já foi verdade, mas numa temporada que marcou as estreias de Guardiola e Mourinho no comando dos times de Manchester, além da primeira temporada completa de Klopp no Liverpool e a evolução do Tottenham com Pochettino, não esperávamos que o time do pragmático Antonio Conte teria tanta facilidade.

 A realidade é que nas últimas três temporadas a briga não chegou ao fim, e a qualidade dos jogos tem caído.

Para o campeonato que é considerado o melhor e mais disputado do mundo, o que vimos é muito pouco.

Na reta final do Campeonato Espanhol, que eu considero o melhor do mundo (veja aqui porque), tivemos aquele jogaço entre Real Madrid e Barcelona, e o título provavelmente só será definido na última rodada.

No Campeonato Inglês tivemos o péssimo derbi de Manchester, e mais recentemente o jogo horroroso entre United e Arsenal, dois dos maiores clubes do país.

É claro que isso é apenas uma amostra, mas no geral não tivemos tantos jogos bons quanto esperávamos no início da temporada.

Para mim já está claro que algo precisa ser feito pelas pessoas que comandam a Premier League.

A agenda continua sendo o maior problema. São muitos jogos no final do ano, sem contar que os times disputam duas copas (da Inglaterra e da Liga Inglesa).

É claro que tudo isso é feito para gerar mais dinheiro (e funciona), mas o espetáculo claramente está sofrendo.

Jogadores acabam se machucando com mais frequência e/ou chegam ao final da temporada muito cansados. 

Não por acaso que o Chelsea sofreu menos com lesões – teve menos jogos pois não estava nas competições europeias. No ano passado foi a mesma coisa com o Leicester.

Tirar a Copa da Liga Inglesa seria interessante, pois a realidade é que os times não dão a mínima para essa copa … a mais importante é, sem dúvida, a Copa da Inglaterra (FA Cup).

Isso permitiria uma parada no fim do ano e uma distribuição um pouco melhor dos jogos da Premier League, que é o que mais interessa.

Uma outra coisa interessante é acabar com os replays das copas. Se for para ficar com ambas, pelo menos acabe com o replay caso o primeiro jogo termine empatado. Se empatar no tempo normal, vai para a decisão nos pênaltis e pronto.

Também acho que já passou da hora de permitir uma quarta substituição. Sei que muitas vezes os treinadores nem usam as três substituições permitidas, mas existem vários jogos onde algum jogador é obrigado a terminar uma partida exausto demais ou até com alguma lesão porque as três substituições já foram feitas.

Claro que essas são apenas algumas sugestões e opiniões para a melhoria do campeonato mais rico do mundo. Não sei se é a solução, mas sei que algo precisa ser feito se a FA quer que a Premier League seja, de fato, o melhor campeonato do mundo.

Não apenas um campeonato onde vários times começam a temporada com chances de ser campeão, mas um campeonato realmente disputado e com vários bons jogos.

Veremos o que acontece.

E você, concorda? Deixe sua opinião e compartilhe.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s